Orquestra Sanfônica do Rio lança CD e show no Teatro Rival

Orquestra Sanfônica do Rio lança CD e show no Teatro Rival

O novo álbum da Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro revela a melhor fase do instrumento de fole no Brasil. Em quatro anos de existência, a Sanfônica conquistou o coração dos cariocas, em dezenas de apresentações, em teatros e praças, demonstrando o poder de encantamento das sanfonas e das tradições populares. O novo álbum será lançado no Teatro Rival, dia 23 de novembro, sábado, às 19h30.

“Neste CD está o registro cuidadoso daquilo que fazemos de melhor”, sintetiza o maestro Marcelo Caldi, que ousou apostar no repertório autoral, em 15 faixas inéditas, marcadas pela diversidade rítmica, por melodias singelas, dentro de uma atmosfera musical única, evocando a festa, a celebração, a dança, o encontro alegre com as pessoas.

Orquestra Sanfônica do Rio lança CD e show no Teatro Rival

São baiões, xotes, maxixes, choros, valsas, quadrilhas… revisitados dentro de uma linguagem singela, em que se destaca a sonoridade coletiva.

Entre os parceiros de Caldi no disco, estão os músicos da orquestra, como Yeda Maranhão, Roberto Kauffmann, Rodrigo Bis e Alberto Magalhães. Há ainda peças em parceria com Silvério Pontes e Chico Salles.

Inédita no Rio de Janeiro, a orquestra de sanfonas é formada por 15 sanfoneiros, além de três cantores, dois percussionistas, um baixista e um rabequeiro, totalizando 22 músicos.

Muitos dos “sanfônicos” pisaram pela primeira vez no palco de um teatro após a entrada na Orquestra, onde também tiveram contato com o instrumento pela primeira vez. A proposta arte-educativa, desenvolvida por Caldi, reúne os artistas em aula semanalmente desde 2015.

Não só pela diversidade rítmica, a Orquestra Sanfônica também é marcada pela diversidade cultural em sua formação. São músicos de várias gerações e origens, reunindo gente do Maranhão, do Rio Grande do Sul, da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, além do Rio de Janeiro.

Neste ano, a Sanfônica fez uma série especial em homenagem ao centenário de Jackson do Pandeiro. Outras homenagens já foram feitas para Luiz Gonzaga e Pixinguinha.

O grupo foi destaque no Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal, no Forró in Rio Aterro do Flamengo (ambos em 2018), do Festival de Forró de Raiz de Mangaratiba e da Semana do Nordestino em Niterói (ambos em 2019). Também realizou Circuito SESC na Serra do Rio de Janeiro, Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo (dezembro de 2018). Também foi destaque na programação do SESC Ipiranga, São Paulo, em 2019.

A Orquestra Sanfônica se apresentou em várias praças, como Largo do Machado, Largo das Neves, Praça dos Cavalinhos e Praça São Judas Tadeu (Rio de Janeiro).

Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro | Maestro Marcelo Caldi
Local: Teatro Rival
Dia: 23 de novembro de 2019 | sábado
Horário: 19h30
Endereço: Rua Álvaro Ramos, 33/37, Centro, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2240-4469
Capacidade: 350 lugares
Classificação: 18 anos

Ingresso: R$ 70,00 (inteira) e R$ 35, 00 (meia)
Venda online: https://tinyurl.com/y4opse8u
Bilheteria Oficial Teatro Rival (sem cobrança de taxa de serviço)
Teatro Rival – Terça a sexta-feira das 13h às 21h
Sábados e feriados das 16h às 21h
Apenas venda e retirada de ingressos para os eventos do Teatro Rival

Matéria produzida por Redação Music Journal

Neil Young recusou “milhões de dólares” para realizar turnê do álbum “Harvest”

Pablo Alborán lança o single "Tabú" com colaboração de Ava Max

Pablo Alborán lança o single “Tabú” com colaboração de Ava Max