Connect with us
Spotify anuncia página de compositores na plataforma Spotify anuncia página de compositores na plataforma

MERCADO

Spotify anuncia página de compositores na plataforma

Iniciativa ajuda fãs, , colaboradores e parceiros do setor a se aprofundarem em alguns dos criadores
por trás de suas músicas favoritas

Divulgação

Published

on

O Spotify está lançando uma versão beta das páginas dos compositores, uma nova maneira de compartilhar as músicas que o artista escreveu e ser descoberto por possíveis colaboradores e fãs.

Desde que a plataforma começou a exibir publicamente os créditos das músicas em 2018, observou-se um aumento de 60% na frequência com que as gravadoras e distribuidoras criam compositores em seus novos lançamentos – permitindo que artistas e fãs se aprofundem e reconheçam seu trabalho.

De fato, esta medida traz mais autenticidade aos trabalhos dos artistas, haja visto que, desde a época dos LP´s, o consumidor tinha acesso aos dados de ficha técnica de cada obra, o que parece ter sido esquecido, até então, nos novos formatos digitais.

Spotify anuncia página de compositores na plataforma

“Gravadoras, editores, supervisores musicais e artistas de todos os níveis da indústria nos dizem que estão constantemente vasculhando os créditos das músicas do Spotify. Quando os compositores incluídos na versão beta são creditados em uma faixa, os ouvintes podem clicar no nome dos compositores para visualizar uma página que mostra as músicas que eles escreveram”, diz o comunicado da empresa.

Se o compositor estiver incluído na versão beta, sua página exibirá uma lista das músicas que escreveu e de seus colaboradores artistas mais frequentes. O compositor pode compartilhar um link para sua página nas mídias sociais ou em seu próprio site para que qualquer pessoa possa conferir essas músicas, sejam eles usuários do Spotify ou não.

“Queremos que colaboradores e fãs não apenas vejam todas as músicas dos compositores, mas também ouçam. É por isso que cada página de compositor apresenta uma nova playlist “Escrita por” das suas músicas. Os ouvintes do Spotify podem descobrir essas playlists através de pesquisa e segui-las também”, diz o Spotify.

Os primeiros artistas que terão suas páginas de compositores são: Meghan Trainor, Fraser T Smith, Missy Elliott, Teddy Geiger, Ben Billions e Justin Tranter, entre muitos outros.

Na versão beta, essas páginas são ativadas pelos editores e pelo Spotify em parceria com compositores. O usuário pode expressar seu interesse por meio deste formulário e o Spotify entrará em contato com mais informações.

“O Spotify está sempre trabalhando para criar novas e melhores maneiras de promover a descoberta de músicas – para artistas, músicas e, cada vez mais, para compositores”, disse Jules Parker, diretora de relações editoriais e de compositores do Spotify. “O lançamento de créditos de compositores publicamente visíveis no Spotify em 2018 foi apenas um primeiro passo. Juntamente com o setor editorial, continuamos a desenvolver nossos esforços de compartilhamento de dados e análise e estamos orgulhosos de apresentar a próxima interação. Clicando nos créditos levaremos os usuários a páginas dedicadas a compositores – fornecendo um lar para o trabalho de um compositor – e apresentando aos ouvintes playlists “Escrita Por”, uma nova série dedicada a compositores. Estamos animados para ver como o mundo interage com esses novos recursos e esperamos habilitá-los para mais e mais compositores”, concluiu.

As Mais Lidas