in

Universal Music adquire todo o catálogo de Frank Zappa 

Novo acordo inclui os direitos de publicação do lendário artista

Universal Music adquire todo o catálogo de Frank Zappa
Foto: Reprodução | Instagram | @frankzappa

A Universal Music Group anunciou um novo acordo entre os representantes legais do saudoso Frank Zappa (1940-1993), Moon, Dweezil, Ahmet e Diva, do Zappa Trust para adquirir os direitos do catálogo do artista, bem como futuras gravações, publicação de catálogo de seus clássicos, arquivo de filmes e conteúdo completo do The Vault, que reúne toda a obra do icônico músico.

Todo esse conteúdo abrange a prolífica carreira de quatro décadas de Frank Zappa, um dos grandes nomes da história da música e virtuoso guitarrista, músico inovador e ativista proeminente.

Com esta aquisição, que também inclui o nome e a imagem de Zappa, a Universal Music Enterprises (UMe), empresa de catálogo global da Universal Music, juntamente com a Universal Music Publishing (UMPG), editora musical da empresa, irão se basear no já bem-sucedido histórico de trabalho com o Zappa Trust para que o legado do músico seja ampliado e reconhecido para as futuras gerações.

Universal Music adquire todo o catálogo de Frank Zappa
Foto: Reprodução | Instagram | @frankzappa

Sob este novo acordo, a UMPG adquire o catálogo completo de publicações de Frank Zappa, incluindo Watermelon in Easter Hay, Cosmic Debris, Peachs En Regalia, Uncle Remus, Joe’s Garage, entre centenas de canções.

“Há dez anos, Gail Zappa fez parceria com a UMe para trazer a música de Frank Zappa para a era digital e ajudar a expandir os negócios de Frank Zappa em todo o mundo, iniciando uma parceria frutífera que resultou em crescimento exponencial. Juntos, na última década, disponibilizamos o vasto catálogo de músicas de Frank para streaming e download, relançamos muitos de seus principais álbuns em vinil, criamos uma série de lançamentos de arquivo emocionantes e conjuntos de caixas expansivos, incluindo uma série que celebra os lendários shows de Halloween da FZ, e fomos indicado ao Grammy pelo álbum orquestral 200 Motels (The Suites)”, disse um comunicado do Zappa Trust.

E continuou: “A UMG provou mais do que sua paixão pela arte de Frank e, portanto, toda a família Zappa – Moon, Dweezil, Ahmet e Diva – está emocionada em passar o bastão para os novos guardiões para todas as coisas de Frank Zappa. Fãs antigos e novos terão mais do que querem – mais música de Frank Zappa nos próximos anos. Frank lançou seu primeiro álbum com a Verve Records em 1966 com o álbum de estréia do The Mothers Of Invention, Freak Out!, então este é um momento de círculo muito completo mais de cinco décadas depois e sabemos que sua música e legado estarão nas melhores mãos possíveis para as próximas gerações”.

Bruce Resnikoff, presidente e CEO da Universal Music Enterprises (UMe) celebrou o novo acordo com a família Zappa: “Foi um privilégio trabalhar com a família Zappa para lançar a música de Frank Zappa em todo o mundo, aumentar seu público e proteger seu legado na última década. Zappa foi um artista pioneiro e visionário que criou um incrível corpo de trabalho e estamos incrivelmente orgulhosos de que Gail, e agora seus filhos, nos confiaram seu importante legado. Continuaremos a desenvolver maneiras inovadoras de celebrar seu vasto e influente catálogo para fãs de longa data e para aqueles que acabaram de descobrir sua genialidade. Como um artista prolífico bem à frente de seu tempo, Frank Zappa estava constantemente criando e gravando e deixou para trás um tesouro de músicas e vídeos extraordinários ainda inéditos em seu Vault que nos ajudarão a inaugurar a próxima era de fãs de Frank Zappa.”

Os valores deste novo acordo entre a propriedade legal de Frank Zappa e a Universal Music Group não foram divulgados.

Matéria produzida por Marcelo de Assis

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Já realizou reportagens musicais na Record TV para o Domingo Espetacular e Jornal da Record. Foi vencedor do Prêmio TopBlog em 2010 e membro do Grammy Latino.

Rionegro e Solimôes se unem a Henrique e Juliano em "Saudade Atemporal"

Rionegro e Solimôes se unem a Henrique e Juliano em “Saudade Atemporal”

Mary J. Blige fará uma apresentação especial para a Apple Music em julho

Mary J. Blige fará uma apresentação especial para a Apple Music em julho