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Spotify: evento em São Paulo revela crescimento no consumo de música gospel Spotify: evento em São Paulo revela crescimento no consumo de música gospel

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Spotify: evento em São Paulo revela crescimento no consumo de música gospel

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O evento Música & Essência realizado pelo Spotify em São Paulo, na última quarta-feira (18), recebeu artistas, gravadoras e outros convidados para mostrar alguns dados importantes de mercado, principalmente focados na música gospel, que já é uma realidade no Brasil. Não é uma novidade que esse gênero vem se tornando cada vez mais forte e poderoso no país.

Prova disso é que um dos dados divulgados no evento foi o crescimento médio anual de 44.1% no consumo de música gospel no Spotify de 2015 a 2019 no Brasil.

Playlists como Sucessos Gospel, com quase 1 milhão de seguidores, é uma das cinco mais ouvidas do Spotify no Brasil. Louvor & Adoração, com quase 500 mil seguidores, e Mulheres do Gospel, que reúne grandes talentos da voz feminina, são apenas algumas das playlists que estão no hub 100% dedicado à música cristã na plataforma, atualizadas com os maiores sucessos e novidades desse estilo musical por meio de uma curadoria dos nossos editores.

No evento, Roberta Pate, diretora de Relacionamento entre Artistas e Gravadoras do Spotify na América Latina, apresentou o Spotify aos convidados presentes. Logo em seguida foi a vez de Javier Piñol, diretor do Spotify Studios na América Latina, que trouxe informações sobre o consumo de podcasts no Brasil e no mundo, com dados desse mercado que cresce a cada dia. O Spotify mostrou também o funcionamento da plataforma Spotify for Artists, que auxilia os artistas e gravadoras em suas estratégias de carreira.

“É fato que o gospel é uma realidade no Brasil e irá crescer ainda mais com a chegada de novos artistas, gravadoras e especialistas no mercado. Por isso, é muito importante estar lado a lado com importantes artistas, gravadoras e outros convidados ligados a esse gênero musical. O evento Música & Essência criou um ótimo ambiente para podermos conversar, apresentar dados, tirar dúvidas e mostrar que o Spotify apoia o gospel e todos os outros estilos musicais”, diz Roberta Pate.

Confira os rankings do Spotify:

10 artistas gospel mais ouvidos no Spotify:

1. Fernandinho
2. Aline Barros
3. Diante do Trono
4. Bruna Karla
5. Fernanda Brum
6. Cassiane
7. Paulo Cesar Baruk
8. Gerson Rufino
9. Gabriela Rocha
10. Davi Sacer

10 músicas gospel mais ouvidas no Spotify:

1. A Casa é Sua – Casa Worship
2. Lugar Secreto – Gabriela Rocha
3. Ousado Amor – Isaias Saad
4. Não Pare – Midian Lima
5. Aquieta Minh’alma – Ministério Zoe
6. Ninguém Explica Deus – Ao Vivo – Gabriela Rocha, Preto no Branco
7. Raridade – Anderson Freire
8. Enche-me – Ao Vivo – Gabriela Rocha, Isaias Saad
9. Ele Vem – Gabriel Guedes de Almeida, Gabriela Rocha
10. Quero Conhecer Jesus – Alessandro Vilas Boas

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Shazam: usuários ativos da plataforma totalizam 478 milhões

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Shazam: usuários ativos da plataforma totalizam 478 milhões
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De acordo com o Digital Music News, um relatório financeiro revela que o Shazam adicionou 78 milhões de usuários em 2018. Com isso, agora são 478 milhões de usuários ativos anuais para a plataforma de identificação de músicas.

Shazam: usuários ativos da plataforma totalizam 478 milhões

Os resultados financeiros da plataforma em 2018 mostram que a empresa obteve US$ 196,3 milhões de receita com a “alienação de ativos intangíveis”. Este montante se deve à duas frentes de rentabilidade: US$ 194,9 milhões em recursos provenientes da venda de propriedade intelectual, líquidos do custo de alienação no período que finalizou em 31 de dezembro de 2018 e US$ 1,1 milhão se refere ao valor atribuído à força de trabalho do Shazam Media Services, adquirida pela Apple em novembro de 2018

A integração entre o Shazam e a Apple começa a ser celebrada na Apple Music, com a nova opção “adicionar à lista de reprodução”. As músicas identificadas também aparecem em uma nova lista de produção chamada My Shazam Tracks.

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O formato “álbum” está chegando ao fim?

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O formato "álbum" está chegando ao fim?
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Estamos inseridos em um momento do mercado musical onde a maioria dos artistas lançam EP´s – aqueles formatos que contam, no máximo, oito músicas e olhá lá -, bem diferente quando eles lançavam um disco completo, com um mínimo de doze músicas.

Com isso, nasce uma dúvida: os álbuns estão morrendo?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Deezer no Reino Unido, aproveitando o Dia Nacional do Álbum que passa a ser colaborado por lá, 42%, das 2 mil pessoas adultas entrevistadas na terra da Rainha Elizabeth II, preferem colocar suas músicas favoritas em listas de reprodução. E a maioria da faixa etária, abaixo de 25 anos, tem mais chances de organizar suas músicas em playlists do que ouvir um álbum inteiro.

O formato "álbum" está chegando ao fim?

Outro fato curioso é que o mesmo estudo descobriu que 15% dos apreciadores de música jovens, aqueles que tem menos de 25 anos, nunca ouviram um álbum sequer completo. Em outras palavras: nem uma vez na vida.

Esses entrevistados foram questionados por que seu comportamento em ouvir músicas mudou tanto. A maioria dos entrevistados, de acordo com a Digital Music News, alegaram que é a vida ocupada e falta de tempo para consumir um álbum inteiro. Essas respostas vão de encontro com os dados de pesquisa da Deezer que apontam que no Reino Unido, a média diária para se consumir música é de apenas 17 minutos por dia. Eu disse “apenas”, porque a média mundial é de 26 minutos.

Ainda que o momento se revele obscuro para o formato “álbum”, a pesquisa da plataforma digital mostra que nem tudo está perdido: 82% dos participantes ouviram um álbum inteiro, do início ao fim. As principais ocasiões que permitiram isso, incluem: ouvir um álbum em casa (53%), ouvir um álbum durante uma viagem de carro (32%) ou quando a pessoa faz uma caminhada (14%).

Quando você vai assistir a um show de um artista de sua preferência, você sente vontade de ouvir os álbuns dele? Muita gente sente isso. Tanto que foi observado que 74% dos entrevistados confirmaram que têm mais probabilidade de ouvir um álbum após a apresentação ao vivo de um artista. Já outros 32% admitiram que escutam a obra do artista antes de ir a um show.

Todos esses indicativos foram observados em pesquisa apenas no Reino Unido – o que não deixa de ser relevante, pois é um mercado global importante – mas deve se aplicar em outras regiões do planeta. Se o formato de álbuns está chegando ao seu fim, talvez seja cedo para confirmar. Contudo, a mudança dos hábitos no consumo de música com o advento dos formatos digitais no inicio do século XXI não podem ser ignorados.

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Ouvir um álbum é eficaz para combater o stress, revela pesquisa britânica

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Ouvir um álbum é eficaz para combater o stress, revela pesquisa britânica
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Ouvir um álbum inteiro, do início ao fim, é melhor para combater o stress do que assistir TV ou tirar uma “soneca”, diz uma pesquisa realizada pela Entertainment Retailers Association, uma organização comercial do Reino Unido formada especificamente para atuar como um fórum para os setores físico e digital de varejo e atacado das indústrias de música, vídeo e games. As informações são do jornal The Sun.

Ouvir um álbum é eficaz para combater o stress, revela pesquisa britânica

A pesquisa revelou que 83% das pessoas entrevistadas, escutam discos de vinil para ajudar a relaxar. Três quartos disseram que tocar LP´s melhora o humor.

“Os fãs de música britânicos estão se automedicando efetivamente com seus álbuns favoritos”, disse Kim Bayley do Entertainment Retailers Association. “A leitura e a audição de álbuns parecem ter benefícios semelhantes e, dadas as preocupações com obesidade, ambas provavelmente são melhores para nós do que comer confortavelmente”, disse.

Para Geoff Taylor da British Phonographic Industry (BPI), os benefícios em ouvir música podem ser ainda maiores quando o assunto é stress: “A música é uma maneira maravilhosa de relaxar, mas seus benefícios podem ser muito mais profundos quando o ouvinte realmente tira um tempo para desacelerar e mergulhar no álbum inteiro, como o compositor pretendia”, disse.

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