JAZZ SOUL R&B

Nina Simone: “The Colpix Singles” celebra obra da cantora em mono

By  | 

A gravadora Warner Music Group relançou recentemente nas plataformas digitais The Colpix Singles (Mono), uma homenagem ao que seria o aniversário de 85 anos de Nina Simone, comemorado no dia 21 de fevereiro.




Este projeto, que contempla singles originais liberados pela Colpix, revisita sucessos como The Work Song e Blackbird.

O álbum traz os singles originais de Nina Simone lançados pela Colpix, primeiro selo fundado pela Columbia Pictures-Screen Gems em versão mono. A gravadora ficou responsável pela obra de Nina entre 1959 e 1964, período em que a cantora teve ampla liberdade criativa e controle autoral sobre os seus trabalhos.

“Eu tocava o que eu queria e nada mais”, disse Nina sobre seus dias de Colpix em sua autobiografia intitulada I Put a Spell On You. “Eles não estavam me pagando o suficiente para me dizer o que tocar. Não havia propriamente um produtor nas minhas gravações – apenas um engenheiro para fazer com que tudo funcionasse, um orquestrador para escrever os arranjos e o resto eu mesma fazia”.

Considerada uma das artistas mais importantes do século XX, Nina Simone tornou-se uma artista conceituada do Jazz e do Blues, célebre por sucessos como The Work Song e I Got It Bad (And That Ain’t God).

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.