A Universal Music Group (UMG) e o Facebook anunciaram nesta quinta-feira (21) um histórico acordo global tornando o conglomerado musical como o primeiro a licenciar seus catálogo de música e vídeo e para outras experiências em redes sociais como Instagram, Oculus e o próprio Facebook.
“Juntos, o Facebook e a UMG estão criando um novo modelo dinâmico para colaboração entre empresas de música e plataformas sociais”, disse Michael Nash, vice-presidente executivo de estratégias digitais da Universal Music Group. “Esta parceria é um primeiro e importante passo de demonstração que a inovação e a compensação justa para criadores de música se reforçam mutualmente – eles prosperam juntos”, concluiu.
Ainda de acordo com o comunicado, a nova parceria facilitará o engajamento mais profundo entre artistas e fãs, capacitando os usuários para se expressarem através da música, compartilhá-las e construir comunidades em torno da cultura movida a música.
“Existe uma relação magnética entre a música e a construção da comunidade”, analisa Tamara Hrivnak, chefe de desenvolvimento de negócios de música e parcerias para o Facebook. “Estamos entusiasmados em trazer isso para a vida no Facebook, Instagram Oculus e Messenger, em parceria com a Universal Music Group. Os amantes da música, artistas e escritores estarão todos em casa, enquanto abrimos a criatividade, conexão e inovação através da música e do vídeo”, explicou.
O intuito da nova parceria é a possibilidade dos usuários da rede social fazerem uploads de vídeos que contenham música licenciada, personalizando suas experiências musicais no Facebook, Instagram e Oculus. A ideia é que se desenvolva uma série de recursos sociais juntamente com a expansão de uma vasta biblioteca musical.