O clássico vídeo Smell Like Teen Spirit do Nirvana acaba de entrar para o seleto clube dos que alcançaram 1 bilhão de views no YouTube.
O single pavimentou o caminho do estrelato para o Nirvana e, sucessivamente, para todas as bandas que participavam do cenário grunge dos anos 1990. Lançado em 27 de agosto de 1991 pela Universal Music via Geffen Records, Nevermind vendeu mais de 30 milhões de cópias em todo mundo.
O clipe que apresenta a banda juntamente com uma torcida e uma plateia ensandecida com o som do música, se tornou um dos vídeos de maior audiência nos anos 1990, principalmente pela sua veiculação na MTV. Isso colaborou para que Nevermind se tornasse um dos discos mais influentes da história do rock.
“É um álbum incrível”, disse Charles R. Cross, autor de Heavier Than Heaven, uma biografia do vocalista Kurt Cobain. “Teria sido um sucesso sempre que fosse lançado. Mas, ao mesmo tempo, era o momento certo para que houvesse um ato de superestrela como o Nirvana. Chegou bem no final da morte do hair metal e o mundo gritava por música rock que seria novamente significativa”, disse.
E concluiu: “Aconteceu no exato momento em que o rock precisava de uma revolução”.
Outros clipes dos anos 1990 que alcançaram 1 bilhão de views, foram Sweet Child O´Mine e November Rain do Guns N’Roses.
Veja Smell Like Teen Spirit: