Plataforma TIDAL lança projeto "Cena Brasil" para promover artistas locais | The Music Journal Brazil | MTV
Connect with us
Plataforma TIDAL lança projeto "Cena Brasil" para promover artistas locais Plataforma TIDAL lança projeto "Cena Brasil" para promover artistas locais

MPB & SAMBA

Plataforma TIDAL lança projeto “Cena Brasil” para promover artistas locais

Divulgação

Published

on

A plataforma de streaming TIDAL anunciou nesta semana o seu novo projeto Cena Brasil, que selecionou curadores de cada estado brasileiro para desenvolver as playlists Nova Cena Brasil, indicando as revelações de cada lugar e Essencial Cena Brasil, para os clássicos que todo mundo deveria conhecer.

Plataforma TIDAL lança projeto "Cena Brasil" para promover artistas locais

O intuito do novo projeto teve como base a atual fase da pandemia do coronavírus, quando a indústria musical desponta como uma das mais afetadas. Cancelamentos de shows e eventos preocupam os artistas menores que não possuem outra fonte de renda.

Para o norte do país, a curadoria da playlist é assinada pelo radialista Philipe Ramos; no nordeste, Dieguito Reis, baterista da banda Vivendo do Ócio assina a curadoria, indicando o que vai rolar na lista: “Trouxe o soul baiano, o axé dos anos 90, rock e até os novos nomes do trap. Recomendo que todos comecem pela playlist Essencial pra compreender a diversidade de ritmos da região”.

Para o centro-oeste, foi escalado o produtor artístico Renato Zanon, dando destaque para a curadoria da Nova Cena, cheia de batidas diferentes que vão da música instrumental à eletrônica. Na região sudeste, o pesquisador musical carioca Jorge LZ explica como será sua lista: “O foco deve ser a abordagem que cada lugar faz frente ao estilo musical, por exemplo, aqui no Rio de Janeiro temos o concreto das montanhas e a fluidez do mar que convida as pessoas pra rua, por isso os artistas aqui tem uma liberdade de criação e um despojamento diferenciado. A base instrumental daqui é a percussão, que referencia a batida na mesa do bar e na palma da mão.”

E, por fim, na região Sul, a curadoria da playlist ficará a cargo do produtor musical Thiago Piccoli, que cuidará da Nova Cena da região: “Antes não havia representatividade, então todo mundo associava a região sul a estas bandas de rock. Felizmente hoje temos uma pluralidade que é essencial no cenário musical”.

A plataforma TIDAL ainda oferece três meses de gratuidade para que os ouvintes possam conhecer o projeto.

As Mais Lidas