Connect with us

Digite aqui o que você está procurando!

MERCADO

Entenda porque as músicas de Taylor Swift voltaram ao TikTok 

Entenda porque as músicas de Taylor Swift voltaram ao TikTok 
Foto: Reprodução / Instagram / @taylorswift

Apesar de todos os artistas da Universal Music terem tido suas obras retiradas do TikTok, a pedido da própria gravadora, a popstar Taylor Swift, que pertence à gravadora, conseguiu reintegrar toda sua discografia na plataforma.

Isso aconteceu porque Swift detém os direitos de todos os seus álbuns e singles, depois de ter recuperado todo esse material após uma batalha judicial com o seu ex-produtor.

Entenda porque as músicas de Taylor Swift voltaram ao TikTok 

Foto: Reprodução / Instagram / @taylorswift

Ou seja, ela é detentora de todos os masters de suas canções e discos.

Mas para os artistas da Universal Music que não estão na mesma condição comercial de Taylor, suas obras continuam fora do TikTok.

São eles: Drake, Billie Eilish, The Weeknd, entre outros.

A Universal Music resolveu retirar a obra de seus artistas do TikTok porque considera que a plataforma realiza compensações injustas para seus artistas e pelo uso prejudicial da Inteligência Artificial.

O acordo de licenciamento da UMG com o TikTok expirou em 31 de janeiro de 2024 e as negociações para a renovação desse contrato acabou por fracassar por não haver concordância entre as duas partes em uma nova proposta comercial.

“Com relação à questão da remuneração de artistas e compositores, a TikTok propôs pagar aos nossos artistas e compositores uma taxa que é uma fração da taxa que as principais plataformas sociais em situação semelhante pagam”, comunicou a Universal Music Group em seu site oficial. “Hoje, como uma indicação de quão pouco o TikTok compensa artistas e compositores, apesar da sua enorme e crescente base de utilizadores, do rápido aumento das receitas publicitárias e da crescente dependência de conteúdos baseados em música, o TikTok representa apenas cerca de um por cento da nossa receita total. Em última análise, o TikTok está tentando construir um negócio baseado na música, sem pagar um valor justo pela música”.

“Na IA, o TikTok está permitindo que a plataforma seja inundada com gravações geradas por IA – bem como desenvolvendo ferramentas para permitir, promover e encorajar a IA. criação de música na própria plataforma – e depois exigir um direito contratual que permitiria a este conteúdo diluir enormemente o conjunto de royalties para artistas humanos, num movimento que nada mais é do que patrocinar a substituição de artistas pela IA”, continuaram.

A Universal Music também reclamou de uma “intimidação” do TikTok para que um novo acordo fosse selado: “À medida que nossas negociações continuavam, a TikTok tentou nos intimidar para que aceitássemos um acordo de valor inferior ao anterior, muito inferior ao valor justo de mercado e que não refletia seu crescimento exponencial. “Como isso tentou nos intimidar? Removendo seletivamente a música de alguns dos nossos artistas em desenvolvimento, mantendo na plataforma as nossas estrelas globais que impulsionam o público”.

Advertisement. Scroll to continue reading.

E encerraram: “As táticas do TikTok são óbvias: usar o poder de sua plataforma para prejudicar artistas vulneráveis e tentar nos intimidar para que aceitemos um mau acordo que subvaloriza a música e engana artistas e compositores, bem como seus fãs”.

“Nunca faremos isso.”

Leia também

MARCELO DE ASSIS

Thriller não é o álbum mais vendido de todos os tempos – e, sejamos francos, insuperável – por ter sido um disco pop bem...

MARCELO DE ASSIS

O astro Jon Bon Jovi já considera se aposentar das turnês caso ele não consiga recuperar totalmente sua voz após uma nova cirurgia na...

ROCK

Cantora anunciou single após show com ingressos esgotados no SESC Belenzinho, em São Paulo.  Ouça “MARÉ” aqui! A cantora e compositora DAY LIMNS pegou...

BBB 24

Na noite da última segunda-feira (15), na véspera da grande final do BBB 24, Davi chorou e desabafou com Isabelle. “É difícil você se...

Advertisement