Negócios

Reino Unido tem o nível mais alto de vendas de vinil desde os anos 1990

By  | 

De acordo com a British Phonographic Industry, a venda de discos de vinil no Reino Unido teve um aumento significativo de 26,8% em 2017 se comparado ao ano anterior, totalizando 4,1 milhões de discos vendidos, consolidando como o nível mais alto de vendas desde o inicio dos anos 1990.




Um grande fator para impulsionar o sucesso comercial deste formato é a Record Store Day, importante evento do mercado musical e que tem sido um de seus grandes pilares, desempenhando um papel significativo no aumento da popularidade do formato nos últimos anos. Um de seus motes é a sequência, ano após ano, de lançamentos exclusivos de nomes lendário do rock.

Os LP’s foram responsáveis por 1 em cada 15 álbuns comprados e compreendem cerca de um quinto do valor total do varejo da música física. Para a BPI, isso configura “uma reviravolta impressionante nos dividendos”.

Deve se ressaltar que, além da Record Store Day, outros fatores também contribuem para a escalada de vendas dos discos de vinil: os novos artistas, com grande exponenciação no mundo pop e que costumam ter seus álbuns vendidos em larga escala por meios digitais e físicos como o CD, começam a assistir os seus títulos sendo editados em LP’s exclusivos. Para se ter uma ideia, Divide de Ed Sheeran vendeu mais de 50 mil cópias na região. Dos 100 melhores álbuns de 2017, 78 foram lançados em LP, sendo que, cinco anos antes, esse número era de 44.

Outro comparativo importante é o realizado pela Official Charts Company: mais de 36 mil títulos venderam pelo menos uma cópia em LP em 2017. Três anos antes, esse número era inferior a 20 mil títulos.

O álbum As You Were de Liam Gallagher se tornou o mais vendido no formato vinil em 20 anos.

O Record Store Day, ocorrido no último 21 de abril, contou com 200 lojas de discos independentes em todo o Reino Unido. Lançamentos especiais no formato são realizados exclusivamente para o dia e muitas lojas e cidades hospedam performances de artistas e eventos para marcar a ocasião.

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.