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A plataforma global de streaming de música e entretenimento, TIDAL, anuncia uma série de eventos ao redor do mundo para que seus usuários conheçam Originals, o novo álbum do Prince. Extraído diretamente do arquivo histórico do cantor, o álbum de 15 faixas traz 14 composições inéditas na voz do Prince, que destacam seu impacto na música moderna e na formação da carreira de muitos artistas.

As faixas foram selecionadas por Jay-Z e Troy Carter, em nome da Prince Estate. A partir de hoje, os fãs poderão pré-salvar o álbum para que ele seja adicionado à seção Minha coleção no aplicativo e pelo player na Web no dia do lançamento. Os usuários serão notificados assim que o álbum estiver disponível.

As comemorações do lançamento de Originals acontecerão em países como Estados Unidos, Espanha, Polônia, Brasil e outros ao redor do mundo para celebrar o tão esperado álbum.

A parceria entre TIDAL e Prince começou em 2015, e desde então o cantor reconheceu o potencial da plataforma para exposição do trabalho de inúmeros artistas: “Depois de apenas uma reunião, era óbvio que Jay-Z e a equipe que ele montou no TIDAL reconhecem e aplaudem o esforço que músicos reais colocam no seu trabalho para alcançar o melhor que podem neste momento crucial na indústria da música. Em segundo lugar, o TIDAL nos honrou com um acordo não restritivo que novamente nos permite continuar a fazer arte da forma que fomos acostumados, e somos extremamente gratos pelo generoso apoio”, contou Prince, ao lançar o HITNRUN Phase One na plataforma.

Prince foi parceiro do TIDAL em uma série de lançamentos exclusivos, incluindo o HITNRUN Phase One and Phase Two, a transmissão ao vivo do concerto Prince’s Rally for Peace e a série semanal Purple Pick of the Week que apresentava novas faixas, exclusividades, raridades e mais do “cofre” com curadoria do próprio cantor.

“Prince liderou o caminho para a liberdade artística e para a noção de propriedade. Ele é uma das pessoas mais corajosas que eu consigo pensar nessa indústria. Ele confiou em nós, não apenas em mim, mas no TIDAL, para continuar essa luta”, disse JAY-Z. “Tentar ajudar a prolongar esse legado por meio da música dele é uma honra que não podíamos deixar passar como uma organização dedicada para capacitar artistas. Isso oferece aos seus verdadeiros fãs aquela “espiada por trás da cortina”.

A partir de 7 de junho, o album Originals estará disponível exclusivamente no TIDAL. No intuito de compartilhar a música de Prince com seus fãs como ele gostaria, o álbum estará disponível também em qualidade Master, por meio do plano HiFi da plataforma. Os membros poderão ouvir as gravações com qualidade de som original de estúdio, como o artista gostaria que elas soassem. Quem ainda não é usuário da plataforma poderá conhecer o conteúdo através de uma oferta especial em TIDAL.com/Prince.

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Shazam: usuários ativos da plataforma totalizam 478 milhões

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Shazam: usuários ativos da plataforma totalizam 478 milhões
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De acordo com o Digital Music News, um relatório financeiro revela que o Shazam adicionou 78 milhões de usuários em 2018. Com isso, agora são 478 milhões de usuários ativos anuais para a plataforma de identificação de músicas.

Shazam: usuários ativos da plataforma totalizam 478 milhões

Os resultados financeiros da plataforma em 2018 mostram que a empresa obteve US$ 196,3 milhões de receita com a “alienação de ativos intangíveis”. Este montante se deve à duas frentes de rentabilidade: US$ 194,9 milhões em recursos provenientes da venda de propriedade intelectual, líquidos do custo de alienação no período que finalizou em 31 de dezembro de 2018 e US$ 1,1 milhão se refere ao valor atribuído à força de trabalho do Shazam Media Services, adquirida pela Apple em novembro de 2018

A integração entre o Shazam e a Apple começa a ser celebrada na Apple Music, com a nova opção “adicionar à lista de reprodução”. As músicas identificadas também aparecem em uma nova lista de produção chamada My Shazam Tracks.

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MERCADO

O formato “álbum” está chegando ao fim?

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O formato "álbum" está chegando ao fim?
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Estamos inseridos em um momento do mercado musical onde a maioria dos artistas lançam EP´s – aqueles formatos que contam, no máximo, oito músicas e olhá lá -, bem diferente quando eles lançavam um disco completo, com um mínimo de doze músicas.

Com isso, nasce uma dúvida: os álbuns estão morrendo?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Deezer no Reino Unido, aproveitando o Dia Nacional do Álbum que passa a ser colaborado por lá, 42%, das 2 mil pessoas adultas entrevistadas na terra da Rainha Elizabeth II, preferem colocar suas músicas favoritas em listas de reprodução. E a maioria da faixa etária, abaixo de 25 anos, tem mais chances de organizar suas músicas em playlists do que ouvir um álbum inteiro.

O formato "álbum" está chegando ao fim?

Outro fato curioso é que o mesmo estudo descobriu que 15% dos apreciadores de música jovens, aqueles que tem menos de 25 anos, nunca ouviram um álbum sequer completo. Em outras palavras: nem uma vez na vida.

Esses entrevistados foram questionados por que seu comportamento em ouvir músicas mudou tanto. A maioria dos entrevistados, de acordo com a Digital Music News, alegaram que é a vida ocupada e falta de tempo para consumir um álbum inteiro. Essas respostas vão de encontro com os dados de pesquisa da Deezer que apontam que no Reino Unido, a média diária para se consumir música é de apenas 17 minutos por dia. Eu disse “apenas”, porque a média mundial é de 26 minutos.

Ainda que o momento se revele obscuro para o formato “álbum”, a pesquisa da plataforma digital mostra que nem tudo está perdido: 82% dos participantes ouviram um álbum inteiro, do início ao fim. As principais ocasiões que permitiram isso, incluem: ouvir um álbum em casa (53%), ouvir um álbum durante uma viagem de carro (32%) ou quando a pessoa faz uma caminhada (14%).

Quando você vai assistir a um show de um artista de sua preferência, você sente vontade de ouvir os álbuns dele? Muita gente sente isso. Tanto que foi observado que 74% dos entrevistados confirmaram que têm mais probabilidade de ouvir um álbum após a apresentação ao vivo de um artista. Já outros 32% admitiram que escutam a obra do artista antes de ir a um show.

Todos esses indicativos foram observados em pesquisa apenas no Reino Unido – o que não deixa de ser relevante, pois é um mercado global importante – mas deve se aplicar em outras regiões do planeta. Se o formato de álbuns está chegando ao seu fim, talvez seja cedo para confirmar. Contudo, a mudança dos hábitos no consumo de música com o advento dos formatos digitais no inicio do século XXI não podem ser ignorados.

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Ouvir um álbum é eficaz para combater o stress, revela pesquisa britânica

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Ouvir um álbum é eficaz para combater o stress, revela pesquisa britânica
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Ouvir um álbum inteiro, do início ao fim, é melhor para combater o stress do que assistir TV ou tirar uma “soneca”, diz uma pesquisa realizada pela Entertainment Retailers Association, uma organização comercial do Reino Unido formada especificamente para atuar como um fórum para os setores físico e digital de varejo e atacado das indústrias de música, vídeo e games. As informações são do jornal The Sun.

Ouvir um álbum é eficaz para combater o stress, revela pesquisa britânica

A pesquisa revelou que 83% das pessoas entrevistadas, escutam discos de vinil para ajudar a relaxar. Três quartos disseram que tocar LP´s melhora o humor.

“Os fãs de música britânicos estão se automedicando efetivamente com seus álbuns favoritos”, disse Kim Bayley do Entertainment Retailers Association. “A leitura e a audição de álbuns parecem ter benefícios semelhantes e, dadas as preocupações com obesidade, ambas provavelmente são melhores para nós do que comer confortavelmente”, disse.

Para Geoff Taylor da British Phonographic Industry (BPI), os benefícios em ouvir música podem ser ainda maiores quando o assunto é stress: “A música é uma maneira maravilhosa de relaxar, mas seus benefícios podem ser muito mais profundos quando o ouvinte realmente tira um tempo para desacelerar e mergulhar no álbum inteiro, como o compositor pretendia”, disse.

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