Connect with us
Spotify lança documentário sobre o gênero pernambucano "Brega-Funk" Spotify lança documentário sobre o gênero pernambucano "Brega-Funk"

MPB & SAMBA

Spotify lança documentário sobre o gênero pernambucano “Brega-Funk”

Plataforma digital registra aumento de 145% no interesse por playlist dedicada ao gênero musical

Divulgação

Published

on

O Spotify está lançando o documentário MPB Brega-Funk, o segundo do projeto Música Pelo Brasil (MPB), contando a história do gênero musical pernambucano e suas origens recifenses.

MPB Brega-Funk, com direção de Felipe Larozza e apresentação do jornalista GG Albuquerque, explora a evolução desse verdadeiro ritmo contagiante e da cena no Brasil. As gravações aconteceram em Recife, onde o brega-funk nasceu, e passa também por São Paulo, com entrevistas exclusivas com alguns dos maiores nomes dessa cena, como o próprio Dadá Boladão, com 3 milhões de ouvintes mensais na plataforma, Shevchenko & Elloco, MC Loma e as Gêmeas Lacração, MC Troia, A Tropa, MC Lia e Magnatas do Passinho SA, entre outros.

Spotify lança documentário sobre o gênero pernambucano "Brega-Funk"

“A história do brega-funk é a história da cultura de sobrevivência dos Mcs do Recife. O movimento reuniu elementos de diferentes cenas musicais da periferia do Brasil em uma batida eletrônica original e inovadora. Um som que mudou a identidade e o imaginário cultural de Pernambuco e Nordeste”, diz GG Albuquerque, pesquisador de músicas periféricas e curador do documentário produzido pelo Spotify.

O material aborda o brega-funk num contexto geográfico, musical e social, mostrando como o gênero ajudou a moldar o cenário cultural de Recife: “Brega-funk é um lifestyle, tem tirado muita gente da criminalidade, principalmente a galera que dança passinho. Quando surgiu o passinho Shevchenko tudo mudou. A galera que dança passinho saiu do tráfico, da bandidagem, saiu do vácuo mesmo”, destaca MC Draak, da galera do É A Tropa.

Neste contexto, o documentário traz também dados de consumo proprietários do estilo no Spotify, que ajudam a entender sua popularização com base em números reais de streams: “Eu to achando muito massa e agradecendo muito a Deus por estarmos chegando em locais que diziam que a gente não ia chegar e a gente vem hoje rompendo as barreiras”, completa MC Troia, que tem total apoio de outra entrevistada do documentário, a MC Lia: “A válvula de escape das comunidades do Recife hoje em dia é o brega-funk. O brega-funk vai dominar o mundo. Se o mundo não terminar em guerra ele termina em brega-funk, disso eu sei.”, conclui a cantora.

“Quando esse tipo de fenômeno cultural, essa junção de ritmos acontece localmente – neste caso o brega-funk – ele se reflete na música que ouvimos no Spotify. Por isso, por meio da cultura local e musical, o Spotify consegue conectar artistas e fãs de uma maneira que antes não era possível, construindo uma comunidade de descoberta e inspiração mútuas, expandindo esse fenômeno para todo país”, diz Roberta Pate, diretora de relacionamento com artistas e gravadoras do Spotify na América Latina.

O Spotify ainda informa que a playlist Brega-Funk cresceu 145% só em 2019 no Brasil, impulsionada pelos sucessos Surtada de Dadá Boladão, Tati Zaqui e OIK, Envolvimento de MC Loma e As Gêmeas da Lacração e Contagiante de Felipe Original.

Confira o documentário:

MPB & SAMBA

Léo Santana e MC Du Black preparam single e clipe de “Proibida para Adolescente” nesta semana

Published

on

Léo Santana e MC Du Black preparam single e clipe de "Proibida para Adolescente" nesta semana
Divulgação | Instagram

O cantores Léo Santana e MC Du Black lançarão na próxima sexta-feira (17) o single e clipe Proibida para Adolescente, que chegará às plataformas digitais pela Universal Music.

Léo Santana e MC Du Black preparam single e clipe de "Proibida para Adolescente" nesta semana

Fotos: Divulgação | Instagram

Esta é a primeira parceria entre os cantores. Ambos ainda participarão de uma coletiva virtual para falar do novo trabalho.

“‘Proibida para adolescentes’ surgiu na hora certa, diante do momento que estamos passando. É uma música dançante, com letra fácil e melodia agradável. Todo mundo vai curtir! A dobradinha com o MC Du Black deu muito certo. Ele é um cara mega talentoso”, comemorou Léo Santana.

Continue Reading

MPB & SAMBA

Karina Buhr apresenta seu quarto disco “Desmanche” na TV aberta 

Published

on

Karina Buhr apresenta seu quarto disco "Desmanche" na TV aberta 
Divulgação | Instagram

A cantora, atriz, compositora e percussionista Karina Buhr apresenta seu quarto disco Desmanche no programa Cultura Live, que será apresentado no próximo sábado (18) às 18h na TV Cultura de São Paulo.

Karina Buhr apresenta seu quarto disco "Desmanche" na TV aberta 

Foto: Divulgação | Instagram

Karina Buhr apresentará algumas músicas como Sangue Frio, A Casa Caiu e Temperos Destruidores, além de também falar tudo sobre o surgimento do disco.

Para completar a edição, uma raridade do arquivo da TV Cultura do programa Fanzine, de 1993.

Continue Reading

MPB & SAMBA

Marina Lima é entrevistada por Paula Lima em live da UBC 

Published

on

Marina Lima é entrevistada por Paula Lima em live da UBC 
Divulgação | UBC

A UBC (União Brasileira dos Compositores) promove todas as quintas-feiras, lives no Instagram onde a cantora Paula Lima entrevista outros grandes nomes da música brasileira. Nesta semana, no dia 16, é a vez da cantora e compositora Marina Lima.

Marina Lima é entrevistada por Paula Lima em live da UBC 

Foto: Divulgação | UBC

Marina Lima é uma das grandes expoentes da MPB com vários clássicos em sua bem sucedida carreira artística como Fullgás, Acontecimentos, Charme do Mundo, Veneno (Veleno), Virgem, Uma Noite e 1/2, Pra Começar, entre outros.

As lives acontecem como um incentivo e lembrete ao fundo Juntos pela Música, que tem apoio do Spotify, e ajuda músicos em situação de vulnerabilidade por conta do cancelamento de shows/eventos, filiados à UBC. A ideia é auxiliar artistas com 4 parcelas mensais de R$ 400. A União conta com mais de 37 mil associados, e promete auxiliar cada um dos cadastrados para tal. A cada um real doado, o Spotify doa mais um – dobrando a quantidade de apoio ao fundo.

Continue Reading

As Mais Lidas