Connect with us
Natiruts: gravadora disponibiliza álbum de estreia em vinil duplo Natiruts: gravadora disponibiliza álbum de estreia em vinil duplo

Mundo Vinil

Natiruts: gravadora disponibiliza álbum de estreia em vinil duplo

Divulgação

Published

on

Os anos 1970 viram o reggae ganhar as paradas de sucesso na Europa e nos Estados Unidos. Cantores como Jimmy Clifff, Johnny Nash e Bob Marley, ajudaram a popularizar mundialmente o gênero musical originado na Jamaica. No Brasil, Gilberto Gil tornou-se um dos principais responsáveis pela divulgação da música jamaicana ao lançar Não Chore Mais, sua versão de No Woman, No Cry, hit de Bob Marley no disco Realce, em 1979.

Natiruts: gravadora disponibiliza álbum de estreia em vinil duplo

Desde então, bandas como Tribo de Jah e Cidade Negra contribuem para a manutenção do gênero, que tem maior representatividade no Maranhão, não por acaso chamado de Jamaica brasileira. Contudo, o nome mais importante do reggae nacional atualmente veio da capital federal: A banda Natiruts.

Essa banda brasiliense gravou seu primeiro CD, de forma independente, em 1997. A boa aceitação de faixas como Liberdade Pra Dentro da Cabeça, Deixa o menino jogar e, principalmente, Presente de um beija-flor pelas rádios locais despertaram o interesse da gravadora EMI, que contratou os jovens músicos e relançou o álbum nacionalmente no ano seguinte.

Vocalista, guitarrista e principal compositor, Alexandre Carlo assinou todas as faixas do disco, cujas letras abordam questões sociais e cotidianas do planalto central do Brasil. O reggae do cerrado conquistou o público brasileiro tornando-se unanimidade nas paradas pop e nas rodas de violão pelo país.

Vinte e dois anos depois, a Universal Music traz de volta o álbum no inédito formato de vinil duplo, um item indispensável para fãs do reggae feito por aqui.

O álbum de estreia do Natruts já está disponível na Universal Music Store.

Confira o conteúdo:

Disco 1

Lado A

Liberdade pra dentro da cabeça (Alexandre Carlo Cruz)
Casulo (Alexandre Carlo Cruz)
Presente de um beija-flor (Alexandre Carlo Cruz Cruz)

Lado B

Deixa o menino jogar (Alexandre Carlo Cruz)
Semente nativa (Alexandre Carlo Cruz)
Reggae de raiz (Alexandre Carlo Cruz)

Disco 2

Lado A

Som de Bob (Alexandre Carlo Cruz)
Mano velho (Alexandre Carlo Cruz)
Dialeto da paz (Tonoiado) (Alexandre Carlo Cruz)

Lado B

Cantar (Alexandre Carlo Cruz)
Surfista do Lago Paranoá (Alexandre Carlo Cruz)
Adeus mamãezinha (Alexandre Carlo Cruz)

As Mais Lidas