ROCK

U2 está sendo processado por compositor britânico

By  | 

De acordo com o Vintage Vynil News, a banda irlandesa U2 está sendo processada pelo compositor britânico Paul Rose por alegar que a canção The Fly do álbum Achtung Baby de 1991 deveria ser creditada a ele.

Rose entrou com uma ação na corte federal de Manhattan (EUA) na última segunda-feira (27) contra os integrantes Bono, The Edge, Adam Clayton, Larry Mullen Jr. e a gravadora Island Records. Para ele, a banda nunca reconheceu sua parte na concepção de The Fly ou concedeu algum crédito de compositor.

De acordo com a publicação, Paul Rose mencionou no processo que quando ele escreveu a música, batizada de Nae Slappin em 1989 e a gravou naquele ano, levou uma cópia de demonstração para que os executivos da Island Records pudessem apreciá-la  e que ela foi “tocada e repetidamente ouvida no escritório” com os membros do U2 “frequentemente nos escritórios da gravadora”.

Foi observado que as batidas de percussão e solos de guitarra em The Fly eram idênticos aos de Nae Slapping.

Mesmo depois de um quarto de século do lançamento de The Fly, Paul Rose espera receber US$ 5 milhões por este processo.

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.