CLASSICA

Quarteto de Cordas de São Paulo homenageia a Rússia

By  | 

O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo homenageará a Rússia no concerto que acontece nesta quinta-feira (24) as 20h na Sala do Conservatório (Praça das Artes) encerrando a série Olimpadas em que o emsemble octogenário homenageou ao longo do ano os países que fizeram história nos jogos. Haverá um ensaio aberto e gratuito hoje (23) às 18h também na Sala do Conservatório.

No palco, duas obras bastante contrastantes entre si: a noite começa com uma das peças mais românticas do repertório camerístico, o Quarteto n° 2 de Alexander Borodin, bastante famoso do grande público já que serviu de tema de várias obras de cinema, teatro e televisão, como o musical Kismet, de Robert Wright e George Forrest, que estreou na Broadway em 1953, sendo adaptado para o cinema em 1955. A direção do filme foi assinada por Vincente Minnelli. Composta em 1881, a obra traz um tom bastante luminoso e solar.

Do lado oposto, a segunda peça da noite é o Quarteto n° 8 de Dmitri Shostakovich, compositor bastante profílico para este formato ele compôs 15 quartetos de cordas, sendo que esta a compôs em meio a uma turbulência emocional e de crises pessoais, refletindo este momento com tom pessimista e uma canção bastante obscura.

Praça das Artes – Sala do Conservatório

Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo
Série Olimpíadas – Rússia

Bettina Stegmann, violino
Nelson Rios, violino
Marcelo Jaffé, viola
Robert Suetholz, violoncelo

Programa:
ALEXANDER BORODIN Quarteto n°02
I. Allegro moderato
II. Scherzo. Allegro
III. Notturno. Andante
IV. Finale. Andante – Vivace

DMITRI SHOSTAKOVICH Quarteto No.8, op.110
I. Largo
II. Allegro molto
III. Allegretto
IV.Largo
V.Largo

Praça das Artes – Sala do Conservatório
Av. São João, 281– Centro – São Paulo.
Próximo às estações Anhangabaú e República do Metrô
Ingressos: R$ 25 (meia-entrada para aposentados, maiores de 60 anos, professores da rede pública e estudantes)
Capacidade: 200 lugares
Duração: Aproximadamente 60 minutos

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e é membro do Grammy Latino.