MERCADO

Vendas de vinil aumentam cinco vezes entre 2013 e 2018 no Reino Unido

By  | 

O crescente interesse pelos discos de vinil nos principais mercados não cessa. Uma recente pesquisa realizada pela loja britânica on-line Norman Records aponta que as vendas deste formato cresceram cinco vezes se comparado os relatórios de 2013 e 2018. As informações são da British Phonographic Industry (BPI)




Além disso, os números da Norman Records mostram um aumento espetacular em sua receita, com um aumento significativo de 450% observados nos últimos 10 anos.

Outro formato que começa a figurar com mais proeminência é o cassette (K-7) onde as vendas subiram em dez vezes na comparação com 2013. A trilha sonora de Guardians of the Galaxy contribuiu decisivamente para este impulsionamento no mercado internacional.

A readequação do formato vinil no mercado musical do século XXI parece não ter sido uma tarefa das mais difíceis. Só nos EUA, as vendas aumentaram em 15% impulsionadas por sucesso comerciais de grandes nomes como Beatles, Michael Jackson e Fleetwood Mac. Até mesmo Guardians of the Galaxy, trilha já citada nesta matéria, assumiu o topo da lista dos 10 álbuns mais vendidos no mercado americano.

Outro fator importante para a escalada comercial do vinil em todo mundo, é a realização do Record Store Day, que conta com lançamentos exclusivos do formato e que, em 2019, terá como embaixadores do evento os membros do Pearl Jam.

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Foi vencedor do Prêmio TopBlog Brasil em 2010 na categoria "Música"e foi membro do Grammy Latino.