Ouro, Platina & Diamante

Taylor Swift: “Fearless” conquista disco de diamante nos EUA

By  | 

De acordo com a Billboard, a cantora norte-americana Taylor Swift conquistou nesta segunda-feira (11) aquela que é a maior certificação comercial no principal mercado musical em todo o mundo: o disco de diamante nos EUA. A marca foi conferida pela RIAA (Recording Industry Association of America).

Este resultado significa que o segundo álbum de estúdio de Taylor Swift lançado em 11 de novembro de 2008 alcançou uma combinação de vendas físicas e fluxos digitais superiores a 10 milhões de unidades. Para se ter uma noção de como é definida esta unidade, seria igual a 10 faixas vendidas a partir de um álbum ou 1.500 fluxos de áudio e, até mesmo, a soma de views de clipes correspondentes ao álbum.

Além disso, Taylor Swift conquistou uma importante marca com Fearless: para se chegar a este espetacular resultado comercial, ela iguala a uma marca alcançada por outros grandes nomes da música internacional como Eric Clapton, Garth Brooks, Elvis Presley, Eminem, Celine Dion, Britney Spears, Billy Joel e Tupac – todos eles conquistaram esta certificação nos EUA.

Deve-se ressaltar que a RIAA, dentro de seu programa Gold & Platinum Awards sofreu algumas alterações em suas regras a partir do dia 1 de fevereiro de 2016 para atender a demanda de resultados provenientes do formato digital.

Fearless conquistou o Grammy Awards e foi o álbum mais vendido de 2009. Com ele, Taylor Swift lançou os sucessos You Belong With Me e Love Story.

A publicação ainda reporta que a cantora conquistou uma certificação de multi-platina (3x) por Reputation, o seu mais recente trabalho de estúdio lançado em novembro pela Universal Music.

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.