Theatro Municipal de São Paulo homenageia Naomi Munakata | The Music Journal Brazil | MTV
Connect with us
Theatro Municipal de São Paulo homenageia Naomi Munakata Theatro Municipal de São Paulo homenageia Naomi Munakata

CLASSICA

Theatro Municipal de São Paulo homenageia Naomi Munakata

Complexo cultural exibe documentário em homenagem à maestrina do Coral Paulistano

Stig

Published

on

O Theatro Municipal de São Paulo presta uma homenagem à maestrina Naomi Munakata (1955-2020) em um documentário que vai ao ar nesta sexta-feira (26), ás 17h30 no canal oficial do Theatro no YouTube.

Theatro Municipal de São Paulo homenageia Naomi Munakata

Foto: Stig

Naomi Munakata ocupou o cargo de regente titular do Coral Paulistano – corpo artístico criado na década de 1930 por iniciativa do escritor Mário de Andrade – até março de 2020, quando faleceu em decorrência das complicações do novo coronavírus.

O audiovisual de 20 minutos traz trechos inéditos de ensaios e concertos – incluindo do último em que Naomi esteve à frente do Coral Paulistano regendo o programa com a Sinfonia n. 3, de Mahler (1860-1911), no dia 7 de março de 2020, no palco do Theatro Municipal de São Paulo – e depoimentos de cantores, regentes e demais profissionais que trabalharam com a maestrina.

Logo na abertura, tem imagens de um ensaio do Coral Paulistano em que Naomi aparece orientando o coro durante preparação da peça Motet Komm, Jesu, komm BWV 229, de Bach (1685-1750).

Os depoimentos lembram histórias, curiosidades e fatos marcantes da trajetória da regente. A sua generosidade, o amor e o cuidado com a beleza dos detalhes artísticos em cena, tanto na música quanto na vida, e muitos agradecimentos pela sua contribuição ao canto coral. Destaque para as participações de Maíra Ferreira, atual regente titular interina do Coral Paulistano que trabalhou com Naomi Munakata por quatro anos como assistente e que, muito emocionada, lembra o importante papel de educadora da maestrina, além de sua atuação nos palcos, e dos regentes Mário Zaccaro, do Coro Lírico Municipal, e Roberto Minczuk da Orquestra Sinfônica Municipal, que em depoimento lembra quando conheceu a maestrina, ainda na Escola Municipal de Música, quando ele tinha apenas nove anos de idade.

A Escola Municipal de Música foi onde Naomi estudou, lecionou e tornou-se diretora. Com trechos de outro documentário, o de 50 anos da instituição, celebrado em 2019, Naomi Munakata relembra situações dos tempos da escola em conversa com o maestro Roberto Minczuk.

https://www.youtube.com/user/theatromunicipalsp/videos

 

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.

As Mais Lidas