in

Alceu Valença homenageia Jackson do Pandeiro no clássico “Papagaio do Futuro”

Alceu Valença homenageia Jackson do Pandeiro no clássico "Papagaio do Futuro"
Foto: Leo Aversa

O cantor e compositor Alceu Valença escolheu a data de 31 de agosto, que seria aniversário de Jackson do Pandeiro (1919-1982), para lançar a faixa Papagaio do Futuro, releitura em voz e violão de um de seus grandes clássicos. Uma de suas primeiras composições, tem agora sua quarta versão lançada desde que o trio Alceu, Geraldo Azevedo e Jackson do Pandeiro a defendeu no Festival Internacional da Canção, em 1972. A música já está em todas as plataformas digitais pela Deck.

Alceu Valença homenageia Jackson do Pandeiro no clássico "Papagaio do Futuro"
Foto: Leo Aversa

Sobre Papagaio do Futuro, Alceu diz que, com seu refrão “eu fumo e tusso / fumaça de gasolina”, ele previu a crise do petróleo que eclodiu em todo o planeta anos depois.

Para Jackson, Papagaio do Futuro era a embolada do século.

Alceu Valença homenageia Jackson do Pandeiro no clássico "Papagaio do Futuro"
Foto: Deck

A música, que recebeu diferentes diferentes tratamentos ao longo do tempo (ora mais rock, ora mais regional, agora quase intimista), está também no repertório dos álbuns Molhado de Suor, Vivo e Sete Desejos.

Confira:

Matéria produzida por Marcelo de Assis

É jornalista e pesquisador musical. Cobre shows nacionais e internacionais e já entrevistou bastante gente interessante do Brasil e do mundo. Já realizou reportagens musicais na Record TV para o Domingo Espetacular e Jornal da Record. Foi vencedor do Prêmio TopBlog em 2010 e membro do Grammy Latino.

Na levada do trap, Wes lança clipe de "Amanhã não sei se vou estar"

Na levada do trap, Wes lança clipe de “Amanhã não sei se vou estar”

MAR ABERTO entra em nova fase com "Jeitos e Defeitos". Assista o making of  

MAR ABERTO inicia nova fase com “Jeitos e Defeitos”. Veja o making of