Connect with us
Nublu Festival terá John Cale, Femi Kuti e Negra Li Nublu Festival terá John Cale, Femi Kuti e Negra Li

JAZZ SOUL R&B

Nublu Festival terá John Cale, Femi Kuti e Negra Li

Evento acontecerá no mes de março nos Sesc’s Pompeia e São José dos Campos

Divulgação

Published

on

O Nublu Festival já faz parte do calendário musical brasileiro e completa 10 anos nessa edição que acontece nos dias 12, 13 e 14 de março no Sesc Pompeia e no Sesc São José dos Campos. Na versão paulistana ainda há um dia a mais, 15 de março, com apresentação da Nublu Jams.

Para comemorar essa década de intercâmbio de artistas de diversas partes do mundo, o festival traz três ícones de estilos que sempre estão presentes na programação: Femi Kuti (afrobeat), John Cale (rock) e yasiin bey, previamente conhecido como Mos Def (hip hop).

Nublu Festival terá John Cale, Femi Kuti e Negra Li

A noite avant-garde e indie terá o grande mestre John Cale. Uma lenda da música vanguardista e do rock alternativo, ativo há mais de cinco décadas, John Cale foi um dos fundadores do Velvet Underground, banda ícone que revolucionou a música na década de 1960, influenciando várias gerações de artistas. Quem toca na mesma noite é Juçara Marçal, que usa sua multiplicidade e talento para homenagear a inovadora artista Brigitte Fontaine.

O dia do hip hop e suas dissidências no jazz, traz Negra Li, a rainha do rap brasileiro, forjada na fonte das divas que bebem em vários estilos, misturando-se ao jazz autoral do Otis Trio 7. Os músicos paulistas abrem a performance de yasiin bey (Mos Def), ator, ativista e um dos maiores representantes do hip hop nas últimas décadas, que construiu sua carreira com parcerias versáteis, transitando por diferentes linguagens.

A programação também apresenta o recorte da diáspora africana, sempre recorrente no Nublu. Nessa noite a Bahia e a Nigéria estão conectadas pelo afrobeat. Com suas semelhanças e particularidades, se apresentam a banda instrumental IFÁ, de Salvador, que traz o Brasil afro contemporâneo e, na sequência, o “príncipe do afrobeat” Femi Kuti e sua grande banda The Positive Force.

O encerramento do festival acontece no Sesc Pompeia com uma atração mais do que especial: a Nublu Jams. projeto criado pelo saxofonista de Ilhan Ersahin, também fundador do selo, do club e do Nublu Festival. Junto com ele vão se apresentar músicos versáteis e virtuosos que transitam em diferentes cenas da música brasileira – jazz, experimental, afro e funk, além da banda paulistana GoatFace! – capitaneada pelo talentoso Guilherme Granado.

Os ingressos serão vendidos online a partir de 3 de março e nas bilheterias do Sesc de 4 de março em diante.

JAZZ SOUL R&B

Depois de quase meio século, filme inédito “Amazing Grace” de Aretha Franklin é lançado

Published

on

Depois de quase meio século, filme inédito "Amazing Grace" de Aretha Franklin é lançado
Divulgação

A apresentação inédita de Aretha Franklin. Em 1972, a Rainha do Soul gravou ao vivo Amazing Grace, o álbum mais vendido de sua carreira. Quarenta anos depois as imagens perdidas nos brindam um momento único e sublime da história da música.

Depois de quase meio século, filme inédito "Amazing Grace" de Aretha Franklin é lançado

Depois de ser exibido em festivais internacionais como AFI Film Festival, SXSW, DOC NYC e Miami International Film Festival, chega ao Brasil o documentário Amazing Grace: Aretha Franklin, que acompanha a gravação de um dos maiores álbuns de todos os tempos.

Em 1971, Aretha Franklin era conhecida como a Rainha do Soul. Após cinco anos de sucessos no topo das para das, ela e Jerry Wexler, seu produtor na Atlantic Records, decidiram que seu próximo álbum seria uma homenagem à música de sua juventude, ao mundo da música gospel americana.

Amazing Grace não tinha a intenção de ser sua maior performance, mas acabaria se tornando um momento elegíaco na história musical americana, bem como uma saudação à herança gospel que transformara a música americana na década de 1960.

Em 1972, quando Franklin planejava seu álbum, a Warner Communications – a matriz da Warner Brothers Film e dos selos Warner, Reprise, Elektra e Atlantic – aproveitava as recompensas do sucesso inesperado criado pela “sinergia corporativa” do álbum e do filme Woodstock, de Michael Wadleigh, pelo qual a Warner pagou US$ 100 mil dólares pelos direitos, mas terminou arrecadando mais de US$ 17 milhões e vendendo 3 milhões de cópias.

E agora, todos esperavam que Amazing Grace fosse ter o mesmo sucesso.

Depois de quase meio século, filme inédito "Amazing Grace" de Aretha Franklin é lançado

O CEO da Warner Brothers, Ted Ashley, mencionou o projeto numa reunião com Sydney Pollack, o então recentemente indicado ao Oscar de Melhor Diretor pelo filme A Noite dos Desesperados. Imediatamente, ao ouvir o nome de Franklin, Pollack quis participar do projeto.

Gravado ao vivo na igreja do Reverendo James Cleveland, em Watts, na Califórnia, diante de uma congregação e de um público fascinado, Amazing Grace se tornaria o álbum mais vendido da carreira de Franklin e o álbum gospel mais popular de todos os tempos.

Contudo, o filme nunca foi lançado.

Sydney Pollack era um diretor de longa-metragem, onde o som geralmente é pós-sincronizado nas cenas externas. Mas em Amazing Grace não se usou claquete ou qualquer marcação que ajudasse a sincronizar o som com a imagem de tal maneira o processo de edição tornou-se impossível. Pollack contratou leitores labiais e editores especialistas, mas não teve sucesso.

O filme ficou abandonado por quase quarenta anos até que Alan Elliott, ex-produtor da Atlantic e antigo protegido de Wexler, procurou Wexler e, então, Pollack. Juntos, Elliott, Wexler e Pollack entraram em contato com a Warner Brothers e sabiam que o uso de novas tecnologias digitais poderia ajudá-los a juntar o som às cenas e fazer um filme a partir das imagens brutas.

Mais de 47 anos depois daqueles dois dias notáveis, fãs finalmente terão a oportunidade de testemunhar a grandeza de Aretha Franklin, e de participar numa viagem no tempo para um momento marcante na história musical e social americana.

Confira o setlist do filme:

Primeira noite

“On Our Way”
“Wholy Holy”
“What a Friend We Have In Jesus”
“How I Got Over”
“Precious Memories”
“You’ve Got A Friend”
“Precious Lord Take My Hand”
“Amazing Grace”
“My Sweet Lord” (Instrumental)

Segunda noite

“Mary Don’t You Weep”
“Climbing Higher Mountains”
“Old Landmark”
“Never Grow Old”
“Old Landmark” (Creditos Finais)

AMAZING GRACE: ARETHA FRANKLIN
LEGENDADO
AUDIO ORIGINAL: INGLÊS
PLATAFORMAS: Apple TV (iTunes), Now, Google Play, YouTube, Vivo Play, SKY Play
PREÇO: partir de R﹩14,90 (aluguel)
CLASSIFICAÇÃO: LIVRE

Continue Reading

JAZZ SOUL R&B

Coronavírus: produtora anuncia adiamento do espetáculo “One Night of Tina”

Published

on

Coronavírus: produtora anuncia adiamento do espetáculo "One Night Tina"
Divulgação

A Top Cat informa que a turnê do espetáculo One Night of Tina, uma homenagem espetacular a Tina Turner, que conta no palco a trajetória dessa grande artista, originalmente agendada para março, foi adiada para os dias 15 de setembro (Teatro Guaíra, Curitiba), 16 de setembro (Teatro Bourbon Country, Porto Alegre), 17 de setembro (Espaço das Américas, São Paulo), 19 de setembro (Palácio das Artes, Belo Horizonte) e 20 de setembro (Vivo Rio, Rio de Janeiro) por recomendação de órgãos superiores e em função da nota divulgada esta semana pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a pandemia do coronavírus.

Coronavírus: produtora anuncia adiamento do espetáculo "One Night Tina"

O motivo para o adiamento das datas é a pandemia do coronavírus em nosso país, e também uma possível quarentena no retorno dos artistas a seus países de origem, Estados Unidos e Inglaterra.

A produtora também informa que todos os ingressos serão automaticamente transferidos para as novas datas.

“Lamentamos profundamente esta situação e garantimos aos clientes que adquiriram seus ingressos e não poderão estar presentes nas novas datas, que eles serão ressarcidos, sem ônus, procurando as empresas responsáveis pelas vendas em suas cidades solicitando o reembolso”, disse a produtora em comunicado oficial. “A Top Cat é uma empresa sólida que atua no mercado há mais de 30 anos, e durante este todo este tempo, colocamos o respeito ao nosso público em primeiro lugar. A empresa cumpre os requisitos legais contratuais para a realização dos seus eventos, tanto da produção técnica como da artística”, concluiu,

Continue Reading

JAZZ SOUL R&B

Alicia Keys divulga seu número de telefone particular e recebe milhares de mensagens dos fãs

Published

on

Alicia Keys divulga seu número de telefone particular e recebe milhares de mensagens dos fãs
Divulgação

A cantora norte-americana Alicia Keys compartilhou seu telefone particular em suas redes sociais com o intuito de se conectar com os fãs em meio à pandemia de coronavírus. A estrela do R&B e dona de megahits como You Don’t Know My Name e Diary disse ter recebido “milhares de mensagens”.

Alicia Keys divulga seu número de telefone particular e recebe milhares de mensagens dos fãs

“É muita coisa. Milhares e milhares de textos”, iniciou a entrevista no programa The Late Show with Stephen Colbert da CBS. “Mas é realmente incrível, porque é realmente uma maneira especial de se conectar com as pessoas. É uma coisa tão pessoal – um texto – e é muito direto. Adoro me conectar com as pessoas e acho que durante esse período precisamos disso mais do que nunca”, disse.

Keys revelou que até cantou para alguns fãs: “Ás vezes, apenas canto uma música. Vou lá e canto um freestyle, vou cantar qualquer coisa e mandar. Ou se for o aniversário de alguém, enviarei uma mensagem de aniversário, ou talvez apenas faça o check-in e diga “Espero que você esteja tendo uma boa quinta-feira” ou o que quiser. E é muito legal”, explicou.

Alicia Keys compartilhou o seu número, que nos EUA é 917-970-2001.

Continue Reading

As Mais Lidas