Connect with us

Os 30 anos de carreira dos Racionais MC’s, grandes expoentes do rap brasileiro serão celebrados em uma exposição inédita no Red Bull Station em São Paulo.

Aberta ao público a partir do dia 2 de junho, a mostra Racionais MC’s: 3 Décadas de História em Exposição faz parte do Red Bull Music Academy Festival São Paulo que promoverá diálogos, exposições e shows com mais de 50 artistas.

A exposição irá mostrar a vida profissional e pessoal do quarteto formado por Mano Brown, Edi Rock, Ice Blue e KL Jay que a partir de 1988 passou a se chamar Racionais MC’s e, ao longo do tempo, tornou-se o grupo de rap mais prestigiado do país.

O acervo organizado pelo curador Fernando Velázquez, que teve meses de trabalho para conferir todo o material nunca antes divulgado pelos músicos, contará com fotos, vídeos, clipes originais e inéditos, além de elementos cenográficos usados nos shows e peças como uma tábua na qual Mano Brown escreve assuntos pessoais e passagens sobre a banda nas últimas duas décadas.

Outro destaque importante é o primeiro mixer de KL Jay, uma tradicional MPC, além de baterias eletrônicas de Edi Rock totalmente intactas, toca-discos, telas e objetos presenteados ao grupo por fãs. Roupas e prêmios por vendas de discos, entre outros elementos também estarão incluidos na exposição.

Para Velásquez, o momento é propício para esta homenagem aos Racionais MC’s: “Além das três décadas de vida, comemoramos também os 20 anos do lançamento de ‘Sobrevivendo no Inferno’, disco emblemático que reconfigurou o cenário do rap nacional. A exposição propõe revisitar a trajetória dos Racionais MC’s a partir da compilação de relatos e informações pouco conhecidas e vem destacar a relevância histórica e cultural da banda, cuja caminhada está diretamente relacionada à cidade de São Paulo“.

Os Racionais MC’s fazem um show no Red Bull Music Academy no dia 6 de junho na Audio Club em São Paulo.

Racionais MC’s: 3 Décadas de História em Exposição

Quando: 2 a 10 de junho. Terça a sexta, das 11h às 20h. Sábados, das 11h às 19h.
Local: Red Bull Station – Praça da Bandeira, 137, Centro, São Paulo, SP Acesso a deficientes / Cafeteria / Wi-Fi Entrada gratuita

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.

As Mais Lidas