PREMIAÇÕES

Racionais MC’s serão homenageados no Red Bull Academy Festival

By  | 

Os 30 anos de carreira dos Racionais MC’s, grandes expoentes do rap brasileiro serão celebrados em uma exposição inédita no Red Bull Station em São Paulo.

Aberta ao público a partir do dia 2 de junho, a mostra Racionais MC’s: 3 Décadas de História em Exposição faz parte do Red Bull Music Academy Festival São Paulo que promoverá diálogos, exposições e shows com mais de 50 artistas.

A exposição irá mostrar a vida profissional e pessoal do quarteto formado por Mano Brown, Edi Rock, Ice Blue e KL Jay que a partir de 1988 passou a se chamar Racionais MC’s e, ao longo do tempo, tornou-se o grupo de rap mais prestigiado do país.

O acervo organizado pelo curador Fernando Velázquez, que teve meses de trabalho para conferir todo o material nunca antes divulgado pelos músicos, contará com fotos, vídeos, clipes originais e inéditos, além de elementos cenográficos usados nos shows e peças como uma tábua na qual Mano Brown escreve assuntos pessoais e passagens sobre a banda nas últimas duas décadas.

Outro destaque importante é o primeiro mixer de KL Jay, uma tradicional MPC, além de baterias eletrônicas de Edi Rock totalmente intactas, toca-discos, telas e objetos presenteados ao grupo por fãs. Roupas e prêmios por vendas de discos, entre outros elementos também estarão incluidos na exposição.

Para Velásquez, o momento é propício para esta homenagem aos Racionais MC’s: “Além das três décadas de vida, comemoramos também os 20 anos do lançamento de ‘Sobrevivendo no Inferno’, disco emblemático que reconfigurou o cenário do rap nacional. A exposição propõe revisitar a trajetória dos Racionais MC’s a partir da compilação de relatos e informações pouco conhecidas e vem destacar a relevância histórica e cultural da banda, cuja caminhada está diretamente relacionada à cidade de São Paulo“.

Os Racionais MC’s fazem um show no Red Bull Music Academy no dia 6 de junho na Audio Club em São Paulo.

Racionais MC’s: 3 Décadas de História em Exposição

Quando: 2 a 10 de junho. Terça a sexta, das 11h às 20h. Sábados, das 11h às 19h.
Local: Red Bull Station – Praça da Bandeira, 137, Centro, São Paulo, SP Acesso a deficientes / Cafeteria / Wi-Fi Entrada gratuita

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e é membro do Grammy Latino.