Connect with us
Natura Musical apresenta o documentário “A Poética dos Beiradões” Natura Musical apresenta o documentário “A Poética dos Beiradões”

MPB & SAMBA

Natura Musical apresenta o documentário “A Poética dos Beiradões”

Disponível no YouTube, material audiovisual mostra a cena musical de cantores e compositores amazonenses

Divulgação

Published

on

Nesta quarta-feira (6), chega ao YouTube o documentário A Poética dos Beiradões, que mostra a produção fonográfica realizada por compositores amazonenses, que ambientados ao longo das beiradas dos rios amazônicos, dedicaram-se a uma música com o sabor e o calor dos festejos desses lugares. Essa produção musical foi responsável por cristalizar no imaginário coletivo do estado o sotaque amazonense de compor músicas que, atualmente, é conhecido por “música do beiradão”.

O lançamento é marcado por um evento gratuito que ocorre no Largo São Sebastião, em Manaus.

Natura Musical apresenta o documentário “A Poética dos Beiradões”

Realizado pela Cauxi Produções, o documentário conta com entrevistas com pesquisadores e relatos de músicos – denominados de “músicos dos beiradões”-, cujas trajetórias musicais remontam à década de 1980 aos dias atuais; dados históricos e; leituras/releituras de músicas que ficaram consagradas no meio artístico amazonense realizadas pelos próprios artistas remanescentes e músicos da atual geração, com o objetivo de conhecer e reconhecer esta maneira de fazer música com sotaque próprio, carregada de índices de uma dinâmica de intensas trocas culturais, em um lugar fronteiriço propenso à criação de novas sonoridades.

Os músicos que circulavam por essas beiradas, pelas cidades da rede urbana amazônica animando as festas, ao registrarem suas composições em LP´s na década de 1980, instituíram um fazer musical resultado de experimentações e trocas de saberes culturais que, no limite, foram e ainda são ativados pela memória cultural.

O termo beiradão, limitando-se ao campo musical, ganhou maior projeção no cenário cultural amazonense ainda na década de 1980 através da divulgação dos registros fonográficos de músicas autorais em rádios manauaras (com alcance em todo o estado pelas ondas curtas) cujos compositores eram esses tais “músicos das beiradas”. Cumbia, carimbó, lambada, xote, valsas, boleros, choros, frevos, lundus e sambas foram os gêneros “relidos” e desse processo inventivo surgiu a “música do beiradão”.

A narrativa proposta traz como personagens centrais os músicos Teixeira de Manaus, André Amazonas, Magalhães da Guitarra, Oseas da Guitarra e Chico Caju.

O documentário foi selecionado pelo Natura Musical por meio do edital 2019, com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura. “Os curadores de Natura Musical selecionaram o projeto A Poética dos Beiradões por entenderem o legado que a obra constrói para a cultura musical do país”, diz Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura. “O programa já circulou por 20 Estados, beneficiando talentos locais e apoiando a ampliação de público”.

Rumbora! “abre a sua porta e deixa [esse] sax entrar”, já dizia o mestre Teixeira de Manaus!

As Mais Lidas