Connect with us
Natura Musical apresenta o documentário “A Poética dos Beiradões” Natura Musical apresenta o documentário “A Poética dos Beiradões”

MPB & SAMBA

Natura Musical apresenta o documentário “A Poética dos Beiradões”

Disponível no YouTube, material audiovisual mostra a cena musical de cantores e compositores amazonenses

Divulgação

Published

on

Nesta quarta-feira (6), chega ao YouTube o documentário A Poética dos Beiradões, que mostra a produção fonográfica realizada por compositores amazonenses, que ambientados ao longo das beiradas dos rios amazônicos, dedicaram-se a uma música com o sabor e o calor dos festejos desses lugares. Essa produção musical foi responsável por cristalizar no imaginário coletivo do estado o sotaque amazonense de compor músicas que, atualmente, é conhecido por “música do beiradão”.

O lançamento é marcado por um evento gratuito que ocorre no Largo São Sebastião, em Manaus.

Natura Musical apresenta o documentário “A Poética dos Beiradões”

Realizado pela Cauxi Produções, o documentário conta com entrevistas com pesquisadores e relatos de músicos – denominados de “músicos dos beiradões”-, cujas trajetórias musicais remontam à década de 1980 aos dias atuais; dados históricos e; leituras/releituras de músicas que ficaram consagradas no meio artístico amazonense realizadas pelos próprios artistas remanescentes e músicos da atual geração, com o objetivo de conhecer e reconhecer esta maneira de fazer música com sotaque próprio, carregada de índices de uma dinâmica de intensas trocas culturais, em um lugar fronteiriço propenso à criação de novas sonoridades.

Os músicos que circulavam por essas beiradas, pelas cidades da rede urbana amazônica animando as festas, ao registrarem suas composições em LP´s na década de 1980, instituíram um fazer musical resultado de experimentações e trocas de saberes culturais que, no limite, foram e ainda são ativados pela memória cultural.

O termo beiradão, limitando-se ao campo musical, ganhou maior projeção no cenário cultural amazonense ainda na década de 1980 através da divulgação dos registros fonográficos de músicas autorais em rádios manauaras (com alcance em todo o estado pelas ondas curtas) cujos compositores eram esses tais “músicos das beiradas”. Cumbia, carimbó, lambada, xote, valsas, boleros, choros, frevos, lundus e sambas foram os gêneros “relidos” e desse processo inventivo surgiu a “música do beiradão”.

A narrativa proposta traz como personagens centrais os músicos Teixeira de Manaus, André Amazonas, Magalhães da Guitarra, Oseas da Guitarra e Chico Caju.

O documentário foi selecionado pelo Natura Musical por meio do edital 2019, com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura. “Os curadores de Natura Musical selecionaram o projeto A Poética dos Beiradões por entenderem o legado que a obra constrói para a cultura musical do país”, diz Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura. “O programa já circulou por 20 Estados, beneficiando talentos locais e apoiando a ampliação de público”.

Rumbora! “abre a sua porta e deixa [esse] sax entrar”, já dizia o mestre Teixeira de Manaus!

MPB & SAMBA

Torcuato Mariano lança o novo álbum “Escola Brasileira”

Novo álbum conta com colaborações especiais de Djavan, Cesar Camargo, Hamilton de Holanda e Gabriel Grossi

Published

on

Torcuato Mariano lança o novo álbum "Escola Brasileira"
Divulgação

Prefácio de Roberto Menescal

Por sorte a Argentina, nos presenteou com esse músico maravilhoso (Guitarrista, compositor,arranjador, produtor e … muito mais). Desculpe Argentina, mas não vamos devolvê-lo nunca mais, pois hoje ele é um brazuca nosso!

Tive a chance e o prazer de ouvir esse seu novo trabalho Escola Brasileira, que Torcuato me mandou antes de chegar ao público, e resolvi então escrever minhas primeiras sensações e emoções, ao ouvi-lo.

Torcuato Mariano lança o novo álbum "Escola Brasileira"

Poderia ter sido mais um disco de guitarrista, mostrando o quanto toca seu instrumento numa “cachoeira de notas e técnica” como tenho ouvido outros grandes cobras da guitarra, mas não, é um projeto para ser saboreado, pela sua música, suas composições e das grandes participações de músicos e artistas maravilhosos!

Imagine com o que fui deparando durante minha audição: Gabriel Grossi e sua gaita incrível, o grupo vocal moderníssimo que foi na verdade gravado todo por uma pessoa, Marquinhos o Socio, vou acreditar pois Torcuato me garantiu assim, uma cantora de jazz que ainda não conhecia, Toni Scruggs, a música cantada por Djavan, que como sempre arrasou, que tem letra de Carlinhos Brown e ainda por fim, tem a participação de Cesar Camargo Mariano, quer mais?

E tem, nosso grande mestre Hamilton de Holanda na faixa Jogando Bola. Quer mais ainda? Arranjos de cordas do próprio Tocuato e dos cobras dos metais, Jessé Sadock e Rafael Rocha!

Quer mais? Então ouça o trabalho todo como eu ouvi, num belo domingo de outono no Rio de Janeiro. Torcuato, me desculpe mas como eu queria ser esse músico que você é!!!

Ouça o álbum Escola Brasileira:

Continue Reading

MPB & SAMBA

Documentário apresenta Egberto Gismonti e João do Pife em reencontro inédito

Filme estreará na seleção oficial do Festival MIMO de Cinema no dia 24 de novembro em São Paulo

Published

on

Documentário apresenta Egberto Gismonti e João do Pife em reencontro inédito
Divulgação

Incumbido de programar artistas brasileiros para um evento no Canadá chamado O Espírito de Villa-Lobos, no ano de 1997, o produtor musical Geraldinho Magalhães teve uma ideia inicial: unir dois gigantes da música popular brasileira.

Numa ponta, um dos maiores e mais sofisticados intérpretes de Villa-Lobos, o mestre multi-instrumentista Egberto Gismonti; na outra ponta, a inspiração maior do maestro homenageado: a mais pura e genuína música brasileira, ali representada por um de um de nossos mais intuitivos artistas, o artesão e tocador de pífanos João do Pife. Dois guardiões do melhor da nossa música.

Documentário apresenta Egberto Gismonti e João do Pife em reencontro inédito

O entrosamento foi enorme. Muitas histórias aconteceram, mas não tocaram juntos na ocasião. Até que, 20 anos depois, Geraldinho encontra Egberto na rua e – papo vai, papo vem – ele propõe: “Você tocaria com João do Pife e sua bandinha em Caruaru e Recife? Vamos pra lá, meio às cegas e arrumamos isso?”. Na empolgação, Egberto topou na hora. E o filme O Avião tá de Parabéns – frase disparada por um entusiasmado João do Pife para uma aeromoça que não falava português no voo de volta ao Brasil – nasce numa viagem Rio de Janeiro-Caruaru, em Pernambuco.

Egberto vai até João e sua Banda de Pífanos Dois Irmãos. Reencontro de dois amigos que não se viam há 20 anos, unidos pela música e pela prosa, agora revisitadas. Egberto reviu o amigo in loco, na sua cidade, em sua oficina de sonhos onde João fabrica a ferro e fogo seus pífanos e seus tambores. Dois grandes mestres e dois ícones distintos da extrema sofisticação e virtuosismo, as raízes mais profundas e verdadeiras da maravilhosa música brasileira.

A direção do longa-metragem – que se tornou um programa especial para o Canal Brasil a ser exibido dia 30 de janeiro de 2020 às 18h – ficou a cargo de Geraldinho Magalhães (Diversão & Arte) e do documentarista Nilton Pereira (Virtual Produções). A empresa Pitú, mais popular cachaça nordestina, embarcou nesta viagem e patrocinou o filme.

A estreia será no Mimo Festival 2019, em São Paulo, dia 24 de novembro no Centro Cultural São Paulo, às 18H.

Continue Reading

MPB & SAMBA

Clara x Sofia anunciam single “Corrente do Bem” com Rogério Flausino

Published

on

Clara x Sofia anunciam single "Corrente do Bem" com Rogério Flausino
Divulgação

Após alavancarem a carreira com as inéditas Aonde Está Você e Seu Fim Em Mim, as mineiras Clara x Sofia se preparam para lançar, dia 29 de novembro, a canção Corrente do Bem, que traz participação de Rogério Flausino do Jota Quest.

Clara x Sofia anunciam single "Corrente do Bem" com Rogério Flausino

Além do single, o lançamento chega com videoclipe animado que ilustra o que Corrente do Bem quer trazer ao público.

“O clipe retrata de maneira icônica e metafórica, floreado por simbolismos, a união de forças que cria uma corrente de cuidado com o nosso bem maior. Fogo, Ar, Terra e Água são sutilmente retratados de forma lúdica. Esse é o nosso bem, é daí que nasce o bem. E ter o Flausino conosco nessa, dando essa força e energia positiva foi tudibom!”, comenta o duo.

Corrente do Bem estará disponível em todas as plataformas digitais e o clipe poderá ser assistido no YouTube.

Continue Reading

As Mais Lidas