in

Os 100 anos de Charles Mingus

Os 100 anos de Charles Mingus
Foto: Reprodução | Spotify

Nascido em 22 de Abril de 1922, no interior dos EUA, Charles Mingus foi um importante contrabaixista, compositor e líder de banda, se tornando um dos grandes expoentes do jazz, especialmente o Free Jazz, subgênero que ajudou a popularizar no decorrer de sua carreira. Apesar de não estar mais entre nós, o legado de Mingus vive até hoje em um vasto catálogo de obras lançadas por ele, além de grandes bandas que até hoje apresentam suas músicas às gerações atuais.

Em comemoração aos 100 anos que Mingus faria em 2022, um dos grandes álbuns de sua carreira recebeu uma versão deluxe da Warner Music com 2 CD’s e LP’s, também disponível nas plataformas digitais.

Os 100 anos de Charles Mingus
Foto: Reprodução | Spotify

Artista foi um dos maiores revolucionários do jazz em todos os tempos

A história de Mingus e seu relacionamento com a música começam no Arizona. Ainda criança, o jovem mudou-se com a família para Los Angeles, fato que o ajudou a estudar e se conectar com músicos e grupos experientes. Mesmo flertando com a música clássica, tendo Richard Strauss como um de seus compositores clássicos preferidos, foi no jazz que Charles Mingus encontrou sua forma de expressão artística.

A história de Mingus envolve um crescimento exponencial junto ao engajamento ferrenho nas lutas contra o racismo, ao lado de inúmeros outros artistas da época que usavam de sua fama para protestar em prol dos direitos civis. O posicionamento político do artista foi se tornando fundamental também para seu processo criativo, chegando a ter faixa censurada por conter protestos.

Os 100 anos de Charles Mingus
Foto: Warner Music | Rhino Records

Além de toda a contribuição feita por Mingus, importante frisar que ele ajudou a retomar o conceito da improvisação coletiva, em uma época onde a improvisação do solista era considerada algo “isolado” do acompanhamento rítmico, trazendo de volta a essência do que ajudou a tornar o jazz um estilo tão importante na história da música internacional.

Os 100 anos de Mingus é celebrado no disco Mingus Three Deluxe, disponível nas plataformas digitais pela Rhino Records.

Confira:

Matéria produzida por The Music Journal Brazil

Sub Urban se une a Benee no novo single "Uh Oh!"

Sub Urban se une a Benee no novo single “Uh Oh!”

Aurélien Pontier lança a segunda parte de "My Piano Library"

Aurélien Pontier lança a segunda parte de “My Piano Library”