Connect with us

Os 30 anos de carreira dos Racionais MC’s, grandes expoentes do rap brasileiro serão celebrados em uma exposição inédita no Red Bull Station em São Paulo.

Aberta ao público a partir do dia 2 de junho, a mostra Racionais MC’s: 3 Décadas de História em Exposição faz parte do Red Bull Music Academy Festival São Paulo que promoverá diálogos, exposições e shows com mais de 50 artistas.

A exposição irá mostrar a vida profissional e pessoal do quarteto formado por Mano Brown, Edi Rock, Ice Blue e KL Jay que a partir de 1988 passou a se chamar Racionais MC’s e, ao longo do tempo, tornou-se o grupo de rap mais prestigiado do país.

O acervo organizado pelo curador Fernando Velázquez, que teve meses de trabalho para conferir todo o material nunca antes divulgado pelos músicos, contará com fotos, vídeos, clipes originais e inéditos, além de elementos cenográficos usados nos shows e peças como uma tábua na qual Mano Brown escreve assuntos pessoais e passagens sobre a banda nas últimas duas décadas.

Outro destaque importante é o primeiro mixer de KL Jay, uma tradicional MPC, além de baterias eletrônicas de Edi Rock totalmente intactas, toca-discos, telas e objetos presenteados ao grupo por fãs. Roupas e prêmios por vendas de discos, entre outros elementos também estarão incluidos na exposição.

Para Velásquez, o momento é propício para esta homenagem aos Racionais MC’s: “Além das três décadas de vida, comemoramos também os 20 anos do lançamento de ‘Sobrevivendo no Inferno’, disco emblemático que reconfigurou o cenário do rap nacional. A exposição propõe revisitar a trajetória dos Racionais MC’s a partir da compilação de relatos e informações pouco conhecidas e vem destacar a relevância histórica e cultural da banda, cuja caminhada está diretamente relacionada à cidade de São Paulo“.

Os Racionais MC’s fazem um show no Red Bull Music Academy no dia 6 de junho na Audio Club em São Paulo.

Racionais MC’s: 3 Décadas de História em Exposição

Quando: 2 a 10 de junho. Terça a sexta, das 11h às 20h. Sábados, das 11h às 19h.
Local: Red Bull Station – Praça da Bandeira, 137, Centro, São Paulo, SP Acesso a deficientes / Cafeteria / Wi-Fi Entrada gratuita

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.

HIP-HOP

Lendária gravadora Def Jam comemora 35 anos de hip-hop com a Apple

Published

on

Lendária gravadora Def Jam comemora 35 anos de hip-hop com a Apple
Divulgação

A icônica gravadora Def Jam está comemorando 35 anos de atividade e recentemente fez uma parceria com a Apple Music, destacando álbuns, playlists e entrevistas exclusivas com os artistas do selo precursor do hip-hop.

“Na história do hip-hop, duas palavras não significaram mais para a cultura do que Def Jam”, diz o comunicado oficial. “A gravadora que começou no dormitório da faculdade de Rick Rubin iria enriquecer a indústria da música moderno, ajudando a popularizar um gênero inteiro à medida em que sua lista crescia, entregando estrela após estrela em cada ano de sua existência”.

Lendária gravadora Def Jam comemora 35 anos de hip-hop com a Apple

O rapper LL Cool J – Divulgação

O conteúdo da Def Jam em parceria com a Apple Music também conta com entrevistas com nomes que definiram a história da gravadora como LL Cool J, Vince Staples, Big Sean, Jeezy, entre outros.

“É pecado limitar-se, porque não acredito que os sonhos tenham prazos”, disse LL Cool J à Mary J. Blige.

A Def Jam também anunciou o lançamento de um documentário sobre a evolução da mixtape conhecida como The Scratch, apresentando o lendário Tony Touch e uma ativação experimental no próximo ComplexCon que acontecerá em Long Beach (EUA) nos dias 3 e 4 de novembro.

Continue Reading

HIP-HOP

Favela Sounds acontecerá em Brasília no mês de novembro

Published

on

Favela Sounds acontecerá em Brasília no mês de novembro
Dreph

A 4ª edição do Favela Sounds Festival Internacional de Cultura de Periferia acontecerá entre os dias 11 e 16 de novembro em Brasília, com programação gratuita, trazendo shows, debates e oficinas educativas. E a edição 2019 já anuncia uma novidade: sua primeira residência artística.

Favela Sounds acontecerá em Brasília no mês de novembro

Nomeada como Prefixo Favela: sobre Brixton, Sol Nascente e as cores da diáspora, a residência leva o artista plástico inglês Neequaye Dreph Dsane ao Distrito Federal para 15 dias de atividades junto a jovens grafiteiros habitantes de regiões de alta vulnerabilidade social da região. Isso acontece entre os dias 1 e 16 de novembro. Idealizada pela direção artística do festival, a residência é patrocinada pelo British Council e o Oi Futuro, através do edital Pontes, lançado para motivar as cooperações artísticas entre Brasil e Reino Unido.

Nome fundamental na arte urbana em Londres, Dreph mantém há décadas uma vasta pesquisa sobre identidade, migrações, raça e diáspora, que se transformam em grandes painéis pintados nas ruas de Brixton e outros bairros da cidade, retratando personagens que merecem reconhecimento por suas lutas em prol da população migrante.

A residência entra na programação do Favela Sounds, junto às oficinas em espaços culturais independentes de quebradas do Distrito Federal, debates em escolas públicas, atividades no sistema socioeducativo da região e à série de shows musicais que compõem o escopo do festival, que só em 2018 contou com público de mais de 30 mil pessoas.

A programação completa com informações detalhadas será divulgada em breve

Continue Reading

HIP-HOP

TIDAL disponibiliza conteúdo exclusivo de Edi Rock na plataforma

Published

on

TIDAL disponibiliza conteúdo exclusivo de Edi Rock na plataforma
Divulgação

O TIDAL, plataforma global de streaming de música e entretenimento, disponibiliza a playlist Puro Luxo com 20 faixas escolhidas por Edi Rock, um dos integrantes do maior grupo de rap do Brasil, o Racionais MC’s.

TIDAL disponibiliza conteúdo exclusivo de Edi Rock na plataforma

A seleção foi baseada no seu gosto musical: no que o artista gosta de ouvir no seu dia a dia e naquelas músicas que o levam para momentos bons de sua vida. Negro Drama e O Mau e o Bem, composições do próprio grupo, estão presentes, mescladas com sucessos de outros artistas, como Tonight, de Kleeer, Happy, de Surface, e Soul Bossa Nova, de Quincy Jones and His Orchestra.

A curadoria marca a parceria entre o TIDAL e o Racionais MC’s, que completam 30 anos de carreira este ano. Também disponíveis na plataforma, estão as playlists de Ice Blue e KL Jay.

Confira a playlist completa Puro Luxo:

Continue Reading

As Mais Lidas