Connect with us

O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo homenageará a Rússia no concerto que acontece nesta quinta-feira (24) as 20h na Sala do Conservatório (Praça das Artes) encerrando a série Olimpadas em que o emsemble octogenário homenageou ao longo do ano os países que fizeram história nos jogos. Haverá um ensaio aberto e gratuito hoje (23) às 18h também na Sala do Conservatório.

No palco, duas obras bastante contrastantes entre si: a noite começa com uma das peças mais românticas do repertório camerístico, o Quarteto n° 2 de Alexander Borodin, bastante famoso do grande público já que serviu de tema de várias obras de cinema, teatro e televisão, como o musical Kismet, de Robert Wright e George Forrest, que estreou na Broadway em 1953, sendo adaptado para o cinema em 1955. A direção do filme foi assinada por Vincente Minnelli. Composta em 1881, a obra traz um tom bastante luminoso e solar.

Do lado oposto, a segunda peça da noite é o Quarteto n° 8 de Dmitri Shostakovich, compositor bastante profílico para este formato ele compôs 15 quartetos de cordas, sendo que esta a compôs em meio a uma turbulência emocional e de crises pessoais, refletindo este momento com tom pessimista e uma canção bastante obscura.

Praça das Artes – Sala do Conservatório

Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo
Série Olimpíadas – Rússia

Bettina Stegmann, violino
Nelson Rios, violino
Marcelo Jaffé, viola
Robert Suetholz, violoncelo

Programa:
ALEXANDER BORODIN Quarteto n°02
I. Allegro moderato
II. Scherzo. Allegro
III. Notturno. Andante
IV. Finale. Andante – Vivace

DMITRI SHOSTAKOVICH Quarteto No.8, op.110
I. Largo
II. Allegro molto
III. Allegretto
IV.Largo
V.Largo

Praça das Artes – Sala do Conservatório
Av. São João, 281– Centro – São Paulo.
Próximo às estações Anhangabaú e República do Metrô
Ingressos: R$ 25 (meia-entrada para aposentados, maiores de 60 anos, professores da rede pública e estudantes)
Capacidade: 200 lugares
Duração: Aproximadamente 60 minutos

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.

Continue Reading

CLASSICA

Petrobras Sinfônica apresentará concerto “Bohemian Rhapsody” em São Paulo

Trilha sonora do filme sobre Freddie Mercury, vocalista da banda Queen, será interpretada em versão sinfônica inédita no Espaço das Américas

Published

on

Orquestra Petrobras Sinfônica apresentará concerto "Bohemian Rhapsody" em São Paulo
Divulgação

Após o sucesso do filme Bohemian Rhapsody, que mostra a trajetória de Freddie Mercury e seus companheiros da banda Queen, no dia 30 de janeiro a Orquestra Petrobras Sinfônica leva para o palco do Espaço das Américas uma versão sinfônica inédita da trilha sonora do longa-metragem.

Orquestra Petrobras Sinfônica apresentará concerto "Bohemian Rhapsody" em São Paulo

De volta a São Paulo, com regência de Felipe Prazeres e arranjos assinados por Alexandre Caldi e Itamar Assiere, o concerto contará com um conjunto de 46 músicos.

Freddie Mercury e seus companheiros Brian May, Roger Taylor e John Deacon mudaram o mundo da música ao formar a banda Queen, durante a década de 1970. Narrando a história de um dos principais grupos de rock da época, desde a sua criação até o falecimento de Mercury, o filme Bohemian Rhapsody foi um sucesso de público e crítica, sendo vencedor de quatro estatuetas no Oscar.

Na programação, músicas como Bohemian Rhapsody, canção escrita por Freddie para o disco A Night at the Opera (1975); Love of my life, que também integra o mesmo álbum e foi interpretada pela banda na primeira edição do Festival Rock in Rio, sendo lembrada como um dos momentos mais marcantes do evento; Under Pressure, que marcou a parceria entre o Queen e David Bowie; We Are the Champions, considerada a música de maior sucesso da banda; além de Don’t Stop Me Now, We Will Rock You, entre outras.

O concerto integra uma série de iniciativas da Petrobras Sinfônica para popularizar a música clássica e renovar o público do gênero.

Os ingressos, que custam entre R$ 60 e R$ 320, podem ser adquiridos nas bilheterias do local (de segunda a sábado das 10h às 19h – sem taxa de conveniência ) ou online pelo site Ticket 360.

Continue Reading

CLASSICA

Alexandre Tharaud lança projeto “Contemporary Concertos”

Trabalho reúne gravação de obras inéditas compostas especialmente para o pianista francês

Published

on

Alexandre Tharaud lança projeto "Contemporary Concertos"
Divulgação

Pianista eclético e criativo, Alexandre Tharaud não cansa de surpreender os fãs da música de concerto e a crítica especializada em geral. Os interesses musicais do artista vão do barroco à música contemporânea, passando também pela música popular francesa dos anos 1920.

Alexandre Tharaud lança projeto "Contemporary Concertos"

Prova disso é o álbum Contemporary Concertos, já disponível mundialmente em todas as plataformas digitais pela Warner Music via Parlophone Records.

Inovando mais uma vez, Tharaud nos brinda agora com gravações inéditas de três concertos para piano esteticamente diversos que foram compostos especialmente para ele. Left Alone (concerto para a mão esquerda e orquestra) de Dane Hans Abrahamsen, composição de 2015; Future is a Faded Song (para piano e orquestra), do francês Gérard Pesson, composta em 2012; e Kuleshov (2015-2017) composta pelo francês argentino Oscar Strasnoy.

Strasnoy disse que o concerto foi “inspirado pelo fraseado único e inimitável de Alexandre Tharaud e pela clareza de tocar”. Sem dúvida, essas palavras poderiam se aplicar aos três trabalhos do álbum.

Alexandre Tharaud é um solista requisitado. Se apresenta à frente de muitas das principais orquestras do mundo. Compromissos recentes de concertos incluem o Royal Concertgouwest, Cleveland e Philadelphia Orchestras, London Philharmonic e hr-Sinfonieorchester Frankfurt.

Como recitalista, Tharaud é um convidado regular nos teatros mais prestigiados do mundo. Os destaques da última temporada incluíram recitais na Philharmonie de Paris, Wigmore Hall, Muziekgebouw Amsterdam, Frankfurt Alte Oper, Teatro Colon Buenos Aires, uma passagem pelo Brasil na Sala São Paulo em 2019 e extensas turnês no Japão, China e Coreia.

Ouça o álbum:

Continue Reading

CLASSICA

Pianista Fazil Say revisita Beethoven em álbum de sonatas

Em uma homenagem a Ludwig Van Beethoven no ano de seu 250º aniversário,
músico turco lança sonatas completas para piano

Published

on

Pianista Fazil Say revisita Beethoven em álbum de sonatas
Divulgação | Warner Music Brasil

Marcando o 250º aniversário de Beethoven de maneira heroica, Fazil Say registrou todas as 32 sonatas para piano do compositor. Ele vê as sonatas como “um texto sagrado para músicos” e Beethoven como “um compositor revolucionário que começa a criar músicas 50 a 100 anos antes de seu tempo”, acrescentando que: “quando interpretamos o trabalho de um compositor, precisamos permanecer fiéis a isto”.

Pianista Fazil Say revisita Beethoven em álbum de sonatas

Em outras palavras, precisamos nos sentir como um compositor. As composições devem ser interpretadas com o mesmo frescor de uma peça musical completamente nova que acaba de ser criada”. Beethoven Complete Piano Sonatas já está disponível em todas as plataformas digitais pela Warner Classics via Parlophone Records.

Com seus extraordinários talentos pianísticos, Fazil Say tem sensibilizado audiências e a crítica especializada por mais de vinte e cinco anos, de uma maneira que se tornou rara no mundo da música clássica cada vez mais materialista e elaboradamente organizado. Concertos com este artista são algo diferente.

Pianista Fazil Say revisita Beethoven em álbum de sonatas

Eles são mais diretos, mais abertos, mais emocionantes; em resumo, eles vão direto ao coração. Foi exatamente isso que o compositor Aribert Reimann pensou em 1986, quando, durante uma visita a Ancara, teve a oportunidade, mais ou menos por acaso, de apreciar a atuação do pianista de dezesseis anos.

Ele imediatamente pediu ao pianista americano David Levine, que o acompanhava na viagem, para ir ao conservatório da cidade, usando a frase que se tornou amplamente citada: “você precisa ouvi-lo, esse garoto toca como um demônio”.

Confira:

https://open.spotify.com/album/3H6ecMXLalw0lH1Wcn5YYa

Continue Reading

As Mais Lidas