Connect with us

Seguindo as comemorações do 25º aniversário do álbum Automatic For The People do R.E.M., a Craft Recordings anunciou o lançamento de um documentário que revela os bastidores de um dos grandes discos lançados nos anos 1990.

Michael Stipe, Mike Mills, Peter Buck, além dos contribuídores Scott Litt e John Paul Jones do Led Zeppelin, revelam a história completa na criação do álbum. O projeto audiovisual já está disponível no canal oficial da banda no YouTube.

No documentário Automatic Unearthed, os membros do R.E.M discutem como foi a concepção do álbum, as gravações em estúdio e seus pontos-de-vista sobre o resultado do trabalho.

“Culturalmente, os EUA não era um lugar fácil de estar em 1992”, observa o vocalista Michael Stipe. “Nós passamos por 12 anos de uma era obscura politicamente que os EUA já havia visto com Ronald Reagan, (George) Bush e AIDS. Eu acho que o disco foi uma resposta a isso. Eu queria fazer um disco sobre perda, transição e morte – a maior transição que todos nós conhecemos!”, explicou.

Para gravar Automatic For The People, o R.E.M precisou de várias sessões em alguns estúdios nos EUA como Kingsway do consagrado produtor canadense Daniel Lanois em New Orleans e o Criteria em Miami – onde Eric Clapton, com o Derek & The Dominoes gravaram o clássico Layla.

“As músicas vieram, as letras de Michael vieram, a produção, o som e os overdubs pareciam certos para este disco”, analisou Mike Mills.

Automatic For The People, o oitavo disco do R.E.M., foi lançado no dia 5 de outubro de 1992 pela Warner Bros. Records. Estima-se que tenha vendido mais de 18 milhões de cópias em todo o mundo. O álbum se destaca pelos singles Drive, The Sidewinder Sleeps Tonite, Nightswimming, Find The River e os hits Everybody Hurts e Man On The Moon – este, com referência às teorias de conspiração sobre a viagem do homem à Lua e uma homenagem ao ator norte-americano Andy Kaufman, um dos primeiros comediantes do programa Saturday Night Live.

Assista ao documentário Automatic Unearthed:

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.

David Bowie

David Bowie: BBC revisitará fase inicial do artista no documentário “The First Five Years”

Published

on

David Bowie: BBC revisita fase inicial do artista no documentário "The First Five Years"
Divulgação

A BBC anunciou nesta segunda-feira (8) os detalhes do novo documentário sobre os primeiros anos de carreira do saudoso David Bowie (1947-2016).




David Bowie: The First Five Years será a sequência de Five Years de 2013 que aborda o processo criativo do artista durante o período da concepção de The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars até o final de seu período em Berlim, além de The Last Five Years, a narração dos últimos trabalhos de Bowie em The Next Day e Blackstar.

Agora, o novo longa-metragem revisitará os anos pré-fama de Bowie, completando uma trilogia de documentários completos, todos produzidos e dirigidos por Francis Whately.

Patrick Holland, o homem a frente da BBC 2 mantém uma grande expectativa com o novo documentário: “Francis Whately já criou dois filmes impressionantes sobre capítulos transformadores na extraordinária vida de David Bowie. Este terceiro filme completa essa trilogia com o período mais importante e surpreendente, os primeiros cinco anos. Estamos muito satisfeitos em exibir na BBC 2”, disse.

The First Five Years apresenta entrevistas exclusivas com Kirstina Amadeus, prima de Bowie, a sua ex-namorada Hermione Farthingale, além de Lindsay Kemp (1938-2018) em sua última entrevista e o produtor Tony Viscont, entre outros.

O documentário vai ao ar pela BBC 2 em 2019.

Continue Reading

Amy Winehouse

Amy Winehouse: documentário “Back To Black” será lançado em novembro

Published

on

Amy Winehouse: documentário "Black To Black" será lançado em novembro
Divulgação

A gravadora Universal Music anunciou neste mês os detalhes de um novo documentário produzido durante as gravações de um dos mais importantes álbuns dos anos 2000: Back To Black da saudosa Amy Winehouse (1983-2011). Este material chegará ao Brasil em DVD e formato digital no dia 2 de novembro.




Amy Winehouse – Back To Black revelará a história do álbum mais conhecido e aclamado da carreira de Amy e como este trabalho tomou forma. Com foco no processo criativo do disco, o documentário contará com cenas inéditas da artista, novas entrevistas com os produtores Mark Ronson e Salaam Remi, os músicos e outras pessoas que trabalharam na criação do álbum com ela. O documentário mostra o talento inigualável de Amy Winehouse como cantora, compositora, musicista e performer.

“Escrevi um álbum do qual estou muito orgulhosa sobre uma situação muito ruim pela qual passei… Isso é basicamente onde tudo começa e termina pra mim”, explica Amy no inicio do documentário que também retratará a sua paixão pela música, seu talento e a série de loucuras que a rodeava constantemente.

O lançamento também inclui An Intimate Evening In London, cenas de um show privado que a cantora fez em fevereiro de 2008 no Riverside Studios em Londres, até hoje inédito. O material esteve engavetado por uma década e apresenta a cantora tocando para uma plateia pequena de um seleto grupo de amigos, familiares e executivos da gravadora, na noite em que ela ganhou 5 Grammys Awards por Melhor Artista Revelação, Música do Ano, Álbum do Ano, Melhor Performance Vocal Pop Feminina (Rehab) e Melhor Álbum Pop Vocal.

Back To Black foi lançado originalmente em 27 de outubro pela Island Records e se transformou em um trabalho consagrado de Amy Winehouse, impulsionado pelos megahits Rehab, You Know I´m No Good, Tears Dry On Their Own, Love Is A Losing Game, além da faixa-título.

Alcançou o topo das paradas no Reino Unido por quatro vezes, além de ter atingido este patamar em diversos mercados ao redor do mundo, incluindo os EUA. Vendeu mais de 19 milhões de unidades em todo o mundo, conquistando certificados de multiplatina em diversos países como a incrível marca obtida no Reino Unido com 13 Discos de Platina.

Amy Winehouse é uma das mais célebres artistas do século XXI.

Confira o trailer:

Continue Reading

DOCUMENTÁRIOS

Ed Sheeran: novo documentário “Songwriter” revela processo criativo do artista

Published

on

Divulgação | Warner Music

O novo documentário Songwriter, que revelará o processo criativo do cantor e compositor britânico Ed Sheeran, está disponível exclusivamente na Apple Music e foi dirigido pelo primo e cineasta de Sheeran, Murray Cummings. Este material audiovisual estreou no Festival de Cinema de Berlim e no Festival de Cinema de Tribeca de 2018, além de ser transmitido nos cinemas de Nova York e Los Angeles em agosto.




“‘Songwriter’ mostra ao público, de forma única o processo de composição”, comenta Sheeran. “Murray documenta brilhantemente o trabalho duro e DNA do processo, que vai da criação à finalização de uma música”.

Com o foco de apresentar aos fãs um olhar autêntico sobre Sheeran, o diretor Murray Cummings preparou um material que não focará no cantor em seu dia-a-dia do seu estrelato: “Eu decidi fazer algo diferente”, diz Cummings. “Eu não ia mostrar fama. Eu não queria algo no estilo paparazzi, fãs gritando ou grandes estádios. Eu não queria ter entrevistas, porque eu não queria contar ao público como algo aconteceu, só queria mostrar a eles. E eu queria que o foco fosse a composição”, explica.

Songwriter é um retrato íntimo capturado sobre a criação de Ed Sheeran para o aclamado álbum Divide. De acordo com a Warner Music, o filme apresenta o público em um vislumbre do processo intenso e colaborativo para a produção dos maiores hits do cantor, além de oferecer um olhar da infância do artista por meio de imagens de arquivo de sua família nunca antes vistas.

Em meio a uma agenda repleta de viagens, Songwriter revelará Ed Sheeran compondo em ônibus de turnê, em uma propriedade em Malibu e em um luxuoso cruzeiro, trabalhando com o lendário produtor Benny Blanco e músicos como Amy Wadge, Johnny McDaid, Foy Vance e Ryan, além da colaboração de Tedder e Julia Michaels para aprimorar várias músicas ao mesmo tempo, sem perder o ritmo.

Interações afetuosas, hilariantes e o retrato de um compositor vulnerável, extremamente talentoso será a tônica determinante de Songwriter para um dos pilares da música pop no novo século.

Songwriter foi produzido por Kimmie Kim com a produção executiva assinada por Stuart Camp e Stefan Demetriou.

Continue Reading

As Mais Lidas