Connect with us

Digite aqui o que você está procurando!

ENTRETENIMENTO

Programa ‘Metrópolis’ celebra 35 anos com novo documentário

Programa 'Metrópolis' celebra 35 anos com novo documentário
Foto: Nadja Kouchi

Estreia na TV Cultura no dia 1º de outubro, o documentário Metrópolis 35 Anos. A produção faz um mergulho na história do programa e mostra como ele acompanhou as transformações nas artes, na cultura, nos costumes e na própria sociedade brasileira nas últimas três décadas e meia. A produção audiovisual vai ao ar na emissora às 20h.

Metrópolis 35 Anos revisita o primeiro cenário, uma miniatura da cidade de São Paulo – com direito a um bar onde os entrevistados podiam tomar cerveja. As obras de grandes artistas plásticos feitas exclusivamente para o programa, e que hoje compõem um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do país, também ganham destaque na produção; assim como as vinhetas, aberturas e trilhas que marcaram as diversas fases da atração.

Programa 'Metrópolis' celebra 35 anos com novo documentário

Foto: Nadja Kouchi

Atuais e antigos apresentadores, como Cuca Lazzarotto, Lorena Calabria, Cadão Volpato e Marina Person, lembram os momentos mais marcantes, as viagens, as grandes reportagens, os perrengues do “ao vivo”, e as longas entrevistas feitas no estúdio, nos palcos, coxias e nas ruas. Também relembram os artistas que foram lançados no programa, como a primeira vez de Marisa Monte na televisão e o primeiro disco de Cássia Eller.

Artistas como Lázaro Ramos, Antonio Fagundes, Denise Fraga, Tom Zé e Liniker, entre tantos outros, contam como suas trajetórias foram acompanhadas de perto pelo Metrópolis. OSGEMEOS lembram das primeiras reportagens feitas nos primórdios do movimento hip hop no Largo São Bento, no centro de São Paulo. E, ao final, preparam uma surpresa para o documentário.

Há ainda a participação de profissionais que marcaram a história do programa, como Ernesto Hypolito, Hélio Goldsztejn e outros. O documentário Metrópolis 35 Anos também poderá ser assistido em breve no Cultura Play.

Sobre o programa

O Metrópolis foi ao ar pela primeira vez em abril de 1988, ano da promulgação da Constituição Cidadã, período importante para a redemocratização do país. É nesse contexto, de liberdade e desejo de mudança, que surge o que se tornaria o mais longevo e importante programa de arte e cultura da TV brasileira.

Leia também

SERTANEJO

A cantora Mari Fernandez lançou na semana passada sua versão da música Dizem Que Sou Louca, do compositor Renato Moreno, versionista oficial da canção...

ROCK

Um dos maiores nomes do pop/rock brasileiro, Day Limns, se apresenta no dia 14 de abril, no Sesc Belenzinho, em São Paulo. O show...

POP

Após dois anos de hiato, a cantora Clau retorna aos palcos com seu novo show. A estreia acontece na Casa Natura Musical nesta quinta-feira,...

REGGAE

Reconhecido no cenário do reggae nacional, o cantor e compositor Luc DubWise lança Carta Para Maitê, um single emocionante que narra a jornada de...