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Freshen Up, a atual turnê de Paul McCartney, já realizou 37 shows em 299 dias, entrou para a lista da Billboard Hot Tours em agosto. A série de shows que divulgou o mais recente trabalho solo do ex-Beatle com uma música em homenagem ao Brasil, arrecadou US$ 129,2 milhões, com um total de 928.252 ingressos vendidos.

Freshen Up iniciou e terminou na América do Norte, com quatro shows no Canadá em setembro de 2018 para uma maratona de 16 apresentações em todo o continente. No meio deste período, Macca realizou quatro shows no Japão, oito na Europa e cinco na América do Sul.

O show que Paul McCartney lucrou mais foi o realizado em 8 de junho em Green Bay, Wisconsin, vendendo 49.416 ingressos. No Brasil, os shows que realizou no Allianz Parque rendeu US$ 8,7 milhões nos dias 26 e 27 de março.

Com um faturamento bruto de toda a sua carreira solo resultando em US$ 944,3 milhões, Paul McCartney entra para os 10 melhores artistas da Billboard, superando Dave Matthews, Taylor Swift e Coldplay.

Confira as 10 turnês mais lucrativas de 2019:

1. Metallica – US$ 70 milhões
2. Ed Sheeran – US$ 25 milhões
3. John Mayer – US$ 11 milhões
4. Andre Rieu – US$ 10 milhões
5. Paul McCartney – US$ 9 milhões
6. Train & Goo Goo Dolls – US$ 6 milhões
7. Gwen Stefani – US$ 3 milhões
8. Queen + Adam Lambert – US$ 1,7 milhão
9. Backstreet Boys – US$ 1,3 milhão
10. Robyn – US$ 0,8 milhão

MERCADO

Suíça anuncia fim das rádios FM em 2024

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Suíça anuncia fim das rádios FM em 2024
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A Suíça está encerrando oficialmente as transmissões de FM. E já tem data marcada: 2024. O anúncio foi realizado por Bernard Maissen, vice-diretor do Escritório Federal de Comunicações da Suíça (OFCOM) no dia 4 de setembro. As informações são do Digital Music News.

Maissen baseou sua decisão nos acordos existentes na indústria de rádio e nas disposições legais de seu país. De acordo com uma pesquisa da OFCOM, apenas 17% dos ouvintes suíços ouvem rádios FM.

Ainda de acordo com a reportagem, a decisão de Bernard Maissen é sustentada pelos números coletados a cada seis meses pela OFCOM que revela uma média de utilização das rádios digitais em 65 minutos por dia para cada 100 minutos de rádio. O aumento da preferência por rádio digital no país aumentou 16% em apenas três anos e meio.

Essa tendência pelas rádios digitais pode ser explicada pelo lucro exorbitante que os podcasts poderão adquirir nos próximos anos, onde as receitas com publicidade devem alcançar cerca de US$ 1 bilhão até 2022.

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MERCADO

Amazon Music chega ao Brasil e oferece mais de 50 milhões de músicas

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Amazon Music chega ao Brasil e oferece mais de 50 milhões de músicas
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A Amazon entrou com tudo no mercado de streaming e, na última quinta-feira (12), a empresa norte-americana lançou no Brasil o Amazon Music, uma plataforma de áudio por assinatura que oferece mais de 50 milhões de músicas. A plataforma já está disponível para Android, iOS, Mac, FireTV e Windows.

Amazon Music chega ao Brasil e oferece mais de 50 milhões de músicas

Esta plataforma difere do Prime Music que é parte integrante de um pacote da Amazon Prime: O Music Unlimited é mais completo, pois o Prime conta com 2 milhões de músicas e nasceu para bater de frente com outras plataformas como Apple Music, Spotify e Deezer. Além disso, o novo serviço conta com indicações personalizadas com base no gosto dos usuários.

Os planos disponíveis para o Music Unlimited do Amazon Music são: Individual por R$ 16,90 por mês ou o Anual por R$ 169 e o Plano Família, que custa R$ 25,90 por mês ou o anual por R$ 259.

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MERCADO

Streaming representa 80% da receita geral na indústria da música

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Streaming representa 80% da receita geral na indústria da música
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Ouvir música por aplicativos como Spotify, Apple Music e Deezer já é algo muito comum em muitos países do mundo. O streaming foi uma aposta da indústria musical depois de vários anos sofrendo déficit em seus relatórios financeiros em decorrência da pirataria de CD´s e distribuição ilegal do formato MP3. Agora, parece que esse ecossistema está se beneficiando desta mudança.

De acordo com um relatório da RIAA (Recording Industry Association of America), as receitas obtidas pelas gravadoras via streaming cresceu 26% no primeiro semestre de 2019, sendo responsável por US$ 4,3 bilhões no total. Com isso, este formato digital representa 80% de toda a receita gerada na indústria, seguido por 9% da receita gerada por downloads digitais, 9% provenientes de midia física (como os CD´s) e 2% de filmes, publicidade e TV.

Além disso, o vinil também contou com a aceleração do mercado musical com um crescimento em suas vendas de 5% em 2019, gerando US$ 224 milhões, enquanto que as vendas de CD´s cresceram 5%, representando US$ 485 milhões, também neste ano.

“A música continua a ser um dos principais impulsionadores da cultura da internet e o engajamento em torno da música e dos artistas gera grande parte da popularidade de muitas plataformas de mídia social e tecnologia”, disse Mitch Glazier, presidente e CEO da RIAA.

Glazier credita o atual crescimento da indústria musical aos meios digitais: “Nas mídias sociais, os músicos estão entre os usuários mais seguidos em todo o mundo. As gravadoras trabalham há anos para criar novas ferramentas, infraestrutura e equipes poderosas para ajudar os artistas a navegar no ecossistema global de streaming e proteger e promover seu trabalho”, concluiu.

De acordo com a Spin, mesmo com todos esses números animadores, os artistas costumam receber apenas frações de centavos por fluxo digital. De acordo com a publicação, as taxas do Spotify ficam entre US$ 0,003 e US$ 0,005 por stream, dependendo da quantidade de ouvintes Premium, enquanto que o YouTube e a Apple Music pagam US$ 0,00074 e US$ 0,0064 por stream, respectivamente.

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