Sony Music celebra 1 ano de experiências inovadoras no digital | The Music Journal Brazil
Connect with us
Sony Music celebra 1 ano de experiências inovadoras no digital Sony Music celebra 1 ano de experiências inovadoras no digital

MERCADO

Sony Music celebra 1 ano de experiências inovadoras no digital

Wilson Lanes, vice-presidente da Sony Music | Divulgação | Sony Music

Published

on

A Sony Music Brasil está celebrando 1 ano de experiências inovadoras no campo digital, com a realização de lives, eventos online e experiências exclusivas para o público.

Sony Music celebra 1 ano de experiências inovadoras no digital

Wilson Lanes, vice-presidente da Sony Music | Divulgação | Sony Music

A companhia promoveu mais de 20 lives – compartilhando momentos únicos de artistas da casa nos segmentos gospel, pop, rock, sertanejo, música eletrônica, samba e pagode – chegando a movimentar mais de 2,76 milhões de pessoas em um único show virtual, como aconteceu em uma transmissão em parceria com Gusttavo Lima.

A Sony também produziu conteúdos como o Filtr em Casa, no qual os artistas interpretaram as suas canções preferidas em versões mais intimistas, a Festa Junina by FILTR, um “arraial virtual” com lives, brincadeiras e vídeos de artistas e influenciadores, e também a 1ª temporada do Filtr Next, web série que abordou o desenvolvimento da carreira musical de um artista.

A temporada de estreia chegou ao fim em dezembro de 2020 e marcou o início da trajetória musical do artista Benjamín.

“No ano passado, o FILTR Brasil movimentou milhões de pessoas, que estiveram conectadas em mais de 20 lives, compartilhando momentos e experiências únicas com os seus artistas favoritos e de forma segura. E isso nos mostra que o mercado não deixou de evoluir, mesmo diante da crise”, comenta Wilson Lannes, vice-presidente sênior, COO da Sony Music Brasil.

Todas essas inovações impulsionaram a performance comercial da major: a operação global da Sony Music registrou um aumento de 19,5% de receita anual de streaming em 2020, representando quase meio bilhão de dólares de acréscimo se comparado a 2019. Além disso, a receita global da companhia cresceu em torno de 8% frente a 2019.

Efeito global

Sony Music celebra 1 ano de experiências inovadoras no digital

Foto: Sony Music

Segundo relatório da IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica), mesmo diante de um ano desafiador, o mercado musical mundial avançou 7,4% em 2020 – o equivalente a US$21,6 bilhões de dólares – crescimento registrado pelo sexto ano consecutivo no mercado de música.

“Certamente o processo de digitalização da indústria musical colaborou para esse aumento. No ano anterior tivemos um grande ‘boom’ do consumo de conteúdo via plataformas de streaming e foi preciso uma readequação do mercado para atender essa demanda”, observa Lannes. “Também vale destacar as ações de product placement, produzidas pela nossa área de BD (Business Development), que evoluem cada vez mais ao criar diálogos mais assertivos entre as marcas e seus públicos prioritários por meio de parcerias inéditas com artistas da Sony Music Brasil”, completa.

Outro segmento que cresceu foi o de streaming que, ainda segundo o IFPI, já representa 84,1% das receitas totais de música na América Latina. Já na indústria mundial, a plataforma representa mais de 62% do faturamento total. Para Wilson Lannes, esse crescimento do streaming no meio musical também está atrelado às influências da pandemia e do isolamento social.

As Mais Lidas