Connect with us
Marisa Monte disponibiliza 30 músicas extraídas de registros em VHS e DVD e lança "Cinephonia" Marisa Monte disponibiliza 30 músicas extraídas de registros em VHS e DVD e lança "Cinephonia"

MPB & SAMBA

Marisa Monte disponibiliza 30 músicas extraídas de registros em VHS e DVD e lança “Cinephonia”

Cantora também lança a inédita “Acontecimento”, composição de Hyldon

Bruno Veiga

Published

on

A cantora e compositora Marisa Monte passa a disponibilizar nesta quinta-feira (11), uma série de 30 canções gravadas e extraídas de arquivos de vídeo nos formatos VHS e DVD acumulados durante os 30 anos de sua carreira.

Intitulada Cinephonia, a série convida através de uma página interativa para o estúdio virtual de Marisa Monte onde estão os instrumentos, trechos de sua discografia completa e curiosidades. Ao clicar, um pop-up se abre com mais detalhes.

Marisa Monte disponibiliza 30 músicas extraídas de registros em VHS e DVD e lança "Cinephonia"

Foto: Bruno Veiga

Além disso, Cinephonia apresenta um segundo ambiente: a Sala Técnica com HD’s contendo as músicas inéditas no formato áudio streaming, que serão lançadas durante três semanas consecutivas. O catálogo será feito em três fases: nesta quinta-feira (11), no dia 19 de junho e 26 de junho, iniciando com Memórias 2001 – Ao Vivo. Todo o material estará disponível nas plataformas digitais pela Sony Music Entertainment, via Phonomotor Records.

“Durante mais de 30 anos de atividade produzi e acumulei uma quantidade colossal de arquivos e informações nos diversos tipos de formatos e suportes existentes. Arquivos de áudio (de K7 a 2 polegadas), de audiovisual (de VHS a película), fotografias (papel, contatos e slides), partituras, clipping de imprensa, documentos, projetos gráficos, registros de ensaios, áudios de canções sendo compostas, manuscritos, projetos gráficos etc.”, explica a cantora.

A célebre estrela da MPB explicou o processo para a restauração de seu arquivo fonográfico e audiovisual: “Nestes últimos quatro anos passei horas envolvida em um tipo de trabalho que é completamente invisível aos olhos do público, mas que foi fundamental para que eu tivesse acesso em um só lugar a todos os dados produzidos durante minha trajetória. Para isso fui em busca de um novo tipo de parceria, desta vez com arquivistas, biblioteconomistas, pesquisadores, restauradores de áudio e vídeo, técnicos em informática. Uma quantidade enorme de informação a ser organizada num trabalho gigantesco, contínuo e infinito que hoje faz parte de um arquivo virtual que mora nas nuvens, onde está toda minha obra digitalizada, catalogada, restaurada e organizada”.

Marisa Monte disponibiliza 30 músicas extraídas de registros em VHS e DVD e lança "Cinephonia"

Divulgação | Sony Music Entertainment

O lançamento de Cinephonia apresenta a canção Acontecimento do soulman Hyldon, lançada originalmente em 1973, revisitada pela artista: “Vasculhando os tapes originais encontramos Acontecimento do Hyldon de 1973, que havia conhecido nas trilhas sonoras das novelas da minha infância e que eu cantava no show, mas que acabou ficando de fora do DVD e que se encontra agora com todas as outras canções finalmente juntas”, disse.

“Todas estas canções têm em comum o fato de serem parte de trilhas sonoras dos meus registros audiovisuais, mas que não estavam disponíveis em áudio streaming. Escutar sem assistir transforma a relação entre o público e a música, propõe a liberdade para cada um criar suas próprias imagens”, conta a artista.

Confira abaixo o repertório, os trailers de Cinephonia e o álbum ao vivo Memórias de 2001:

Repertório

Eu Te Amo, Eu Te Amo, Eu Te Amo (Erasmo Carlos/Roberto Carlos)
Arrepio (Carlinhos Brown)
Perdão Você (Alain Tavares/Carlinhos Brown)
O Que Me Importa (Cury)
Para Ver as Meninas (Paulinho da Viola)
Água Também é Mar (Marisa Monte/Arnaldo Antunes/Carlinhos Brown)
Enquanto Isso (Marisa Monte/Nando Reis)
Ontem Ao Luar (Catulo da Paixão Cearense/Pedro Alcântara)
Paradeiro (Marisa Monte/Arnaldo Antunes/Carlinhos Brown)
A Sua (Marisa Monte)
Acontecimento (Hyldon)
Gentileza (Marisa Monte)
Não é Fácil (Marisa Monte/Arnaldo Antunes/Carlinhos Brown)
Eu Sei (Na Mira) (Marisa Monte)
Tema de Amor (Carlinhos Brown/Marisa Monte)
Não Vá Embora (Arnaldo Antunes/Marisa Monte)
Amor I Love You (Marisa Monte/Carlinhos Brown)

As Mais Lidas