Connect with us

Dar match entre um artista e uma marca não é tarefa fácil. Na era da conectividade, é preciso encontrar o músico ou a banda que compartilha valores da empresa e, mais importante, consegue impactar seu público-alvo. Para resolver essa questão, a Universal Music Brasil desenvolveu uma tecnologia própria.




A ferramenta Music Match identifica sinergias entre artistas e marcas por meio de uma metodologia que engloba segmentação de fãs de música, arquétipos de personalidades, perfis demográficos e afinidades em redes sociais. Todo o processo é baseado em pesquisas online com amostra de consumidores brasileiros.

Durante a primeira fase, na análise dos dados, as pessoas são separadas em quatro categorias de acordo com sua adoção de tecnologia. Depois, há os segmentos de acordo com os hábitos de consumo de música: Dedicated Influencers, Music Connoisseurs, Engaged Spenders, Free Riders, Traditionalists, Background Listeners e Disengaged. Essa divisão identifica os melhores conteúdos e experiências que engajam cada perfil.

Posteriormente, essas respostas são utilizadas para enquadrar marcas e artistas em diferentes arquétipos (conceito adaptado do psicólogo Carl Jung), identificando semelhanças segundo a percepção dos consumidores. Também há informações demográficas de consumo em serviços de música digital e perfis de afinidade em redes sociais para definir as melhores estratégias de como se posicionar no mercado.

“Atualmente a tecnologia está em todas as áreas e com a música não é diferente. Desenvolvemos uma solução própria para poder entregar os melhores projetos com nossos artistas para marcas e anunciantes que desejam utilizar a música em suas campanhas”, afirma Paulo Lima, presidente da Universal Music Brasil. A ferramenta, desenvolvida pela equipe do Departamento Global de Music Insight da gravadora, é utilizada para ajudar no desenvolvimento de projetos de música e entretenimento e, principalmente, para potencializar ações com o objetivo de melhorar o resultado de campanhas realizadas entre a Universal Music & Brands com marcas e agências.

Sobre a Music & Brands

Music & Brands é uma unidade de negócio criada pela Universal Music, maior companhia de música, conteúdo e entretenimento do mundo, com o objetivo de desenvolver projetos voltados às marcas. A principal missão da área é utilizar a música e a imagem dos artistas como ferramentas de marketing para engajar o público-alvo das marcas. Com importantes cases de sucesso, o departamento trabalha com o conceito full service, que envolve desde a criação passando pela curadoria, direção artística, produção e monitoramento de métricas e resultados das ações desenvolvidas.

O Music & Brands traz ao mercado uma tecnologia inovadora e proprietária desenvolvida pelo núcleo global de pesquisas e insights da empresa. Baseado em pesquisas on-line, o Viewpoints segmenta clientes baseado em seus hábitos de consumo de música e ajuda a direcionar melhor projetos propondo um match entre o posicionamento de artistas e marcas aos olhos dos fãs.

Sobre a Universal Music

A Universal Music Group é a empresa líder mundial no mercado de música, com forte posicionamento nos negócios de gravação, edição musical e merchandising, com selos próprios ou licenciados em 60 territórios. O Grupo Universal Music (UMG) possui o mais extenso catálogo da indústria fonográfica, incluindo os mais populares artistas e suas gravações realizadas nos últimos 100 anos.

Fazem parte da Universal Music Group a Universal Music Publishing, líder em edição musical, a Bravado, empresa de merchandising de produtos originais dos artistas, e a GTS, divisão global de agenciamento artístico e produção de eventos. A Universal Music Group é uma unidade da Vivendi, companhia mundial de mídia e comunicações.

Com base em informações da Universal Music

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.

Digital

Deezer promove primeira transmissão ao vivo de um festival sob streaming de audio no Brasil

Published

on

Deezer promove primeira transmissão ao vivo de um festival sob streaming de audio no Brasil
Divulgação | Deezer

A plataforma Deezer promove a primeira transmissão ao vivo por streaming de áudio de um festival, Nave, no próximo domingo (31). Os usuários de todo o país vão estar na mesma sintonia do público que ocupará o Espaço das Américas, em São Paulo, acompanhando os shows de Anavitória, Lagum, Melim, Victor Kley, entre outros.

A Deezer escolheu o evento que reúne os jovens nomes da nova MPB “para reafirmar seu compromisso permanente com a inovação, utilizando recursos tecnológicos para contemplar seus usuários com aproximadamente cinco horas de shows ao vivo”.

“O ineditismo dessa ação mostra o quanto a Deezer é incansável em aproximar o público de seus artistas preferidos, e também em usar a tecnologia para criar experiências musicais cativantes. Após a transmissão de shows ao vivo, a de um festival via streaming de áudio é um novo caminho de surpreender usuários de todo o país ao mesmo tempo e num momento único. Além disso, este tipo de transmissão também abre mais opções para o mercado fonográfico, que vem junto conosco nesta novidade”, comenta Bruno Vieira, diretor geral da Deezer no Brasil.

A primeira edição do Festival criado pela dupla Anavitória será um encontro de jovens talentos que atravessam as fronteiras da nova música popular brasileira e do pop, como Hotelo, Outroeu e participação de Mariana Nolasco, Manu Gavassi, entre outros.

O duo do centro-oeste criado por Ana Caetano e Vitória Falcão lançou seu primeiro EP em 2015. Em 2016 gravou o primeiro álbum Anavitória e no ano seguinte venceu o Grammy Latino com a melhor canção em língua portuguesa Trevo (Tu). No ano passado lançou o segundo álbum O tempo é agora e o longa metragem Ana e Vitória, uma narrativa da trajetória de sucesso da dupla. Este ano, as duas artistas anunciaram o próprio festival, o Nave, e lançaram o documentário AnaVitória: Araguaína-Las Vegas.

A transmissão do Festival Nave acontecerá no Canal Pop a partir das 17h30 deste domingo (31) e você pode acessar clicando aqui.

Continue Reading

Digital

TIDAL está disponível para sistema iOS da Apple

Published

on

TIDAL está disponível para sistema iOS da Apple
Divulgação

O TIDAL, plataforma plataforma global de streaming de música e entretenimento – em parceria com a MQAMaster Quality Authenticated – anunciaram na última sexta-feira (22) que o áudio em qualidade master autenticada está disponível também para o sistema operacional iOS (Apple). Essa tecnologia garante a reprodução das músicas autenticadas com qualidade de áudio original de estúdio.

Com isso, além da disponibilidade da plataforma para dispositivos com Android e apps para desktop e tablets, o usuário poderá experimentar a qualidade de som de estúdio em qualquer lugar que esteja. Utilizando um processo chamado origami de música a premiada tecnologia do MQA compacta arquivos pesados em versões menores para poderem ser transmitidos em movimento. O decodificador MQA no aplicativo garante a reprodução do áudio em qualidade master e também autentica a origem da gravação.

“A partir do nosso trabalho contínuo com engenheiros e artistas, sabemos a importância da entrega de um som original criado para os admiradores de música. Por meio da nossa parceria global com a TIDAL, isso se torna uma realidade onde quer que você esteja curtindo a música”, comenta Mike Jbara, CEO do MQA.

“Dar vida à música como deseja o artista é um valor central da plataforma TIDAL e não poderíamos estar mais empolgados para finalmente trazer música de qualidade para os dois principais sistemas operacionais móveis”, diz Lior Tibon, COO da TIDAL.

Parcerias e catálogos

A MQA tem parceria com as principais gravadoras e também com selos independentes. O TIDAL Masters continua crescendo rapidamente, abrangendo novos lançamentos e expandindo seu catálogo de gravadoras.

 

Continue Reading

Ariana Grande

Ariana Grande é a cantora mais ouvida no mundo pelo Spotify

Published

on

Ariana Grande é a cantora mais ouvida no mundo pelo Spotfiy
Divulgação

A cantora Ariana Grande, que conta com mais de 56 milhões de ouvintes mensais e mais um álbum de sucesso com thank you next, encabeça a lista das artistas femininas com maior número de streams globalmente entre 1º de janeiro e 1º de março de 2019 pelo Spotify. A cantora é seguida na lista por Billie Eilish e pela estrela global Lady Gaga, que ocupa o terceiro lugar.




A estrela de 25 anos, reconhecida pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2016 e nomeada Mulher do Ano de 2018 pela Billboard, já gravou cinco álbuns de estúdio: Yours Truly (2013), My Everything (2014), Dangerous Woman (2016), Sweetener (2018) e o mais recente thank you, next (2019), com grande sucesso comercial impulsionado por hits como 7 rings, Break Up with Your Girlfriend, i´m Bored e a faixa-título.

Confira as 20 mulheres mais ouvidas no mundo pela plataforma Spotify:

1. Ariana Grande
2. Billie Eilish
3. Lady Gaga
4. Halsey
5. Dua Lipa
6. Taylor Swift
7. Rihanna
8. Cardi B
9. Selena Gomez
10. Nicki Minaj
11. Sia
12. Bebe Rexha
13. Karol G
14. Camila Cabello
15. Anne-Marie
16. Becky G
17. Beyoncé
18. Demi Lovato
19. Miley Cyrus
20. Adele

Continue Reading

As Mais Lidas