JAZZ SOUL R&B

Norah Jones: “Ganhar dinheiro hoje é difícil”

By  | 

Norah Jones está próxima de lançar o sexto disco de sua carreira no dia 7 de outubro: Day Breaks chega em uma época completamente diferente de quando ela lançou seu álbum-début há quase 17 anos.

Naquela época ainda havia um grande consumo de material físico, apesar da crise que a indústria fonográfica viria a enfrentar em decorrência da pirataria.

Questionada em uma entrevista a GQ Australia, sobre qual aconselhamento financeiro ela daria aos jovens artistas ela foi enfática: “Tente, se você receber qualquer tipo de negócio, de qualquer coisa, seja super esperto sobre isso e esteja ciente do que você está assinando. Mas você sabe, nem todo mundo tem esse luxo”, disse.

Jones também reconhece que, nos novos modelos de negócio na música não permitem ganhos fáceis: “É muito difícil ganhar dinheiro tocando música nos dias de hoje. É realmente difícil para os jovens. Ninguém compra discos, ninguém está pagando muito por serviços de streaming (música por assinatura) e por isso é confuso para os jovens neste momento. Mas espero que eles trabalhem isso de alguma forma”, afirmou.

Norah Jones também avaliou o impacto de uma promoção artística nas redes sociais e também vê dificuldades: “Eu acho que é realmente dificil para os músicos que estão começando hoje. É uma ferramenta muito grande, mas nem todo mundo que eu sei é bom em auto-promoção. Você sabe, se você não é bom em toda a parte dela, é muito mais difícil. E um momento de artistas que eu sei, isso é como a coisa mais distante de sua personalidade”, finalizou.

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.