Connect with us

O Popload Festival, um dos eventos de música mais consistentes e autênticos do país, revelou nesta quinta-feira (16) parte do seu line-up para o seu sétimo ano com um total de 10 horas ininterruptas de música. Esta será uma edição histórica pois contará com a lenda punk Patti Smith em São Paulo.

Além disso, a escalação tem o supergrupo The Raconteurs, do gênio Jack White, a rapper inglesa Little Simz e o trio texano Khruangbin, todos estreando em palco brasileiro. As adoradas Beirut e Hot Chip voltam ao Brasil em nova fase e com novos trabalhos de divulgação. A cantora baiana Luedji Luna representa a cena nacional com cortejo especial do bloco afro Ilê Aiyê.

A edição do festival em 2019, que acontecerá no feriado nacional do dia 15 de novembro no Memorial da América Latina, marca o início da associação do Grupo Popload com a Time For Fun (T4F).

Uma das principais figuras femininas da história da música e com suas cinco décadas a serviço não só de canções, mas também da arte e da literatura, é difícil acreditar que Patti Smith nunca tenha se apresentado em São Paulo, seja em eventos musicais ou literários (ela veio ao Brasil em 2006, mas passou apenas por Curitiba e Rio de Janeiro).

Considerada a precursora do punk, seu disco de estreia Horses, de 1975, com uma sonoridade crua e direta, foi essencial para o movimento que surgia em Nova York nos anos 1970. Mais de 40 anos depois, sua presença continua marcante tanto em manifestações artísticas como políticas: as letras, os livros, poemas, seus posts em redes sociais e o já tradicional spoken word das apresentações ao vivo são sempre marcados pelo engajamento em causas humanitárias e ambientalistas. Seus shows são viscerais e transformadores.

Através das músicas e dos discursos pontuais, ela convida os fãs a participarem ativamente de cada trecho da performance, conscientizando e emocionando. Patti Smith influenciou toda uma geração do rock, de Michael Stipe, do R.E.M, a Courtney Barnett, passando por Karen O (Yeah Yeah Yeahs), The Smiths, Sonic Youth, U2 e Florence and The Machine, citando apenas alguns. Com onze discos no repertório, Because the Night, hit de 1978 escrito em parceria com Bruce Springsteen, continua sendo sua canção mais conhecida, ao lado de People Have the Power (do disco Dream of Life, de 1988). Outros sucessos incluem Gloria, Free Money e Redondo Beach.

Esta será a primeira apresentação do The Raconteurs no Brasil! Além do fenômeno Jack White, o supergrupo americano é formado por Brendan Benson, Jack Lawrence e Patrick Keeler, todos bem-sucedidos com suas respectivas bandas e projetos.

Grupo que marcou época no indie no fim da década passada, o Raconteurs voltou à ativa depois de sete anos de hiato (e dez anos após o lançamento do último disco). O primeiro single, Steady as She Goes, lançado em 2006, foi indicado ao Grammy e ficou em segundo lugar na lista de melhor música do ano pela revista Rolling Stone.

O hit levou o álbum de estreia Broken Boy Soldiers ao segundo lugar nas paradas do Reino Unido (e ao sétimo nas americanas), além de render à banda uma turnê de oito shows com Bob Dylan e mais uma indicação ao Grammy como Melhor Álbum de Rock. Após o lançamento do segundo disco (Consolers of the Lonely), tocaram em festivais como Glastonbury, Lollapalooza e Coachella. O álbum foi indicado a dois Grammy, levando o prêmio de Melhor Engenharia de Som. Em 2018, presentearam os fãs com duas músicas inéditas que estarão no novo álbum Help Us Stranger, que chega às lojas em junho.

Os ingressos para o Popload Festival custam a partir de R$190 e já podem ser adquiridos através do site www.ticketload.com.

Continue Reading
Advertisement

As Mais Lidas