Connect with us
Spotify lança documentário sobre o gênero pernambucano "Brega-Funk" Spotify lança documentário sobre o gênero pernambucano "Brega-Funk"

MPB & SAMBA

Spotify lança documentário sobre o gênero pernambucano “Brega-Funk”

Plataforma digital registra aumento de 145% no interesse por playlist dedicada ao gênero musical

Divulgação

Published

on

O Spotify está lançando o documentário MPB Brega-Funk, o segundo do projeto Música Pelo Brasil (MPB), contando a história do gênero musical pernambucano e suas origens recifenses.

MPB Brega-Funk, com direção de Felipe Larozza e apresentação do jornalista GG Albuquerque, explora a evolução desse verdadeiro ritmo contagiante e da cena no Brasil. As gravações aconteceram em Recife, onde o brega-funk nasceu, e passa também por São Paulo, com entrevistas exclusivas com alguns dos maiores nomes dessa cena, como o próprio Dadá Boladão, com 3 milhões de ouvintes mensais na plataforma, Shevchenko & Elloco, MC Loma e as Gêmeas Lacração, MC Troia, A Tropa, MC Lia e Magnatas do Passinho SA, entre outros.

Spotify lança documentário sobre o gênero pernambucano "Brega-Funk"

“A história do brega-funk é a história da cultura de sobrevivência dos Mcs do Recife. O movimento reuniu elementos de diferentes cenas musicais da periferia do Brasil em uma batida eletrônica original e inovadora. Um som que mudou a identidade e o imaginário cultural de Pernambuco e Nordeste”, diz GG Albuquerque, pesquisador de músicas periféricas e curador do documentário produzido pelo Spotify.

O material aborda o brega-funk num contexto geográfico, musical e social, mostrando como o gênero ajudou a moldar o cenário cultural de Recife: “Brega-funk é um lifestyle, tem tirado muita gente da criminalidade, principalmente a galera que dança passinho. Quando surgiu o passinho Shevchenko tudo mudou. A galera que dança passinho saiu do tráfico, da bandidagem, saiu do vácuo mesmo”, destaca MC Draak, da galera do É A Tropa.

Neste contexto, o documentário traz também dados de consumo proprietários do estilo no Spotify, que ajudam a entender sua popularização com base em números reais de streams: “Eu to achando muito massa e agradecendo muito a Deus por estarmos chegando em locais que diziam que a gente não ia chegar e a gente vem hoje rompendo as barreiras”, completa MC Troia, que tem total apoio de outra entrevistada do documentário, a MC Lia: “A válvula de escape das comunidades do Recife hoje em dia é o brega-funk. O brega-funk vai dominar o mundo. Se o mundo não terminar em guerra ele termina em brega-funk, disso eu sei.”, conclui a cantora.

“Quando esse tipo de fenômeno cultural, essa junção de ritmos acontece localmente – neste caso o brega-funk – ele se reflete na música que ouvimos no Spotify. Por isso, por meio da cultura local e musical, o Spotify consegue conectar artistas e fãs de uma maneira que antes não era possível, construindo uma comunidade de descoberta e inspiração mútuas, expandindo esse fenômeno para todo país”, diz Roberta Pate, diretora de relacionamento com artistas e gravadoras do Spotify na América Latina.

O Spotify ainda informa que a playlist Brega-Funk cresceu 145% só em 2019 no Brasil, impulsionada pelos sucessos Surtada de Dadá Boladão, Tati Zaqui e OIK, Envolvimento de MC Loma e As Gêmeas da Lacração e Contagiante de Felipe Original.

Confira o documentário:

MPB & SAMBA

Arlindinho Cruz lança seu primeiro álbum solo de estúdio “Nome e Sobrenome”

Published

on

Arlindinho Cruz lança seu primeiro álbum solo de estúdio "Nome e Sobrenome"
Divulgação

Arlindinho Cruz já é um cantor maduro no seu primeiro disco solo de estúdio. Talvez as fortes emoções vividas no caminho de realização do álbum e seu comprometimento com o samba sejam as principais causas para isso.

Intitulado, Arlindinho Cruz – Nome e Sobrenome o novo álbum foi lançado na última sexta-feira (29) em todas as plataformas digitais pela Sony Music Entertainment, com produção de Prateado e quatorze faixas.

Arlindinho Cruz lança seu primeiro álbum solo de estúdio "Nome e Sobrenome"

Nelas, Arlindinho canta seus desejos, a redescoberta de uma grande paixão, a gratidão, o sentimento paternal e o amor de filho. Ele canta a família com a responsabilidade de um pai e de um artista que carrega o mesmo nome de um dos maiores representantes da música genuinamente brasileira.

Inclusive, o disco traz Seja Feliz, uma música inédita de Arlindo Cruz, em parceria com Dema e Babi, mãe de Arlindinho.

“Quando o vento da incerteza levou nosso amor, nadando contra a correnteza nossa paixão se afogou. E no vale da saudade seu nome sumiu, e nos bares da cidade a gente nunca mais se viu”, diz o primeiro parágrafo da letra.

Mas, o álbum vai além: mostra a boa escolha do repertório como também o talento de Arlindinho também como compositor em Projeto e Filho Meu, feita para seu filho Antônio nascido em agosto deste ano.

“Arlindinho Neto indiscutivelmente herdou o carisma e o talento do seu pai, basta atentarmos para sua prodigiosa carreira, com uma assinatura musical pautada em refinados sambas, partido alto com melodias que transcende o óbvio, ou seja, fugindo da mesmice atrelada aos que não tem a mesma inspiração”, afirma o arranjador Mauro Diniz no texto de apresentação do novo trabalho.

“Podemos confirmar tudo isso, ao conferimos esse último álbum lançado, onde Arlindinho caminha com autoridade, intrepidez e ao mesmo tempo uma leveza de romantismo invejável. Estamos diante de um artista que vem se agigantando a cada dia, sem se preocupar em provar nada a ninguém, pois quem é bom já nasce feito”, define Diniz.

Ouça:

Continue Reading

MPB & SAMBA

Ferrugem é o artista de samba e pagode mais escutado no Deezer

Published

on

Ferrugem é o artista de samba e pagode mais escutado no Deezer
Divulgação | Warner Music Brasil

O cantor Ferrugem continua a quebrar recordes em sua carreira. Desta vez, o artista figura como o cantor de samba e pagode mais escutado em 2019 na Deezer, é o que aponta as listas divulgadas pela plataforma de streaming na última quinta-feira (28).

Ferrugem é o artista de samba e pagode mais escutado no Deezer

Na lista dos álbuns mais escutados, Ferrugem figura em quinto lugar com Prazer, eu sou Ferrugem. Já na lista entre os cantores mais escutados no Brasil, Ferrugem ficou na nona posição. Em ambas as situações, o cantor é o artista mais escutado dentro de seu estilo musical.

Atualmente, o cantor (que possui mais de 1 bilhão de visualizações de seus vídeos no Youtube) divulga seu recente trabalho, o DVD Chão de Estrelas, cujo nome é uma homenagem aos fãs. Trabalho que já resultou até em uma placa comemorativa entregue por sua gravadora, Warner Music, pela marca de 170 milhões de reproduções de streaming de áudio e vídeos reproduzidos.

Continue Reading

MPB & SAMBA

Grupo Doce Encontro lança “Se Beber Não Digita” com Mumuzinho

Faixa é o sétimo single do DVD “Não Se Mete”

Published

on

Grupo Doce Encontro lança “Se Beber Não Digita” com Mumuzinho
Divulgação | ONErpm Brasil

Está disponível nas plataformas digitais pela ONErpm, o single Se Beber Não Digita, a nova parceria do grupo Doce Encontro com Mumuzinho, um mestre da música e um artista completo. O novo single faz parte do DVD Não Se Mete, que gravado ao vivo e será lançado durante os próximos meses.

Grupo Doce Encontro lança “Se Beber Não Digita” com Mumuzinho

O Doce Encontro completa 16 anos e emplacaram sucessos como: Segue Sua Vida, Sem Razão, Volta Pra Casa, Tô de Saco Cheio, Um Sinal, Ascendente e Alucinado, que é considerado um hino pelos fãs, além de diversos outros hits que fazem parte do repertório de outros grandes artistas do gênero.

Em maio deste ano o grupo reuniu oito grandes nomes do samba e do pagode para participarem da gravação ao vivo do DVD Não Se Mete: Sorriso Maroto, Turma do Pagode, Mumuzinho, Salgadinho, Grupo Clareou, Cleverson Luiz, Thiago Soares e Pagode da Segunda Sem Lei.

Ouça:

Continue Reading

As Mais Lidas