Connect with us
Plataforma TIDAL lança projeto "Cena Brasil" para promover artistas locais Plataforma TIDAL lança projeto "Cena Brasil" para promover artistas locais

MPB & SAMBA

Plataforma TIDAL lança projeto “Cena Brasil” para promover artistas locais

Divulgação

Published

on

A plataforma de streaming TIDAL anunciou nesta semana o seu novo projeto Cena Brasil, que selecionou curadores de cada estado brasileiro para desenvolver as playlists Nova Cena Brasil, indicando as revelações de cada lugar e Essencial Cena Brasil, para os clássicos que todo mundo deveria conhecer.

Plataforma TIDAL lança projeto "Cena Brasil" para promover artistas locais

O intuito do novo projeto teve como base a atual fase da pandemia do coronavírus, quando a indústria musical desponta como uma das mais afetadas. Cancelamentos de shows e eventos preocupam os artistas menores que não possuem outra fonte de renda.

Para o norte do país, a curadoria da playlist é assinada pelo radialista Philipe Ramos; no nordeste, Dieguito Reis, baterista da banda Vivendo do Ócio assina a curadoria, indicando o que vai rolar na lista: “Trouxe o soul baiano, o axé dos anos 90, rock e até os novos nomes do trap. Recomendo que todos comecem pela playlist Essencial pra compreender a diversidade de ritmos da região”.

Para o centro-oeste, foi escalado o produtor artístico Renato Zanon, dando destaque para a curadoria da Nova Cena, cheia de batidas diferentes que vão da música instrumental à eletrônica. Na região sudeste, o pesquisador musical carioca Jorge LZ explica como será sua lista: “O foco deve ser a abordagem que cada lugar faz frente ao estilo musical, por exemplo, aqui no Rio de Janeiro temos o concreto das montanhas e a fluidez do mar que convida as pessoas pra rua, por isso os artistas aqui tem uma liberdade de criação e um despojamento diferenciado. A base instrumental daqui é a percussão, que referencia a batida na mesa do bar e na palma da mão.”

E, por fim, na região Sul, a curadoria da playlist ficará a cargo do produtor musical Thiago Piccoli, que cuidará da Nova Cena da região: “Antes não havia representatividade, então todo mundo associava a região sul a estas bandas de rock. Felizmente hoje temos uma pluralidade que é essencial no cenário musical”.

A plataforma TIDAL ainda oferece três meses de gratuidade para que os ouvintes possam conhecer o projeto.

MPB & SAMBA

Alceu Valença: confira as 20 músicas mais tocadas do artista nos últimos 5 anos

Published

on

Alceu Valença: confira as 20 músicas mais tocadas do artista nos últimos 5 anos
Divulgação | Instagram

O cantor e compositor pernambucano Alceu Valença, um dos nomes mais importantes da música popular brasileira, completou 74 anos nesta quarta-feira (1). Com isso, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) recorreu ao seu banco de dados, um dos maiores da América Latina, para identificar quais foram as músicas mais tocadas entre os anos de 2015 e 2019.

Alceu Valença: confira as 20 músicas mais tocadas do artista nos últimos 5 anos

Foto: Divulgação | Instagram

Nesses cinco anos, quase 65% dos rendimentos em direitos autorais pela execução pública de música destinados ao cantor foram referentes aos segmentos de shows, música ao vivo e rádios.

O Ecad identificou que Alceu Valença tem atualmente 298 canções e 597 gravações cadastradas na instituição. Além de Anunciação, clássico de 1983, se encontrar na liderança do ranking, outras canções do artistas também ganharam destaque, como as músicas Tropicana, La Belle de Jour, Táxi Lunar e Como Dois Animais.

O ranking se baseia nas reproduções de músicas que ocorrem nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval, Festa Junina, Show e Música ao Vivo).

Confira as 20 músicas mais escutadas de Alceu Valença nos últimos cinco anos:

1. Anunciação
2.Tropicana
3. La belle de jour
4. Táxi lunar
5. Como dois animais
6. Girassol
7. Coração bobo
8. Caravana
9. Ciranda da rosa vermelha
10. Solidão
11. Pelas ruas que andei
12. Cabelo no pente
13. Bicho maluco beleza
14. Dia branco
15. Eu quero ver você dizer que eu sou ruim
16. Estação da luz
17. Flor de tangerina
18. Papagaio do futuro
19. Na primeira manhã
20. Cavalo de pau

Continue Reading

MPB & SAMBA

Isabela Moraes lança clipe do single “Do Contra” só com mulheres

Published

on

Isabela Moraes lança clipe do single "Do Contra" só com mulheres
Leo Aversa

A cantora Isabela Moraes lançou nesta quarta-feira (1) o clipe do single Do Contra, o qual a artista convidou apenas mulheres para participarem do registro audiovisual. A faixa é parte integrante do álbum Estamos Vivos e já está disponível em todas as plataformas digitais pela gravadora Deck.

Isabela Moraes lança clipe do single "Do Contra" só com mulheres

Foto: Leo Aversa

“Convidei mulheres fortes para serem vozes e forças minhas”, explica Isabela Moraes. “Elas surgem com a mensagem de deixar no passado um modelo estranho e tórrido de romantizar o sofrimento. Podem ser meus muitos eus mas podem também ser a representação de todo o poder feminino contido em cada uma de nós”, completa.

Isabela Moraes contou, entre as suas convidadas, com nomes como Bruna Caram, Gabi da Pele Preta, Agda Moura e Luiza Fittipaldi. Também participam do clipe as atrizes Ingrid Gaigher, Gheuza Sena Ceronha Pontes e Sophia Williams e a bailarina Lili Rocha. A direção ficou a cargo da própria Isabela Moraes em parceria com André Brasileiro.

Confira:

Continue Reading

MPB & SAMBA

Lenine revisita sua trajetória artística na série Deezer Essenciais

Published

on

Lenine revisita sua trajetória artística na série Deezer Essenciais
Reprodução | Instagram

A série Essenciais da plataformas digital Deezer lançou sua entrevista exclusiva com o cantor e compositor Lenine, que foi realizada à distância, durante a atual quarentena do coronavírus.

Lenine revisita sua trajetória artística na série Deezer Essenciais

Foto: Reprodução | Instagram

Inicialmente, a nova forma de interação para a entrevista agradou o cantor: “Imagina toda essa situação sem essas ferramentas que permitem que a gente possa burlar de certa forma esse isolamento e ficar próximo, apesar de distantes?”, questiona o artista logo no início do bate papo com a jornalista e apresentadora Roberta Martinelli.

Lenine revisita sua trajetória artística na série Deezer Essenciais

Foto: Divulgação | Deezer

O bate-papo revisita toda a trajetória do cantor, desde os anos como aluno da faculdade no curso de engenharia química em 1979, quando trancou e migrou para o Rio de Janeiro, até quando decidiu em se transformar em um “fazedor de canções”, até os dias atuais.

Lenine, que revisita toda a sua carreira em Essenciais, recordará de seus primeiros passos na indústria fonográfica quando lançou o seu primeiro álbum Baque Solto em 1983 até o momento em que Elba Ramalho, uma de suas referências, grava A Roda de Tempo de sua autoria. Ele definiria a célebre cantora como “uma grande janela, não só pra mim, mas para vários compositores e cantores nordestinos. Sendo voz dessa cultura, ela deu essa sobrevivência a muitos artistas”.

Confira:

https://www.deezer.com/episode/195120122?utm_source=deezer&utm_content=episode-195120122&utm_term=131151543_1593706917&utm_medium=web

Continue Reading

As Mais Lidas