LANÇAMENTOS

Rolling Stones lançará edição de 50 anos de “Beggars Banquet”

By  | 

Os Rolling Stones lançarão no dia 16 de novembro, através da gravadora Universal Music, a edição de 50 anos do clássico Beggars Banquet. Será uma edição limitada em versão vinil de 180 gramas, incluindo uma versão mono de 12″ do hit Sympathy for the Devil e um Flexi Disc de 1968 com a entrevista de Mick Jagger inserida em uma capa especial. No Brasil, este lançamento será disponível apenas nas plataformas digitais.




Lançado originalmente no dia 6 de dezembro de 1968 pela Decca Records depois de uma série de sessões de gravação e mixagem ocorridas entre março e julho daquele ano nos estúdios Olympic Sound Studios (Londres, Reino Unido) e Sunset Sound (Los Angeles, EUA), Beggars Banquet causou um grande impacto no mercado fonográfico internacional, sendo destaque na revista Rolling Stone com uma nota de seu fundador e editor Jann Wenner com profundos elogios: “The Rolling Stones retornaram e estão trazendo o rock and roll de volta com eles. Eles acabaram de terminar seu mais novo álbum — intitulado Beggars Banquet — e é o melhor disco que eles já fizeram até hoje. Em todos os aspectos, é um excelente álbum; um grande material e uma grande performance dos Rolling Stones; um grande álbum de rock and roll, sem nenhuma pretensão, uma conquista significante tanto nas letras quanto na música.”, escreveu, considerando o evento com um “grande retorno” da banda.

O pacote limitado da edição de vinil de Beggars Banquet incluirá uma capa especial, com o bônus de 12″ de Sympathy for the Devil, em mono cortado em 45rpm, acompanhado com a polêmica gravura da capa original do vaso sanitário. Também estará incluída uma réplica do raro bônus do disco flexi japonês contendo uma entrevista por telefone com Mick Jagger, feita em 1968, um código de download para o álbum e mais uma entrevista. O histórico álbum foi recentemente masterizado pelo engenheiro Bob Ludwig, vencedor do Grammy Awards, o verniz (lacquers) foi cortado em Abbey Road e prensado em vinil de 180 gramas.

Outra importante citação a este álbum dos Rolling Stones veio do jornalista Fong-Torres que se referia ao single Street Fighting Man como uma elucidação política da banda, inspirada pela experiência de Mick Jagger em um comício antiguerra na embaixada dos EUA em Londres, onde ele ouviu o ativista Tariq Ali. Ao mesmo tempo, os protestos estudantis em Paris estavam acontecendo, conduzindo a uma enorme rebelião em maio, na qual quase um quarto da nação participou das greves e das manifestações. Jagger, disse à Rolling Stone sobre esses episódios em 1997: “Foi uma época muito estranha na França. Mas não apenas na França, mas também na América, por causa da Guerra do Vietnã e de inúmeros distúrbios… Eu pensei que era uma coisa muito boa na época. Tinha toda essa violência acontecendo. Quero dizer, eles quase derrubaram o governo na França…”. Street Fighting Man ganhou recentemente um lyric vídeo especial:

Fevereiro de 1969 marcou o lançamento do segundo single do álbum Sympathy for the Devil, escrito principalmente por Jagger depois que Marianne Faithfull lhe deu uma cópia do romance The Master and Margarita de Mikhail Bulgakov. A história segue o diabo enquanto ele visita a União Soviética da era Stalin. Originalmente planejada para ser uma canção folk, Richards sugeriu mudar o ritmo e adicionar percussão, no que resultou em um samba.

A capa

A capa original de Beggars Banquet foi inicialmente rejeitada tanto pela London Records, gravadora britânica que distribuía álbuns nos Estados Unidos, Canadá e América Latina entre 1947 e 1979, quanto pela Decca, sua gravadora no Reino Unido. A fotografia de Michael Vosse, de uma parede de banheiro vandalizada (Jagger e Richards forneceram o grafite, o banheiro estava situado dentro de uma concessionária da Porsche) foi considerada ofensiva, possíveilmente porque a tampa da privada aberta aparecia na foto. A capa foi logo substituída por outra com o nome da banda e o título do álbum escrito no estilo de um convite de casamento e permaneceu assim por vários anos, até que a foto do banheiro não fosse mais vista como ofensiva. Agora, esta edição que celebra os 50 anos do álbum, contará com ambas as capas, já que o pacote sairá com a foto de Vosse, embrulhado com a “inofensiva” arte do convite de casamento.

A pré-venda do CD você pode conferir em https://abkco.lnk.to/BeggarsBanquet50th1CD e a do vinil em https://abkco.lnk.to/BeggarsBanquet50th .

Confira o conteúdo completo de Beggars Banquet:

Beggars Banquet (50th Anniversary Edition) CD and Digital

1) Sympathy for the Devil
2) No Expectations
3) Dear Doctor
4) Parachute Woman
5) Jigsaw Puzzle
6) Street Fighting Man
7) Prodigal Son
8) Stray Cat Blues
9) Factory Girl
10) Salt of the Earth

Beggars Banquet (50th Anniversary Edition) Vinil

Disco 1

Lado A

1) Sympathy For the Devil
2) No Expectations
3) Dear Doctor
4) Parachute Woman
5) Jigsaw Puzzle

Lado B

1) Street Fighting Man
2) Prodigal Son
3) Stray Cat Blues
4) Factory Girl
5) Salt of the Earth

Disco 2

1) Sympathy For the Devil (mono)

Flexi disc

1) ‘Hello, This Is Mick Jagger!’ London to Tokyo April 17, 1968

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.