Connect with us

Digite aqui o que você está procurando!

CLASSICA

Violinista brasileiro Plínio Fernandes assina com a gravadora Decca 

Violinista brasileiro Plínio Fernandes assina com a gravadora Decca
Foto: Universal Music | Decca Records

A lendária gravadora Decca, sob seu selo Decca Gold como parte da Universal Music Group, acaba de anunciar a contratação do violinista brasileiro Plínio Fernandes, de 27 anos. O artista lançará seu álbum de estreia Saudade no dia 8 de julho.

Fernandes já disponibilizou a primeira faixa de seu novo trabalho. Trata-se de Assanhado, que já está em todas as plataformas digitais e ainda conta com um vídeo no YouTube.

“É realmente um sonho realizado: a oportunidade de ser contratado pela Decca Gold”, inicia Plínio Fernandes. “Todos os meus heróis gravaram para o selo, especialmente o Andrés Segovia. Ser o escolhido para levar adiante esse legado é incrível, mas uma grande responsabilidade.”

Violinista brasileiro Plínio Fernandes assina com a gravadora Decca

Foto: Universal Music | Decca Records

Nascido e criado em São Paulo (SP), o talento musical de Plínio Fernandes o levou por todo o mundo, inclusive a Royal Academy of Music, em Londres, onde recebeu seu diploma de mestrado e vive há sete anos. Com Saudade, uma fascinante coleção de obras para violão solo, Plínio faz sua estreia promissora em estúdio para a Decca Gold, tecendo todos os seus amores musicais e contando em som sua complexa e cativante história internacional.

“Escolhi músicas que cresci ouvindo”, explica Plínio, “e em muitos casos me apaixonei pelo violão através delas”.

O álbum conta com os convidados especiais Sheku Kanneh-Mason no violoncelo para a fluida e lírica Bachianas Brasileiras No. 5: I. Aria (Cantilena) de Villa-Lobos, Braimah Kanneh-Mason no violino em Menino e a renomada cantora Maria Rita numa interpretação de O Mundo É Um Moinho.

Plínio já havia trabalhado antes com Sheku Kanneh-Mason quando participou do álbum de Sheku Elgar com a faixa Scarborough Fair, e ainda no episódio Imagine do documentário da BBC This House is Full of Music, que gira em torno da família Kanneh-Mason.

Violinista brasileiro Plínio Fernandes assina com a gravadora Decca

Foto: Universal Music | Decca Records

Ouvimos Plínio evocar seu amor por um lar distante, o Brasil, um amor saudoso que torna ainda mais tangível a expressão apaixonada de seu trabalho no violão: “Encontrei um lar em Londres e pretendo ficar”, diz ele, “mas o título Saudade significa nostalgia, a falta de algo, que é literalmente o que sinto aqui. A maneira como me conecto com o Brasil e minha identidade como artista brasileiro é através da música.”

Assim, Plínio apresenta um set virtuoso e altamente melódico que abrange uma ampla gama: desde os famosos Cinco Prelúdios de Heitor Villa-Lobos – imponente representante da música clássica brasileira do século XX — até as canções atemporais de Antônio Carlos Jobim, Milton Nascimento, Jacob do Bandolim, Violeta Parra, Edu Lobo, Cartola, entre outros.

Além de lançar Saudade, Plínio Fernandes também é engajado com a educação musical e foi recentemente convidado a se tornar embaixador da instituição filantrópica Music Masters. Neste cargo, ele irá se apresentar, ensinar e orientar jovens músicos nas escolas, levando adiante as tradições e práticas pedagógicas que o iniciaram em seu caminho.

Confira o conteúdo completo do novo álbum de Plínio Fernandes na Decca Records:

1. Assanhado — Jacob do Bandolim
2. The Girl From Ipanema — Antônio Carlos Jobim
3. Beatriz — Edu Lobo, Chico Buarque
4. Aquarelle: II. Valseana — Sérgio Assad
5. Aquarela do Brasil — Ary Barroso
6. Bachianas brasileiras No. 5: I. Aria (Cantilena): Adagio (feat. Sheku Kanneh-Mason) — Heitor Villa-Lobos
7. Ponta de Areia — Milton Nascimento, Fernando Brant
8. 5 Preludes, W419: No.1 in E Minor — Heitor Villa-Lobos
9. 5 Preludes, W419: No. 2 in E Major — Heitor Villa-Lobos
10. 5 Preludes, W419: No. 3 in A Minor — Heitor Villa-Lobos
11. 5 Preludes, W419: No. 4 in E Minor — Heitor Villa-Lobos
12. 5 Preludes, W419: No. 5 in D Major — Heitor Villa-Lobos
13. O Mundo É Um Moinho (feat. Maria Rita) — Angenor de Oliveira
14. Recuerdos de Ypacarai — Zulema de Mirkin, Demetrio Ortíz
15. Samba Do Avião — Antônio Carlos Jobim
16. Gracias A La Vida — Violeta Parra
17. Se todos fossem iguais a você / Águas de Março Medley — Antônio Carlos Jobim
18. Menino (feat. Braimah Kanneh-Mason) — Sérgio Assad

Leia também

SERTANEJO

A cantora Mari Fernandez lançou na semana passada sua versão da música Dizem Que Sou Louca, do compositor Renato Moreno, versionista oficial da canção...

ROCK

Um dos maiores nomes do pop/rock brasileiro, Day Limns, se apresenta no dia 14 de abril, no Sesc Belenzinho, em São Paulo. O show...

POP

Após dois anos de hiato, a cantora Clau retorna aos palcos com seu novo show. A estreia acontece na Casa Natura Musical nesta quinta-feira,...

REGGAE

Reconhecido no cenário do reggae nacional, o cantor e compositor Luc DubWise lança Carta Para Maitê, um single emocionante que narra a jornada de...