in

Rock in Rio teve mais de 3 milhões de menções nas redes sociais

Rock in Rio teve mais de 3 milhões de menções nas redes sociais
Foto: Divulgação | Rock In Rio

O Rock in Rio nem acabou direito e já é possível contabilizar o sucesso que o festival fez nas redes sociais. Ao todo, o evento contou com mais de 3,2 milhões de menções nas redes sociais ao longo de seus nove dias de realização. O maior pico aconteceu no dia 29 de setembro, quando o festival teve mais de 555 mil menções nas redes.

Rock in Rio teve mais de 3 milhões de menções nas redes sociais
Foto: Divulgação | Rock In Rio

Este acompanhamento foi parte importante da estratégia de comunicação do evento que, para isso, utilizou a solução Vizia, da Brandwatch, um centro de comando que apresentou, em tempo real, tudo o que foi dito sobre o festival nas redes sociais. A solução é parte da Artplan NOW, produto de gestão de conteúdo em tempo real que opera com produção e monitoramento de forma integral durante o festival.

“Aqui, o Brandwatch Vizia é a plataforma de Command Center que capta e analisa o buzz nas redes sociais sobre o RiR e seus patrocinadores. Só no primeiro final de semana, foram mais de 2 milhões de menções que foram agrupadas em clusters de acordo com os temas que pautam suas conversas”, explica Alexander Kohlitz, CEO da Polis Consulting, representante da Brandwatch no Brasil.

Os picos de menções ajudaram a identificar alguns dos destaques do festival. Na primeira semana, por exemplo, os maiores picos ocorreram nos dias 28 de setembro (552 mil menções) e 29 de setembro (555 mil menções). Nestes dias, os destaques do festival identificados pelo monitoramento das redes foram os shows de Drake e de IZA e Alcione.

Do total de menções da primeira semana, os dois shows foram responsáveis por 35% e 14% delas, respectivamente. Já na segunda semana, os maiores destaques foram os shows das cantoras Anitta e Pink, nos dias 5 de outubro (436 mil menções) e 6 de outubro (533 mil menções). Também aqui, do total de menções relativas aos show da segunda semana, estes dois foram responsáveis por 38% e 34%, respectivamente.

Outros destaques da primeira semana foram Bebe Rexha (13%), Jessie J e Bon Jovi (ambos com 9%) e Ivete Sangalo (6%). Na segunda semana, também apareceram bem nas menções Iron Maden e Red Hot Chilli Peppers (ambos com 6%), Black Eyed Peas (4%) e Nickelback e Imagine Dragons (ambos com 3%).

Kohlitz explica que o objetivo da Brandwatch é trazer inteligência para a operação ao conectar todas as bases de dados e adicionar fontes externas que permitam agregar informações complementares sobre a audiência. Para isso, a plataforma utiliza algoritmos de Machine Learning e outras modalidades de Inteligência Artificial que constantemente analisam os dados, trazendo os melhores insights de negócio e comunicação.

Matéria produzida por Redação

Alcione e Karinah cantam o sucesso “Gostoso Veneno”

Cantor Léo surpreende ao dançar Cover com equipe do FitDance

Cantor Léo surpreende ao dançar Cover com equipe do FitDance