Connect with us
Música clássica: Emmanuel Pahud lança "Airlines" pela Warner   Música clássica: Emmanuel Pahud lança "Airlines" pela Warner  

CLASSICA

Música clássica: Emmanuel Pahud lança “Airlines” pela Warner

Álbum traz músicas do premiado compositor de trilhas sonoras Alexandre Desplat

Warner Classics | Parlophone Records

Published

on

O flautista Emmanuel Pahud leva a música de Alexandre Desplat a novos domínios. Airlines, que já está disponível nas plataformas digitais pela Warner Classics, via Parlophone Records, é inteiramente dedicado a gravações inéditas – de obras de concerto originais e de versões reimaginadas das trilhas sonoras de Desplat, incluindo os vencedores do Oscar, The Shape of Water (2018) e The Grand Budapest Hotel (2014).

Música clássica: Emmanuel Pahud lança "Airlines" pela Warner  

Foto: Warner Classics | Parlophone Records

Pahud é acompanhado pela Orquestra Nacional da França, conduzida pelo próprio Alexandre Desplat.

O lançamento de Airlines vem logo após a indicação de Desplat para mais um Oscar, desta vez por Little Women, dirigido por Greta Gerwig. Inclui também adaptações das partituras para Girl With a Pearl Earring (o filme que trouxe ao compositor francês grande visibilidade internacional, em 2003), para Birth (2004) e para Lust, Caution, dirigido por Ang Lee e lançado em 2007 .

O álbum complementa esses projetos cinematográficos com obras que evocam imagens na mente em vez de na tela. Uma delas é uma peça solo com o título do trocadilho Airlines – referenciando tanto viagens aéreas quanto a flauta como instrumento de sopro; foi estreada por Emmanuel Pahud em 2018.

Música clássica: Emmanuel Pahud lança "Airlines" pela Warner  

Foto: Warner Classics | Parlophone Records

Outra é uma Symphonie Concertante, de três movimentos, que carrega um nome musical mais familiar: Pelléas et Mélisande.

Aqui, Desplat segue Debussy, Fauré, Sibelius e Schoenberg inspirando-se na assombrosa peça simbolista de Maurice Maeterlinck, vista pela primeira vez em 1893.

Esse trabalho de Desplat foi apresentado pela primeira vez, na França, em 2013, em que ele abordou Emmanuel Pahud sobre isso logo depois. Os dois músicos se conheceram em Los Angeles (EUA), quando Pahud visitava a cidade em turnê como principal flautista da Filarmônica de Berlim.

Como ele diz: “Eu disse ao Alexandre como achei lindas as ideias e os temas [da peça] … A ideia de trabalharmos juntos desenvolveu-se com bastante naturalidade. Acontece que eu estava procurando uma oportunidade de colaborar em algo além do formato normal de concerto”.

Ouça o álbum Airlines:

 

As Mais Lidas