in

Universal Music anuncia o lançamento da Virgin Music

Universal Music anuncia o lançamento da Virgin Music
Foto: Virgin Music Label & Artists Services

A Universal Music Group anunciou nesta segunda-feira (30) o lançamento da Virgin Music Label & Artists Services, uma nova rede mundial que prestará serviços premium e flexíveis para artistas e selos a alguns players mais dinâmicos do mercado, incluindo gravadoras e talentos independentes mundialmente.

Universal Music anuncia o lançamento da Virgin Music
Foto: Virgin Music Label & Artists Services

Inspirada na lendária Virgin Records, a nova label contará com times executivos experientes e tecnologias de ponta em plataformas da Universal Music.

“Virgin é há muito tempo um nome sinônimo de inovação disruptiva, criatividade musical e empreendedorismo”, disse Sir Lucian Grainge, presidente e CEO da Universal Music Group. “Estamos entusiasmados em anunciar o revigoramento dessa icônica marca como um novo modelo para distribuição global e serviços — combinando os incomparáveis times executivos regionais do UMG com recursos dedicados e serviços e tecnologias de ponta para a área, para ajudar a sedimentar parcerias a longo prazo e entregar sucesso global para a próxima geração de selos e artistas independentes. No geral, esse lançamento global representa uma importante evolução da nossa estratégia líder no mercado para ser um acelerador e parceria vital para os melhores artistas e empreendedores independentes da música”.

A Virgin Records foi fundada em 1972 no Reino Unido por Sir Richard Branson. Durante quase meio século, o selo foi responsável por grandes sucessos de nomes icônicos da música internacional como David Bowie, Mike Oldfield, Sex Pistols, Aaliyah, The Rolling Stones, George Michael, Janet Jackson, Lenny Kravitz, Culture Club, Massive Attack, Peter Gabriel, Genesis e Spice Girls.

Branson felicitou o nascimento da Virgin Music Label & Artists Services e observou a longevidade da marca: “Estou orgulhoso que meio século depois que abrimos nossa primeira loja de discos em Londres, o nome Virgin Music continua representando os melhores empreendedores, inovadores e artistas do mundo da música nos dias de hoje”.

Virgin Music Label & Artists Services
Foto: Divulgação | UMG | Virgin Music Label & Artists Services

Para efeito imediato, a Virgin Music Label & Artist Services fornecerá aos artistas soluções globais, incluindo operações totalmente equipadas, já estabelecidas nos cinco maiores mercados de música do mundo (EUA, Japão, Reino Unido, Alemanha e França) e através da América Latina, a região do mundo que cresceu mais rapidamente nos últimos cinco anos. Operações adicionais serão lançadas nos próximos meses.

Organização

Nos EUA, a gravadora Caroline International passa a se chamar Virgin Label & Artist Services sob a liderança de Jacqueline Saturn que assume a presidência da nova empresa, reportando-se à Michelle Jubelirer, presidente e COO da Capitol Music Group. Os artistas que pertencem a este conglomerado são: Lil Baby e 10K Projects. Novos artistas como Trippie Redd, Internet Money, Surfaces eiann dior também farão parte do cast da Virgin Label.

No Reino Unido, a executiva Vanessa Higgins, altamente respeitada na indústria, foi nomeada Diretora Executiva da Virgin Music Label & Artist Services UK, para efeito imediato. Ela se junta ao UMG do Regent Street Records, o selo independente e editora fundado por ela em 2014, depois de passar 15 anos em turnê como musicista.

Na França, a nova divisão evoluída será estabelecida a partir da Caroline France, com operações lideradas por Thomas Lorain, que foi apontado como Diretor Executivo da Virgin Music Labels & Artist Services France para efeito imediato. Lorain supervisiona a Caroline France desde 2014, e atualmente gerencia um time de 16 membros.

Na Alemanha, junto a outros mercados da Europa Central, operações existentes da Caroline serão incorporadas e expandidas dentro da Virgin Music Label & Artist Services. A nova divisão na Alemanha será liderada por Tina Adams, que assume o cargo de Label Manager para efeito imediato. O selo terá base em Berlim e reportará a Frank Briegmann, Presidente e CEO da Universal Music Central Europe e Deutsche Grammophon. A nova divisão irá operar junto ao selo doméstico Virgin Records Germany.

A Virgin Music Latin America será liderada por Victor González, que foi nomeado para a posição de presidente da Virgin Music LATAM & Iberia para efeito imediato. Um executivo altamente respeitado de longa data, González atuou na UMG por mais de 22 anos, e mais recentemente, ocupou a posição de presidente na Universal Music Latin America Entertainment (UMLE). Ele ficará em Los Angeles (EUA) e reportará a Jesús López, presidente e CEO da América Latina e Península Ibérica.

No Brasil, a Virgin Music tem como label manager Rodrigo Leite.

No Japão, a Virgin Music Label & Artist Services Japan se lançará, para efeito imediato, e alargará as capacidades existentes da Caroline Japan, que será incorporada à nova divisão, liderada pelo experiente executivo Hirokazu Tanaka, reportando a Naoshi Fujikura, presidente e CEO da Universal Music Japan. A nova divisão opera ao lado do selo doméstico Virgin Music.

A Caroline International, premiada por seus serviços de label e operações, baseada no Reino Unido, passa a se chamar Virgin Music Label & Artist Services, para efeito imediato, sob a liderança continuada dos Diretores Executivos Michael Roe e Jim Chancellor, e dará suporte aos líderes da Virgin globalmente para assegurar que a Virgin Music Label & Artist Services continue a representar e distribuir o melhor em talentos e selos independentes ao redor do mundo.

Artistas como Van Morrison, Steven Wilson, Sophie Hunger, Peter Gabriel, Tame Impala (com exceção de Reino Unido, EUA e Austrália), Iggy Pop, Underwood e DAVE (exceto por Reino Unido e EUA) estavam na Caroline International.

Matéria produzida por Marcelo de Assis

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Já realizou reportagens musicais na Record TV para o Domingo Espetacular e Jornal da Record. Foi vencedor do Prêmio TopBlog em 2010 e membro do Grammy Latino.

Cantor e compositor João Napoli assina com a Sony Music

Cantor e compositor João Napoli assina com a Sony Music

Lary muda de visual para novo single "Trem Bala"

Lary muda de visual para novo single “Trem Bala”