Connect with us
Prince: álbum clássico "1999" é relançado com 35 faixas inéditas Prince: álbum clássico "1999" é relançado com 35 faixas inéditas

JAZZ SOUL R&B

Prince: álbum clássico “1999” é relançado com 35 faixas inéditas

The Prince Estate e a Warner Music disponibilizam o disco em todas as plataformas digitais

Divulgação | Warner Music Brasil

Published

on

Considerado um dos álbuns duplos mais icônicos e influentes da história, o 1999 do Prince, foi lançado em um grande momento de virada na carreira do artista. Após anos sendo relegado às paradas de R&B, o cantor experimentou a primeira transição real com os megahits Little Red Corvette, 1999 e Delirious, quebrando barreiras com a mistura revolucionária de rock, funk, R&B e new wave pop, fazendo história e tornando-se um dos primeiros artistas negros a ter vídeos em alta rotação na MTV.

Prince: álbum clássico "1999" é relançado com 35 faixas inéditas

As músicas incluídas no 1999 são apenas uma pequena amostra do trabalho que estava saindo do Prince nos períodos intensamente prolíficos de 1981 e 1982. Além do próprio material, o artista também estava criando faixas que daria aos “apadrinhados” Vanity 6 e The Time, e gravando dezenas de músicas que seriam guardadas para possível uso posterior, arquivando-as no crescente baú de material inédito.

Nesta sexta-feira (29), o The Prince State, em parceria com a Warner Music, relança 1999 em todas as plataformas digitais, com o álbum atemporal remasterizado pela primeira vez e 35 faixas inéditas do lendário baú do Prince, que mostram o fluxo criativo que o artista utilizou durante essa época.

A Super Deluxe Edition traz aos fãs todo o material de áudio que Prince lançou oficialmente por volta de 1982, além de 23 faixas de estúdio inéditas que foram gravadas entre novembro de 1981 e janeiro de 1983, e os áudios de uma apresentação completa ao vivo da turnê de divulgação do álbum gravada no final do show (o segundo de dois naquele dia) em Detroit (EUA), em 30 de novembro de 1982.

Fricke observa: “Uma edição histórica de visão, habilidade e urgência – uma imersão sem precedentes no momento frenético e no mundo privado do trabalho de Prince em 1981 e 1982, a caminho da profunda descoberta de seu quinto álbum de estúdio, 1999”.

O box digital 1999 lança uma luz forense sobre a produção criativa desse músico, compositor, produtor e intérprete verdadeiramente único em um ponto crucial da carreira do artista, e demonstra por que a alma do seu trabalho insuperável continua a gerar tanto amor e paixão por todo o mundo.

“Eu não queria fazer um álbum duplo, mas continuei escrevendo … sempre comparo a composição com uma garota entrando pela porta. Você não sabe como ela será, mas de repente, lá está ela” – disse Prince, em novembro de 1982.

Ouça a versão Deluxe de 1999:

As Mais Lidas