Connect with us
Theatro Municipal de São Paulo abre exposição "O Lírico em Cena" Theatro Municipal de São Paulo abre exposição "O Lírico em Cena"

CLASSICA

Theatro Municipal de São Paulo abre exposição “O Lírico em Cena”

Mostra celebra os 80 anos do Coro Lírico e a experiência do convívio e do coletivo do grupo artístico octogenário ligado ao Municipal

Divulgação

Published

on

O Coro Lírico Municipal de São Paulo encerra o ano de comemorações de seus 80 anos com uma exposição que retrata o fazer musical coletivo sem deixar de lado a individualidade de seus cantores e regentes. Por trás de cada história dos 435 coralistas que passaram pelo corpo artístico, há um ponto em comum: o amor pela música. Essa riqueza de narrativas somada ao acervo do grupo reúne elementos que podem servir de base do enredo de uma ópera.

Theatro Municipal de São Paulo abre exposição "O Lírico em Cena"

É isso que a exposição cenográfica O Lírico em Cena vai revelar ao público a partir do dia 17 de dezembro.

A entrada é gratuita e a mostra fica aberta para visitação até 21 de fevereiro de 2020, com uma pausa entre a virada de ano.

Sob a curadoria de Carla Nieto Vidal e Joana Tuttoilmondo e expografia e montagem de Fernando Uehara e Marco Antonio Alves, a exposição está dividida em nove instalações que colocam o Coro Lírico em cena nos espaços do Municipal, como o Saguão e o Salão Nobre. O visitante poderá rever ou ter o primeiro contato com os sapatos e os adereços, as máscaras e as perucas utilizadas pelos cantores e os objetos de cena que compuseram as principais montagens de ópera, das tradicionais às contemporâneas.

Os figurinos também ganham destaque. As roupas que vestem as vozes e dão forma a personagens tão diversos, mostram ao público o delicado trabalho de composição dos figurinistas. Uma mistura de tecidos, cores e texturas que toma conta do palco com toda a energia dos cantores, seus nomes, suas medidas e suas emoções. Elementos de cenografia também preservados e armazenados no Centro de Documentação e Memória (arquivo) e na Central Técnica de Produções.

Estantes com as partituras dos títulos mais emblemáticos encenados pelo grupo artístico como Nabucco e Macbeth, ambas de Verdi, Carmen, de Bizet e La Bohème, de Puccini, só para citar algumas, também serão expostas.

Um vídeo produzido pelo diretor teatral Nelson Baskerville e pelo video-artista Raimo Benedetti, que em agosto assinou a concepção e direção artística do espetáculo Ensaio sobre o Lírico, também será projetado.

O Lírico em Cena – 80 anos do Coro Lírico Municipal
Abertura: 17 de dezembro, a partir das 11h
Visitação: 17 a 22 de dezembro de 2019; e de 15 de janeiro a 21 de fevereiro de 2020
Classificação indicativa: livre
De terça a domingo, das 11h às 18h.
Saguão e Salão Nobre
Grátis

Theatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo, s/nº, Sé – próximo à estação do metrô Anhangabaú
Bilheteria: (11) 3053 2090
Horário de Atendimento: Segunda a sexta, 10h às 19h; Sábado e domingo, 10h às 17h
Acessibilidade para pessoas com deficiência

CLASSICA

Apple Music lança novo projeto Baroque Radio Station

Published

on

Apple Music lança novo projeto Baroque Radio Station
Apple Music

A plataforma Apple Music anuncia nesta sexta-feira (3) o lançamento da Baroque Radio Station, uma estação voltada à música clássica. O serviço foi pioneiro nessa modalidade e já possui, até o momento, sete canais especializados no gênero: quatro gêneros específicos (clássico, piano, ópera e coral) e três estações específicas para compositores: Bach, Beethoven e Mozart.

Apple Music lança novo projeto Baroque Radio Station

Foto: Divulgação | Apple Music

Agora, a Baroque Radio Station, a oitava estação da Apple Music, conta com o contratenor Phillippe Jaroussky, artista exclusivo da Warner Classics como embaixador do projeto.

“Estou muito feliz em me tornar embaixador da ‘Estação de Rádio Barroca’ da Apple Music, e com ela, propor aos ouvintes gravações e compositores desse período, que é tão importante na história da música”, comemorou Jaroussky. “Quando pensamos na música barroca, pensamos primeiro em Monteverdi, Bach, Vivaldi, Handel, Rameau, mas, você descobrirá muitas outras aqui como Cavalli, Porpora, Vinci, Steffani, Telemann, etc., cantadas e tocadas por muitos músicos fantásticos!”, afirma.

Apple Music lança novo projeto Baroque Radio Station

O músico Phillipe Jaroussky | Foto: Divulgação | Site Oficial

Phillipe Jaroussky é especialista no repertório barroco, o que pavimentou o caminho para um convite da Apple Music. A Warner Classics conta com um robusto catálogo de repertório barroco que será adicionado constantemente ao repertório da rádio.

As sete estações de rádio de música clássica já disponibilizadas na Apple Music compõem, aproximadamente 10% do total de streams do repertório clássico na plataforma, isso é mais do que contribuem as 100 principais playlists clássicas juntas.

Continue Reading

CLASSICA

Theatro Municipal de São Paulo exibe o concerto “A Danação de Fausto” no YouTube

Espetáculo com Orquestra, solistas e Coro, apresentado em 2017, agora estará disponível no canal de vídeos
oficial da instituição, que completa 175 anos em 2020

Published

on

Theatro Municipal de São Paulo exibe o concerto "A Danação de Fausto" no YouTube
Divulgação | Theatro Municipal de São Paulo

O Theatro Municipal de São Paulo dá continuidade à série Reserva Municipal, que resgata gravações de apresentações artísticas guardadas em seu acervo para disponibilizar no ambiente digital, o oratório A Danação de Fausto, Op. 24, uma obra-prima do compositor francês Hector Berlioz. A transmissão acontece nesta sexta-feira (3) às 20h no YouTube.

Theatro Municipal de São Paulo exibe o concerto "A Danação de Fausto" no YouTube

Foto: Divulgação | Theatro Municipal de São Paulo

Apresentado em julho de 2017, no palco do Theatro Municipal e registrado pela TV Cultura, emissora parceira da instituição, o concerto com a Orquestra Sinfônica Municipal, sob regência de Roberto Minczuk, contou com as participações do Coro Lírico Municipal, preparado pelo seu maestro titular Mário Zaccaro e o Coro Infantil da Escola Municipal de Música de São Paulo, que esteve sob a batuta da maestrina Regina Kinjo. Destaque também para os quatro solistas: a mezzo-soprano Ana Lucia Benedetti, o tenor Paulo Mandarino, o baixo Saulo Javan e o barítono Leonardo Neiva.

Trata-se de uma obra vocal sinfônica que exige uma grande orquestra, quatro solistas e um coro numeroso, incluindo um coral infantil. São raras as suas apresentações. O compositor nunca foi adepto da ideia de encenação, e sim que ela fosse apresentada em forma de oratório.

O canal do Theatro Municipal de São Paulo está no endereço https://www.youtube.com/user/theatromunicipalsp/.

Continue Reading

CLASSICA

Dalai Lama lança nova faixa “One of My Favorite Prayers”

Published

on

Dalai Lama lança nova faixa "One of My Favorite Prayers"
Música é parte integrante de seu novo álbum "Inner World"

Sua Santidade o Dalai Lama lançou a faixa One of My Favorite Prayers, que será parte integrante do seu novo álbum Inner World no dia 6 de julho em homenagem ao seu 85º aniversário.

Dalai Lama lança nova faixa "One of My Favorite Prayers"

Foto: Reprodução | YouTube

One of My Favorite Prayers inclui um verso de Shantideva, um estudioso indiano do século VIII que Dalai Lama cita “algumas cem vezes” por dia: “Enquanto o espaço durar e enquanto os seres vivos permanecerem, até então, eu também posso respeitar para dissipar a miséria do mundo”.

Inner World é uma coletânea de mantras e ensinamentos do líder espiritual tibetano que são tocados com música.

A canção é a sequência de Compassion, que apresenta Dalai Lama cantando o mantra sânscrito Om mani padme hum.

O álbum foi produzido por Junelle Kunin, ex-aluna do líder tibetano na Nova Zelândia.

Ouça:

Continue Reading

As Mais Lidas