Connect with us
Os 80 anos de Otis Redding, uma das maiores vozes da soul music e R&B Os 80 anos de Otis Redding, uma das maiores vozes da soul music e R&B

JAZZ SOUL R&B

Os 80 anos de Otis Redding, uma das maiores vozes da soul music e R&B

Uma voz marcante, cheia de emoção e interpretação única

Warner Music

Published

on

Otis Redding é considerado um dos maiores cantores de todos os tempos, principalmente quando se fala de soul e R&B, estilos que ele ajudou a levar ao topo das paradas musicais da época.

Os 80 anos de Otis Redding, uma das maiores vozes da soul music e R&B

Foto: Warner Music

Com uma voz marcante, cheia de emoção e interpretação única, Otis construiu um incrível legado e marcou seu nome na história, mesmo com uma carreira que, tragicamente, acabou tão cedo. No dia 9 de setembro, o cantor americano completaria 80 anos de vida.

Nascido em uma família religiosa nos EUAs em 1941, Otis teve contato cedo com a música tocadas nas igrejas e rapidamente começou a se envolver nos grupos musicais. Iniciou no coro, aprendeu violão, piano e bateria. O menino cantor evoluiu e aos 17 anos já havia ganhado por 15 vezes consecutivas o 1º lugar em um show de talentos local, até que ele foi impedido de participar pelos organizadores, sob a alegação de dar chance aos outros participantes.

Sua paixão e seu talento eram tão grandes que, mesmo apesar das dificuldades que a vida lhe trouxe, Otis nunca deixou a música de lado. Seguia fazendo parte de conjuntos, conhecendo pessoas e viajando ocasionalmente para se apresentar, enquanto trabalhava para bancar sua família. Até que um dia, servindo de motorista para um amigo, Otis Redding pôde apresentar duas de suas canções para uma gravadora, que renderam ao cantor um contrato e um lançamento em 1962, que vendeu mais 800 mil cópias.

Dois anos depois do single veio seu disco de estreia Pain in My Heart e a partir daí sua carreira deslanchou. O álbum o impulsionou a fazer shows em novos lugares e também a alcançar públicos cada vez maiores. Os anos passaram e Otis continuava a emplacar músicas nas paradas. O sucesso era real e o tinha tornado um homem rico. Até que em 10 de dezembro de 1967, em um trágico acidente de avião, Otis e a maior parte de sua banda de apoio nos deixaram.

Apesar de sua curta carreira, que acabou aos 26 anos de idade, Otis deixou o equivalente a 10 álbuns gravados, com algumas canções que ajudaram a definir a soul music e o R&B clássico.

Advertisement

Ouça os sucessos de Otis Redding na playlist comemorativa da Warner Music, do lendário catálogo da Rhino Records:

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.