in

Neil Young anuncia gravação inédita no Carnegie Hall em 1970  

Neil Young anuncia gravação inédita no Carnegie Hall em 1970  
Foto: Warner Music | Reprise Records

Ao longo de sua bem sucedida carreira, o cantor Neil Young teve alguns shows que ganharam a reputação de apresentações históricas, graças à dúbia mas não menos apreciada (em retrospecto) prática de bootlegging (gravações feitas sem autorização na época).

Neil Young anuncia gravação inédita no Carnegie Hall em 1970  
Foto: Warner Music | Reprise Records

Agora, a Warner Music, juntamente com a Shakey Pictures Records e Reprise Records anunciam a primeira de uma nova série The Neil Young Official Bootleg Series – Carnegie Hall 1970, que estará disponível em todas as plataformas digitais no dia 1º de outubro. Outras cinco seleções na série estarão disponíveis em 2022.

Carnegie Hall, o primeiro lançamento, foi gravado em um multitrack analógico original e mixado pelos The Volume Dealers – Neil Young e Niko Bolas. Essa gravação foi feita a partir do show de 4 de dezembro de 1970 e foi a primeira vez que Neil subiu ao palco do Carnegie Hall.

Aconteceram dois shows neste icônico local, um no dia 4 e, o outro, à meia-noite do dia seguinte. Nenhum bootlegger então conhecido havia capturado esse primeiro show, muito superior à apresentação seguinte, aqui registrada.

A generosa setlist do concerto cobre uma das mais reverenciadas eras da carreira de Young, com versões minimalistas das faixas Everybody Knows This Is Nowhere, Down By the River, Helpless, Sugar Mountain’ e After the Goldrush, dos álbuns de mesmo nome, lançadas somente nove semanas antes ao show do Carnegie Hall.

Neil também toca as emocionantes Bad Fog of Loneliness, Old Man e See the Sky About to Rain antes mesmo que entrassem em algum disco ou fossem lançadas.

Carnegie Hall é um álbum cheio de preciosidades.

Confira o conteúdo completo:

Carnegie Hall 1970 (NYC: December 4, 1970 – Early show)

1. Down by the River
2. Cinnamon Girl
3. I Am a Child
4. Expecting to Fly
5. The Loner
6. Wonderin’
7. Helpless
8. Southern Man
9. Nowadays Clancy Can’t Even Sing
10. Sugar Mountain
11. On the Way Home
12. Tell Me Why
13. Only Love Can Break Your Heart
14. Old Man
15. After the Gold Rush
16. Flying on the Ground Is Wrong
17. Cowgirl in the Sand
18. Don’t Let It Bring You Down
19. Birds
20. Bad Fog of Loneliness
21. Ohio
22. See the Sky About to Rain
23. Dance Dance Dance

Matéria produzida por Marcelo de Assis

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Já realizou reportagens musicais na Record TV para o Domingo Espetacular e Jornal da Record. Foi vencedor do Prêmio TopBlog em 2010 e membro do Grammy Latino.

AREA21 lança o single e clipe de "Lovin' Every Minute" 

AREA21 lança o single e clipe de “Lovin’ Every Minute” 

Álbum da Semana: Maisie Peters com "You Signed Up For This"

Álbum da Semana: Maisie Peters com “You Signed Up For This”