Connect with us
Natura Musical apresenta o documentário “A Poética dos Beiradões” Natura Musical apresenta o documentário “A Poética dos Beiradões”

MPB & SAMBA

Natura Musical apresenta o documentário “A Poética dos Beiradões”

Disponível no YouTube, material audiovisual mostra a cena musical de cantores e compositores amazonenses

Divulgação

Published

on

Nesta quarta-feira (6), chega ao YouTube o documentário A Poética dos Beiradões, que mostra a produção fonográfica realizada por compositores amazonenses, que ambientados ao longo das beiradas dos rios amazônicos, dedicaram-se a uma música com o sabor e o calor dos festejos desses lugares. Essa produção musical foi responsável por cristalizar no imaginário coletivo do estado o sotaque amazonense de compor músicas que, atualmente, é conhecido por “música do beiradão”.

O lançamento é marcado por um evento gratuito que ocorre no Largo São Sebastião, em Manaus.

Natura Musical apresenta o documentário “A Poética dos Beiradões”

Realizado pela Cauxi Produções, o documentário conta com entrevistas com pesquisadores e relatos de músicos – denominados de “músicos dos beiradões”-, cujas trajetórias musicais remontam à década de 1980 aos dias atuais; dados históricos e; leituras/releituras de músicas que ficaram consagradas no meio artístico amazonense realizadas pelos próprios artistas remanescentes e músicos da atual geração, com o objetivo de conhecer e reconhecer esta maneira de fazer música com sotaque próprio, carregada de índices de uma dinâmica de intensas trocas culturais, em um lugar fronteiriço propenso à criação de novas sonoridades.

Os músicos que circulavam por essas beiradas, pelas cidades da rede urbana amazônica animando as festas, ao registrarem suas composições em LP´s na década de 1980, instituíram um fazer musical resultado de experimentações e trocas de saberes culturais que, no limite, foram e ainda são ativados pela memória cultural.

O termo beiradão, limitando-se ao campo musical, ganhou maior projeção no cenário cultural amazonense ainda na década de 1980 através da divulgação dos registros fonográficos de músicas autorais em rádios manauaras (com alcance em todo o estado pelas ondas curtas) cujos compositores eram esses tais “músicos das beiradas”. Cumbia, carimbó, lambada, xote, valsas, boleros, choros, frevos, lundus e sambas foram os gêneros “relidos” e desse processo inventivo surgiu a “música do beiradão”.

A narrativa proposta traz como personagens centrais os músicos Teixeira de Manaus, André Amazonas, Magalhães da Guitarra, Oseas da Guitarra e Chico Caju.

O documentário foi selecionado pelo Natura Musical por meio do edital 2019, com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura. “Os curadores de Natura Musical selecionaram o projeto A Poética dos Beiradões por entenderem o legado que a obra constrói para a cultura musical do país”, diz Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura. “O programa já circulou por 20 Estados, beneficiando talentos locais e apoiando a ampliação de público”.

Rumbora! “abre a sua porta e deixa [esse] sax entrar”, já dizia o mestre Teixeira de Manaus!

MPB & SAMBA

Alceu Valença e Fafá de Belém lançam lyric vídeo carnavalesco 

“Beija-Flor Apaixonado” foi dirigido por Bernardo Valença

Published

on

Alceu Valença e Fafá de Belém lançam lyric vídeo carnavalesco 
Divulgação

Alceu Valença se juntou a Fafá de Belém em um dueto para gravar a nova versão da música Beija-Flor Apaixonado. O single, lançado pela gravadora Deck em todas as plataformas digitais, acaba de ganhar um lyric video.

Alceu Valença e Fafá de Belém lançam lyric vídeo carnavalesco 

Dirigido por Bernardo Valença, o vídeo utiliza takes elaborados e tipografia vernacular para expor, nas ruas do Rio de Janeiro, os versos do frevo de bloco que Alceu escreveu.

Ao lado de Daniel Rocha e Uná Brisa, Bernardo também assina a arte: “Queríamos um lyric video diferente, com cara de clipe, no qual a letra da música aparecesse inserida na paisagem urbana”, explicou o diretor.

Alceu Valença e Fafá de Belém lançam lyric vídeo carnavalesco 

A canção, com letra e música de Alceu, foi feita sob encomenda para a própria Fafá. Para este Carnaval, a dupla regravou a faixa com o vigor e a categoria habituais que caracterizam suas trajetórias: “Decidi resgatar este estilo, cuja delicadeza sempre me encantou, em contraponto aos tradicionais frevos de rua, mais vibrantes e explosivos, que tenho lançado nos últimos tempos. E gravar com Fafá é sempre uma honra”, disse o pernambucano sobre a ideia de compor um frevo de bloco.

Beija-Flor Apaixonado reafirma a força da identidade musical pernambucana sempre presente na obra de Alceu Valença. Ao lado de Fafá de Belém, a canção ganhou asas para abranger toda uma diversidade de estilos que marca o cancioneiro carnavalesco de Norte ao Sul do Brasil.

Confira:

Continue Reading

MPB & SAMBA

Roberta Campos e Olodum lançam clipe de “Vem Me Buscar” gravado em Salvador 

Vídeo capta toda a energia e o misticismo que envolvem a capital baiana

Published

on

Roberta Campos e Olodum lançam clipe de “Vem Me Buscar” gravado em Salvador 
Divulgação

Já está no ar o novo clipe de Roberta Campos com participação especial do Olodum. O vídeo de Vem Me Buscar foi gravado em Salvador e capta toda a energia e o misticismo que envolvem a capital baiana, aproveitando o charme especial da cidade durante o período de verão e Carnaval. O single já está disponível em todas as plataformas digitais pela Deck.

Roberta Campos e Olodum lançam clipe de “Vem Me Buscar” gravado em Salvador 

Buscando registrar um ambiente festivo, as datas de filmagem coincidiram com o Dia de Iemanjá, muito celebrado na Bahia. Com gravações descontraídas na Casa do Olodum e no Pelourinho, Roberta também aparece cantando durante o tradicional ensaio carnavalesco do grupo. Filmado e dirigido por Alisson Louback, o clipe foi roteirizado por Roberta e Marina Campos. A edição ficou por conta de Pedro Hansen.

O single Vem Me Buscar foi produzido por Rafael Ramos e contou com a participação dos integrantes do Olodum, Gilmário Marques, Arayê, Elpídio Bastos, Andreia Reis e Gel Santos tocando percussão. Davi Moraes (guitarra), Alberto Continentino (baixo) e Cesinha (bateria) completam a formação que participou das gravações.

De acordo com o diretor musical do grupo baiano, Elpídio Bastos, o trabalho tornou-se ainda mais interessante pelo fato do som de Roberta ser diferente do que o Olodum normalmente faz: “Com isso, a fusão fez com que a música ganhasse uma sonoridade e ritmo estupendos, ajudando a abrilhantar a competência e sucesso de ambos”, completou.

Assista:

Continue Reading

MPB & SAMBA

Liah Soares lança “A Proposta”, em dueto com Zeca Baleiro

Single inédito é uma primeira amostra do próximo disco da artista

Published

on

Liah Soares lança "A Proposta", em dueto com Zeca Baleiro
Divulgação

A cantora, compositora e multi-instrumentista Liah Soares lançou na última sexta-feira (14) o seu novo single A Proposta, que conta com a participação especial de Zeca Baleiro. O single, que já está disponível em todas as plataformas digitais pela ONErpm, via Saravá Discos, fará parte do quinto álbum de inéditas da artista, previsto para o segundo semestre, após o lançamento mensal de novas canções.

Liah Soares lança "A Proposta", em dueto com Zeca Baleiro

A parceria de Liah Soares e Zeca Baleiro transcende o dueto. Eles se conheceram nos bastidores de um show de Zeca em 2019, quando Liah começava a pré-produção de seu novo álbum autoral. Depois desse encontro e de muita troca de ideias, nasceu uma parceria para o álbum, que terá a produção artística assinada por Baleiro.

“A Liah é danada, ela mesma tinha tocado e gravado as bases num estúdio na casa dela – violões, guitarras, percussões, baixo. Só regravamos alguns instrumentos num estúdio mais profissional e chamamos alguns músicos para pequenas participações. É um disco de canções e a ideia é mostrá-las mais cruas, sem tanta produção”, comenta Zeca.

“Inicialmente, eu pensava em orquestrações para cada canção. Zeca percebeu um outro caminho para o trabalho, fomos para o estúdio e eu gostei muito do que começamos a produzir juntos”, completa Liah.

Liah Soares lança "A Proposta", em dueto com Zeca Baleiro

Liah Soares contabiliza quatro discos de estúdio; o DVD Ao vivo no Theatro da Paz, gravado em Belém (PA), o EP O Som é o Sol; sete músicas em novelas da TV Globo e diversas participações especiais em projetos paralelos.

Nascida em Tucuruí, interior do Pará, Liah Soares já teve composições gravadas por artistas consagrados como Elba Ramalho, Ivete Sangalo, Ivan Lins, Maria Gadú, Sandy & Junior, Wanessa Camargo, entre outros. A artista também é conhecida pela sua técnica de loop no uso dos pedais. O que começou com uma “brincadeira” com a técnica levou Liah a participar de festivais dentro e fora do Brasil e a criar o show Voz e Violoops.

Ouça o single A Proposta:

Continue Reading

As Mais Lidas