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Universal Music Brasil aposta em tecnologia própria para aproximar marcas e artistas

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Dar match entre um artista e uma marca não é tarefa fácil. Na era da conectividade, é preciso encontrar o músico ou a banda que compartilha valores da empresa e, mais importante, consegue impactar seu público-alvo. Para resolver essa questão, a Universal Music Brasil desenvolveu uma tecnologia própria.




A ferramenta Music Match identifica sinergias entre artistas e marcas por meio de uma metodologia que engloba segmentação de fãs de música, arquétipos de personalidades, perfis demográficos e afinidades em redes sociais. Todo o processo é baseado em pesquisas online com amostra de consumidores brasileiros.

Durante a primeira fase, na análise dos dados, as pessoas são separadas em quatro categorias de acordo com sua adoção de tecnologia. Depois, há os segmentos de acordo com os hábitos de consumo de música: Dedicated Influencers, Music Connoisseurs, Engaged Spenders, Free Riders, Traditionalists, Background Listeners e Disengaged. Essa divisão identifica os melhores conteúdos e experiências que engajam cada perfil.

Posteriormente, essas respostas são utilizadas para enquadrar marcas e artistas em diferentes arquétipos (conceito adaptado do psicólogo Carl Jung), identificando semelhanças segundo a percepção dos consumidores. Também há informações demográficas de consumo em serviços de música digital e perfis de afinidade em redes sociais para definir as melhores estratégias de como se posicionar no mercado.

“Atualmente a tecnologia está em todas as áreas e com a música não é diferente. Desenvolvemos uma solução própria para poder entregar os melhores projetos com nossos artistas para marcas e anunciantes que desejam utilizar a música em suas campanhas”, afirma Paulo Lima, presidente da Universal Music Brasil. A ferramenta, desenvolvida pela equipe do Departamento Global de Music Insight da gravadora, é utilizada para ajudar no desenvolvimento de projetos de música e entretenimento e, principalmente, para potencializar ações com o objetivo de melhorar o resultado de campanhas realizadas entre a Universal Music & Brands com marcas e agências.

Sobre a Music & Brands

Music & Brands é uma unidade de negócio criada pela Universal Music, maior companhia de música, conteúdo e entretenimento do mundo, com o objetivo de desenvolver projetos voltados às marcas. A principal missão da área é utilizar a música e a imagem dos artistas como ferramentas de marketing para engajar o público-alvo das marcas. Com importantes cases de sucesso, o departamento trabalha com o conceito full service, que envolve desde a criação passando pela curadoria, direção artística, produção e monitoramento de métricas e resultados das ações desenvolvidas.

O Music & Brands traz ao mercado uma tecnologia inovadora e proprietária desenvolvida pelo núcleo global de pesquisas e insights da empresa. Baseado em pesquisas on-line, o Viewpoints segmenta clientes baseado em seus hábitos de consumo de música e ajuda a direcionar melhor projetos propondo um match entre o posicionamento de artistas e marcas aos olhos dos fãs.

Sobre a Universal Music

A Universal Music Group é a empresa líder mundial no mercado de música, com forte posicionamento nos negócios de gravação, edição musical e merchandising, com selos próprios ou licenciados em 60 territórios. O Grupo Universal Music (UMG) possui o mais extenso catálogo da indústria fonográfica, incluindo os mais populares artistas e suas gravações realizadas nos últimos 100 anos.

Fazem parte da Universal Music Group a Universal Music Publishing, líder em edição musical, a Bravado, empresa de merchandising de produtos originais dos artistas, e a GTS, divisão global de agenciamento artístico e produção de eventos. A Universal Music Group é uma unidade da Vivendi, companhia mundial de mídia e comunicações.

Com base em informações da Universal Music

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.