in

Saxofonista Andrew Woolfolk, do Earth, Wind and Fire, morre aos 71 anos

Andrew Woolfolk, do Earth, Wind and Fire, morre aos 71 anos
Foto: Reprodução | Instagram | @philipbailey

Andrew Woolfolk, saxofonista do lendário grupo Earth, Wind and Fire, morreu nesta quarta-feira (27), aos 71 anos depois de lutar contra uma doença não revelada durante seis anos. A confirmação da morte do músico veio através do cantor Philip Bailey, vocalista do grupo, nas redes sociais da banda.

“Eu o conheci no ensino médio e rapidamente nos tornamos amigos e companheiros de banda. Andrew Paul Woolfolk era seu nome. Nós o perdemos hoje, depois de mais de 6 anos doente. Ele fez a transição para a eternidade, desta terra dos moribundos para a terra dos vivos. Ótimas lembranças. Grande talento. Engraçado. Competitivo. Perspicaz. E sempre estilizando. Booski… vejo você do outro lado, meu amigo”, escreveu o artista.

Andrew Woolfolk foi convidado por Philip Bailey para se juntar ao Earth, Wind and Fire em 1973, como substituto do saxofonista Ronnie Laws. Woolfolk também tocava flauta e percussão. Ele chegou a colaborar com grandes artistas da música internacional como Phil Collins, Deniece Williams, Stanley Turrentine, Twennynine e o grupo britânico Level 42.

 Andrew Woolfolk, do Earth, Wind and Fire, morre aos 71 anos
Philip Bailey (esq) e Andrew Woolfolk | Foto: Reprodução | Instagram | @philipbailey

Woolfolk foi imortalizado no Hall da Fama do Rock como membro do Earth, Wind and Fire no ano 2000.

O grupo já vendeu mais de 90 milhões de discos em todo mundo e lançou grandes sucessos que se tornaram clássicos da soul music, funk, R&B e Disco como Devotion, Fantasy, September, Boogie Wonderland (com o trio Emotions), Afterthe Love Has Gone, Let’s Groove, entre outros.

Matéria produzida por Marcelo de Assis

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Já realizou reportagens musicais na Record TV para o Domingo Espetacular e Jornal da Record. Foi vencedor do Prêmio TopBlog em 2010 e membro do Grammy Latino.

Gustavo Mioto e a dupla Matheus e Kauan se apresentam no Villa Country

Gustavo Mioto e a dupla Matheus e Kauan se apresentam no Villa Country

Camila Cabello estrelará primeira campanha bilíngue da Victoria's Secret

Camila Cabello estrelará primeira campanha bilíngue da Victoria’s Secret