Connect with us
Praticar dança é eficaz no combate à depressão, revela universidade Praticar dança é eficaz no combate à depressão, revela universidade

MERCADO

Praticar dança é eficaz no combate à depressão, revela universidade

Brasil é recordista mundial em prevalência de transtornos de ansiedade: 18,6 milhões de pessoas sofrem com o problema

Divulgação

Published

on

Se antes dançar era apenas motivo de descontração em festas e baladas, hoje a prática significa adquirir saúde, equilíbrio e bem-estar emocional. Dentre diversas modalidades, ela contribui na prevenção e tratamento das chamadas doenças do século. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, 300 milhões pessoas enfrentam a depressão no mundo.

Já o Brasil é recordista mundial em prevalência de transtornos de ansiedade: 9,3% da população sofre com o problema. Ao todo, são 18,6 milhões de pessoas.

Praticar dança é eficaz no combate à depressão, revela universidade

Para evitar que o estresse do dia a dia evolua para transtornos mentais mais graves, médicos e educadores físicos propõem uma abordagem mais leve e descontraída.

“As aulas de dança trabalham ritmo, marcação e estimulam as atividades cerebrais, ao mesmo tempo em que proporcionam o convívio social e entretêm todas as idades”, esclarece a professora de Zumba e FitDance, Camila Araújo, também instrutora do Programa Rua da Gente, promovido pela Prefeitura de São Paulo em parceria com a Imelc – Instituto Movimento ao Esporte Lazer e Cultura, que disponibiliza aulas de dança gratuitas aos finais de semana.

De acordo com estudo da Universidade La Salle – realizado com mais de 265 mil pessoas de 20 países diferentes – independentemente de idade ou localização geográfica, a atividade física funciona como prevenção à depressão: “Este estudo especificamente se refere à prevenção, e não ao tratamento. Há bastante evidência na literatura de que, para pessoas que têm depressão, o exercício pode ajudar a aliviar sintomas. Mas o nosso estudo especificamente é um marco dizendo que quem não tem depressão hoje tem um risco menor de desenvolver depressão no futuro se fizer atividade física”, explica Felipe Schuch, professor da instituição.

“Enquanto o corpo acompanha a música, a mente libera substâncias como a endorfina e serotonina, que emitem sensação de felicidade, bem-estar e, consequentemente, reduzem dores crônicas e melhoram o condicionamento físico”, complementa Camila Araújo.

Como em qualquer atividade física, a produção de endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina, hormônios conhecidos como o “quarteto da felicidade”, produzem a sensação do prazer. Por isso, a mente necessita detectar uma situação favorável e ser desligada em seguida, como ocorre na dança que possui duração necessária para a liberação dos hormônios.

“Quando dizemos que quem dança é mais feliz, estamos falando de algo comprovado pela ciência. Faz bem para a nossa saúde física, mental e emocional”, finaliza a professora de dança.

Aulas gratuitas em São Paulo

Este fim de semana, a partir das 13h, o Programa Rua da Gente e a instrutora Camila levarão animação e muita dança aos parques das zonas Leste, Norte e Sul de São Paulo. As atividades são gratuitas, incluindo aulas de Zumba, FitDance, street dance, dança de salão, além de sessões de meditação, oficinas e apresentações culturais ao ar livre.

Para saber sobre os próximos locais e horários das aulas no Rua da Gente, acesse: www.ruadagente.com.br

Continue Reading

MERCADO

Karol G conquista Certificação de Ouro no Brasil com o single “Tusa” 

Published

on

Karol G conquista Certificação de Ouro no Brasil com o single "Tusa" 
Divulgação

A cantora colombiana Karol G, vencedora do Grammy Latino de 2018 como Melhor Artista Revelação, acaba de receber o Certificado de Ouro no Brasil pelo single Tusa, que traz a colaboração de Nicki Minaj. As infoformações são da Universal Music.

Karol G conquista Certificação de Ouro no Brasil com o single "Tusa" 

A cantora figura no Top 10 de artistas globais no YouTube e Tusa está na segunda posição dos vídeos globais mais vistos da plataforma, superando 302 milhões de views.

Karol G é a artista feminina latina número 1 no mundo e uma das mais importantes representantes da música urbana.

No último dia 11, Karol apresentou a canção no programa The Tonight Show With Jimmy Fallon, uma das maiores audiências da TV norte-americana.

Assista agora:

Continue Reading

MERCADO

Brasil foi o sexto país que mais falou sobre K-Pop no Twitter em 2019

Música pop coreana foi assunto de 6,1 bilhões de Tweets no mundo no ano passado

Published

on

Brasil foi o sexto país que mais falou sobre K-Pop no Twitter em 2019
Divulgação

Com fãs espalhados por todas as partes do mundo, o K-pop (música pop coreana) segue mostrando sua força no Twitter. Em 2019, foram registrados globalmente, 6,1 bilhões de tweets sobre o assunto, o que representa um crescimento de 15% em relação a 2018.

Brasil foi o sexto país que mais falou sobre K-Pop no Twitter em 2019

Os brasileiros deram uma contribuição importante para essa conversa: o Brasil foi o sexto que mais Tweetou sobre K-pop em 2019, atrás apenas de países asiáticos e dos Estados Unidos.

Grupo BTS teve o tweet mais o retweetado do ano em 2019

Os milhares de fãs do BTS ajudaram os meninos coreanos a quebrar mais um recorde. Um tweet publicado pelo perfil do grupo, em que o membro Jungkook dança ao som da música Bad Guy, de Billie Eilish, tornou-se o mais retweetado em todo o mundo no ano de 2019.

O BTS também foi o grupo de k-pop mais mencionado no Twitter no ano passado, a frente do EXO e GOT7.

Confira abaixo o ranking dos países que mais falaram sobre K-Pop no Twitter em 2019:

1) Tailândia
2) Coreia do Sul
3) Indonésia
4) Estados Unidos
5) Filipinas
6) Brasil
7) Malásia
8) Japão
9) México
10) Argentina

Continue Reading

MERCADO

Feira de Discos de São Paulo acontece em fevereiro 

Considerado o maior do gênero do país, evento é ampliado e passa a englobar também a venda de CD’s e aparelhos de som

Published

on

Feira de Discos de São Paulo acontece em fevereiro 
Divulgação

Colecionadores de discos e CD’s têm um motivo muito especial para conferir a Feira de Discos de São Paulo, considerada a maior do gênero por trazer expositores de todo o Brasil. O evento acontece no dia 9 de fevereiro, no Hoops Park (Praça Olavo Bilac, 38), localizado no bairro da Santa Cecília, região central da capital.

Feira de Discos de São Paulo acontece em fevereiro 

“Esta será a primeira vez que este bairro, que vem se tornando cada dia mais boêmio e com vocação cultural, recebe uma Feira de Discos”, conta Marcio Custódio, responsável pela realização do evento.

Além dos “bolachões” e dos CD’s (recentemente incorporados), o público também poderá comprar toca-discos a partir de R$ 300.

O evento é gratuito e contará com food trucks e a participação de um DJ. O público também pode trocar discos com os cerca de 100 expositores.

Em plena era digital, o sucesso da Feira de Discos deve-se ao fato de ser abrangente e eclética, com a participação de pessoas de diferentes tribos e perfis que em comum têm a paixão pela música de todos os gêneros: rock, soul, jazz, samba, funk, indie, MPB, afro-beat, bossa-nova, música clássica, metal, blues e jovem guarda. Há discos para todos os gostos, bolsos e gerações.

Feira de Discos de Vinil & CDs
9 de Fevereiro de 2020
Hoops Park (Praça Olavo Bilac, 38 – Santa Cecília, São Paulo – SP)
Informações: http://feiradediscos.tumblr.com/
Facebook: http://www.facebook.com/feiradediscos.sp/
Instagram: @locomotivadiscos
Organizador: Locomotiva Discos

Continue Reading

As Mais Lidas