Seu Jorge: a versátil e talentosa trajetória de um artista brasileiro

seu jorge instagram

Sua voz é inconfundível, timbre deliciosamente grave que passeia com facilidade até as notas mais agudas e precisas, dando inveja aos mais estudiosos peritos do cantar. Seu estilo é único, porque não tem pretensão nenhuma de ser. Simplesmente é.

Pra completar, é multi-instrumentista e ator. Senhoras e senhores, com vocês Jorge Mário da Silva, hoje aclamado e popularmente conhecido como Seu Jorge.

Nascido em 8 de junho de 1970, em uma comunidade de Belfort Roxo, no bairro Gogó da Ema, Rio de Janeiro, ele é o mais novo entre quatro irmãos homens, e teve uma infância difícil. Já trabalhava em uma borracharia aos 10 anos, e acumulou vários empregos ainda criança.

Seu Jorge: a versátil e talentosa trajetória de um artista brasileiro
Foto: Reprodução | Instagram | @seujorge

Apaixonado por música desde cedo, frequentava as rodas de samba e os bailes cariocas, e já mostrava na noite o enorme talento que vem de família. Afinal, o cantor é sobrinho de Jovelina Pérola Negra e primo do sambista Dudu Nobre.

Quem hoje vê o sucesso estrondoso de Seu Jorge, não imagina as dificuldades que encontrou antes do estrelato: Perdeu seu irmão numa chacina, foi morador de rua, cantava aqui e ali para ganhar algum sustento.

Sua primeira oportunidade veio com o musical A Saga da Farinha, do diretor Gabriel Moura. Por não ter onde ficar, dormia no próprio teatro onde se apresentava, e além de um grande cantor, revelou-se também um excelente ator.

O apelido carinhoso foi dado pelo baterista Marcelo Yuka (1965-2019), fundador d‘O Rappa, com quem Seu Jorge fez parte da banda Farofa Carioca, trampolim para outros muitos sucessos que viriam a seguir.

Em 2001, Seu Jorge lançou seu primeiro disco solo, Samba Esporte Fino, mostrando o carisma e o talento que se tornariam marcas registradas na vasta discografia que encantou gregos e troianos nos anos seguintes, com destaque para Ana & Jorge, de 2005, gravado com a amiga Ana Carolina, e Músicas para Churrasco I, que ganhou o prêmio de Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro no Grammy Latino.

Sete anos depois, o cantor participou da cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Londres, cantando Wilson Simonal e Gilberto Gil: Histórico!

No cinema seu êxito não foi diferente: participou de filmes consagrados como Cidade de Deus (2002), Tropa de Elite 2 – o Inimigo Agora é Outro (2010) e, mais recentemente, Marighella (2021), onde o artista brilha como protagonista.

Em seu último trabalho, Medida Provisória, dirigido por Lázaro Ramos, seu Jorge interpreta o jornalista André. Mas este é um tema para outra matéria.

Uma coisa é certa: seja para ver ou ouvir, ele sempre surpreende! E a gente agradece!

Matéria produzida por Thereza Blota

unsplash99 scaled 1

Chicago is an October Sort of City Even in Spring

Vitão agita público em show em São Paulo. Veja as fotos

Vitão agita público em show em São Paulo. Veja as fotos