No inicio deste ano, por ordem da Nintendo, foram derrubados mais de 1.300 vídeos do YouTube que continham músicas ou trechos de músicas de games da empresa.
A desenvolvedora é famosa por sua política de tolerância zero em relação à propriedade intelectual, o que tem gerado polêmicas e revolta mesmo por parte de fãs dos jogos da companhia, que muitas vezes desejam homenagear suas criações.

Ao TMJ a youtuber Leticia Marches falou sobre o ocorrido. “Fui uma das que tiveram um dos vídeos derrubados pela Nintendo, iniciei meu canal com lives de GTA V e outros games, depois fui mudando os meus vídeos para conteúdos voltados para meu relacionamento amoroso, porém deixei um vídeo dos tempos em que jogava, ele continha em sua trilha sonora a música tema do jogo Super Mario Word, um dia acordei e quando fui ver meu canal, ele não estava mais no ar”, relata Leticia.
Muitos canais no YouTube publicam canções de trilhas sonoras de games clássicos, sendo que algumas delas são até difíceis de serem encontradas fora da internet.
Em muitos casos, esses canais nem mesmo monetizam os vídeos, ou seja, não recebem do YouTube pelas execuções, fazendo um trabalho de fã para fã – até esses sofreram perdas com a ação da Nintendo.
Bem humorada, Leticia falou sobre a retirada do vídeo de seu canal. “Um dia fui mexer no canal para ver os vídeos antigos e percebi que esse em questão tinha sido retirado (risos), fiquei chateada coma situação, mas já passou, lei é lei né? Se eles não querem, temos que obedecer”, finalizou.