ROCK

Phil Collins se apresentou em dois continentes no mesmo dia em 1985

By  | 

Todos os anos, quando comemoramos o Dia Mundial do Rock, o que não faltam são histórias para recordar desse lendário gênero musical. E uma dessas histórias tem como personagem central o hitman Phil Collins. Decerto que todos que estavam participando daquele evento histórico naquele 13 de julho de 1985 desejavam uma apresentação especial em suas carreiras. Mas a voz do Genesis conseguiu ir além das expectativas.

Collins se apresentaria, no mesmo dia, em duas cidades situadas em dois continentes diferentes: Londres, em seu país natal e na Filadélfia nos EUA. Os dois locais foram as sedes escolhidas para a realização do Live Aid, sob o olhar de seu idealizador Sir Bob Geldof, ex-Boomtown Rats. E como tornar realidade um desafio desses?

Naquela época, Phil Collins desfrutava do grande sucesso comercial de seu terceiro álbum-solo No Jacket Required, então, sua exposição como artista era gigantesca, o que reforçou ainda mais a curiosidade dos fãs pelas duas apresentações no festival. Foram escolhidas as canções Against All Odds (Take a Look At me Now), In The Air Tonight e Long Long Way to Go e o inicio desta maratona em um Wembley com 85 mil pessoas foi um sucesso.

Phil Collins deixou o palco, correu para um helicóptero que o levou para o aeroporto de Heathrow para embarcar em um Concorde supersônico da British Airways no vôo BA 195 de 3 horas de duração rumo aos EUA: as 99 mil pessoas presentes no JFK Stadium o esperavam para a sua apresentação.

O sucesso do Live Aid foi tão grande que a organização do evento conseguiu arrecadar US$ 100 milhões para ajudar as vítmas de fome na África e foi instituído que esta data, que comemoramos ininterruptamente a 32 anos, seria o Dia Mundial do Rock.

Confira os vídeos que separamos dessa apresentação histórica de Phil Collins:

Phil Collins se apresentando No Live Aid em Wembley:

Chegando de helicóptero no aeroporto de Heathrow em Londres e embarcando no Concorde rumo aos EUA:

Rolou até cobertura ao vivo do vôo do Concorde …

… e o momento em que Phil Collins chega ao palco do JFK Stadium apresentado pelos atores Jack Nicholson e Bette Middler

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.