Connect with us

Nova plataforma concorrerá com Deezer, Rdio e Spotify.

O Beats Music chega no mercado para concorrer diretamente com os serviços de música por assinatura como Deezer, Rdio e Spotify.

Idealizado por três grandes nomes da indústria musical, Trent Reznor do Nine Inch Nails, o produtor Dr. Dre e o presidente da Interscope Records, Jimmy Iovine, o novo serviço inicia suas atividades no dia 21 de janeiro, disponível para Android, Windows Phone e iOS.

O valor mensal pela utilização do serviço custará US$ 9,99 e terá inicialmente em seu banco de dados 20 milhões de músicas.

A equipe da Beats Music ainda contará com ex-editor da Pitchfork Media Scott Plagenhoef, a diretora da Detroit Radio Suzy Cole e o ex-coordenador de repertorio da Rhino Records, Mason Williams.

Haverá um recurso chamado Just For You que oferece uma seleção personalizada de álbuns e faixas para o assinante com base em sua preferência musical. O mais interessante é que o aplicativo enviará, pelo menos, quatro notificações por dia avisando o usuário qual música poderá combinar com o seu humor no dia-a-dia.

E uma coisa importante: o Beats Music pagará a mesma taxa de royalties que é cobrada no mercado para cada música executada.

“Queremos que ele seja tão significativa para os artistas como para os fãs” , disse  Reznor.

Este é o futuro do mercado musical: os novos gestores deste mercado já demonstram um posicionamento muito mais firme hoje do que alguns anos em relação á música digital.

Os relatórios que apontam as vendas deste novo modelo de negócios prometem surpreender a muitos nos próximos anos. Já em 2015 teremos um aumento significativo na adesão aos serviços de música por assinatura.

Assim como aconteceu com o disco de vinil e o compact disc, o mp3 começa, ainda que lentamente, a deixar o cenário dentro de uma posição intrigante na história da música.

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.

Continue Reading

MERCADO

Shows ao vivo: saiba como proteger sua audição

Published

on

Shows ao vivo: saiba como proteger sua audição
Divulgação

Com o Rock In Rio 2019 se aproximando, as pessoas que participarão do maior evento de música do mundo, devem ficar vigilantes com a sua audição.

A prova disso é que em 2017, trabalhadores do Rock in Rio tiveram que usar protetores auriculares, depois que a Vigilância Sanitária realizou inspeção no primeiro dia do festival e constatou que funcionários dos estabelecimentos, além da força-tarefa do evento, estavam sendo expostos a picos de som de até 105 decibéis por até 10 horas constantes de trabalho, quando o limite permitido pela legislação é 85 dB. Isso demonstra a importância do público também ficar atento às consequências maléficas do excesso de exposição sonora e cuidar da audição, já que serão várias horas de shows.

Quem for ao festival curtir tudo de pertinho deve tomar cuidado, porque pode sair da Cidade do Rock com zumbido nas orelhas após horas e horas de shows e muito barulho. É o que alerta a fonoaudióloga Marcella Vidal, da Telex Soluções Auditivas: “O zumbido ou a sensação de orelha tampada ocasionado por exposição à sons elevados como shows de rock, por exemplo, pode durar alguns minutos ou algumas horas. No entanto, o incômodo pode se tornar permanente caso tenha havido lesão no sistema auditivo. Se não houver melhora em 48 horas, é aconselhável procurar ajuda médica”, alertou.

Por isso, é importante se precaver. O melhor remédio contra o zumbido decorrente de ambientes barulhentos é usar protetores auriculares. E no caso das crianças, que deverão estar presentes no Rock In Rio com seus pais, esse uso é também é obrigatório: “Devido à imaturidade das estruturas da orelha, as crianças têm uma sensibilidade maior a sons mais intensos do que os adultos. Assim, o protetor auricular é fundamental. A criança se sente mais tranquila e fica com a audição protegida; ainda que nem sempre elas aceitem o acessório”, explica a fonoaudióloga, que é especialista em audiologia.

Marcella Vidal alerta, no entanto, que mais perigoso do que a exposição esporádica a sons elevados é o uso constante de fones de ouvido, com música em volume exagerado; uma febre entre os mais jovens. Isso pode levar à perda auditiva definitiva, que se agrava ao longo dos anos, se esse hábito continuar: “A perda começa pequena e, muitas vezes, a pessoa não a relaciona aos fones de ouvido. Se o indivíduo para de usá-los, a lesão tende estacionar, não progride, mas o que já foi lesionado é irreversível”, destaca.

A programação dos dois primeiros dias de Rock In Rio já mostra que o som estará nas alturas durante todo o festival. No Palco Mundo, vão se apresentar Drake, Ellie Goulding, Bebe Rexha e Alok. O segundo dia de evento será para quem curte rock, com apresentações de Foo Fighters, Weezer, Tenacious D e CPM 22 + Raimundos.

Continue Reading

MERCADO

Spotify: evento em São Paulo revela crescimento no consumo de música gospel

Published

on

Spotify: evento em São Paulo revela crescimento no consumo de música gospel
Divulgação

O evento Música & Essência realizado pelo Spotify em São Paulo, na última quarta-feira (18), recebeu artistas, gravadoras e outros convidados para mostrar alguns dados importantes de mercado, principalmente focados na música gospel, que já é uma realidade no Brasil. Não é uma novidade que esse gênero vem se tornando cada vez mais forte e poderoso no país.

Prova disso é que um dos dados divulgados no evento foi o crescimento médio anual de 44.1% no consumo de música gospel no Spotify de 2015 a 2019 no Brasil.

Playlists como Sucessos Gospel, com quase 1 milhão de seguidores, é uma das cinco mais ouvidas do Spotify no Brasil. Louvor & Adoração, com quase 500 mil seguidores, e Mulheres do Gospel, que reúne grandes talentos da voz feminina, são apenas algumas das playlists que estão no hub 100% dedicado à música cristã na plataforma, atualizadas com os maiores sucessos e novidades desse estilo musical por meio de uma curadoria dos nossos editores.

No evento, Roberta Pate, diretora de Relacionamento entre Artistas e Gravadoras do Spotify na América Latina, apresentou o Spotify aos convidados presentes. Logo em seguida foi a vez de Javier Piñol, diretor do Spotify Studios na América Latina, que trouxe informações sobre o consumo de podcasts no Brasil e no mundo, com dados desse mercado que cresce a cada dia. O Spotify mostrou também o funcionamento da plataforma Spotify for Artists, que auxilia os artistas e gravadoras em suas estratégias de carreira.

“É fato que o gospel é uma realidade no Brasil e irá crescer ainda mais com a chegada de novos artistas, gravadoras e especialistas no mercado. Por isso, é muito importante estar lado a lado com importantes artistas, gravadoras e outros convidados ligados a esse gênero musical. O evento Música & Essência criou um ótimo ambiente para podermos conversar, apresentar dados, tirar dúvidas e mostrar que o Spotify apoia o gospel e todos os outros estilos musicais”, diz Roberta Pate.

Confira os rankings do Spotify:

10 artistas gospel mais ouvidos no Spotify:

1. Fernandinho
2. Aline Barros
3. Diante do Trono
4. Bruna Karla
5. Fernanda Brum
6. Cassiane
7. Paulo Cesar Baruk
8. Gerson Rufino
9. Gabriela Rocha
10. Davi Sacer

10 músicas gospel mais ouvidas no Spotify:

1. A Casa é Sua – Casa Worship
2. Lugar Secreto – Gabriela Rocha
3. Ousado Amor – Isaias Saad
4. Não Pare – Midian Lima
5. Aquieta Minh’alma – Ministério Zoe
6. Ninguém Explica Deus – Ao Vivo – Gabriela Rocha, Preto no Branco
7. Raridade – Anderson Freire
8. Enche-me – Ao Vivo – Gabriela Rocha, Isaias Saad
9. Ele Vem – Gabriel Guedes de Almeida, Gabriela Rocha
10. Quero Conhecer Jesus – Alessandro Vilas Boas

Continue Reading

MERCADO

eBay vendeu mais de 24 milhões de discos de vinil desde 2007

Published

on

eBay vendeu mais de 24 milhões de discos de vinil desde 2007
Divulgação

De acordo com a Digital Music News, o gigante de compras on-line eBay vendeu mais de 24 milhões de discos de vinil desde 2007. Agora, eles estão promovendo a Vinyl Obssession Week como foco no varejo físico.

A iniciativa bem sucedida do eBay é um reflexo do crescimento do formato no mercado musical. Relatórios recentes da indústria reportam que as vendas de vinil poderiam superar os CD´s pela primeira vez desde 1986, graças o seu ressurgimento em apenas uma década. A Vinyl Obssesion Week, aliada a Record Store Day e outras iniciativas globais contribuíram em muito para o glorioso retorno dos bolachões.

Em 2017, o eBay chegou a vender mais de 3,6 milhões de álbuns. Alguns dos itens colecionáveis incluem o disco Sticky Fingers dos Rolling Stones gravado em 1971, uma gravação monaural de Yesterday and Today dos Beatles produzida em 1966 e o também clássico Pet Sounds dos Beach Boys, também mono.

A estratégia do eBay para atrair novos consumidores para este formato é a parceria que a empresa mantém com a plataforma TIDAL, oferecendo assinaturas gratis em cada compra realizada dos discos de vinil.

Continue Reading

As Mais Lidas