ROCK

Peter Frampton: com doença degenerativa, músico anuncia sua turnê de despedida

By  | 

O lendário guitarrista britânico Peter Frampton anunciou que sua próxima turnê será a última. Ele revelou no último sábado (23) que tem uma doença muscular degenerativa rara que pode cessar sua habilidade em tocar guitarra.




“Desde outubro, fizemos 33 novas faixas. Eu só quero gravar o máximo que puder, entende? Agora, por razões óbvias”, disse o músico de 68 anos em entrevista á rede de televisão americana CBS.

A turnê Peter Frampton Finale Tour inicia no dia 18 de junho no Hard Rock Hotel & Casino em Tulsa, Oklahoma e finaliza no dia 12 de outubro em San Francisco, no Concord Pavilion. Os shows terão o suporte da Jason Bonham´s Led Zeppelin Evening para a maioria das datas nos EUA, além da participação de seu filho, Julian Frampton.

Nascido em Bromley, Kent, na Inglaterra em 1950, Peter Kenneth Frampton, seu nome de batismo, se interessou pela música logo aos 7 anos. Aos 12 ele tocava em uma banda chamada The Little Ravens. Seu pai, Owen Frampton, foi instrutor de arte de David Bowie.

Já em 1968, Frampton, com 18 anos, se juntou a Steve Marriott do Small Faces e formou a banda Humble Pie. Nesta época, ele participou de diversas sessões de estúdio com nomes como Jerry Lee Lewis e John Entwistle do The Who, até conhecer Pete Drake que apresentou a ele o famoso Talk Box, o qual Peter Frampton começou a utilizar em seus efeitos de guitarra, como observado em Show Me the Way.

Assinou contrato com a A&M Records em 1972 e lançou seu álbum-début Wind of Change que contou com Ringo Starr, Billy Preston e Klaus Voormann. O estrondoso sucesso veio através do álbum duplo ao vivo Frampton Comes Alive! em 1976 que contou com os sucessos Show Me the Way, Baby, I Love Your Way e Do You Feel Like We Do.

Frampton alcançou o primeiro lugar na Billboard naquele ano, vendendo mais de 8 milhões de cópias nos EUA e 11 milhões em todo o mundo. Este álbum está classificado como um dos Maiores Álbuns Ao Vivo de Todos os Tempos pela Rolling Stone e um dos mais vendidos em todos os tempos.

Outro grande sucesso do cantor é o single I´m In You de 1977.

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.